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Tipo do documento: Dissertação
Título: Leitura e interpretação do gênero propaganda: uma proposta didática para o ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Reading and interpretation of the Propaganda genre: a didactic proposal for elementary education
Autor(es): Adão, Marcelli Cristina Olímpio
Orientador(a): Fonseca, Rívia Silveira
Primeiro membro da banca: Costa, Wagner Alexandre dos Santos
Segundo membro da banca: Rodrigues, Andrea
Palavras-chave: Análise do discurso;ideologia;Propaganda;Discourse analysis;Ideology
Área(s) do CNPq: Letras
Idioma: por
Data do documento: 10-Ago-2018
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: ADÃO, Marcelli Cristina Olímpio. Leitura e interpretação do gênero propaganda: uma proposta didática para o ensino fundamental. 2018. 126 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2018.
Resumo: O presente trabalho é um estudo do gênero textual Propaganda, com ênfase em anúncio publicitário. A pesquisa buscou uma análise ideológica dos textos propagandísticos tomando por base as teorias de Análise de Discurso Francesa. Para fundamentação da teoria foram abordados os pressupostos de Michel Pêcheux, por ter sido precursor dessa corrente de estudos. Para estruturar o plano de estudo, tomou-se como base os conceitos de leitura descritos por Eni Orlandi, uma vez que a autora discorre sobre o assunto apoiando seus estudos na AD Francesa. Em Mikail Bakthin foi encontrado suporte para analisar os enunciados como estruturas relativamente estáveis e capazes de adquirir significados diferentes de acordo com suas condições de produção. Foi necessário, ainda, um estudo mais aprofundado sobre a estrutura do gênero textual Propaganda, destacando seus objetivos persuasivos bem como as estratégias linguísticas utilizadas para o convencimento do público consumidor. A estrutura argumentativa e suas características foram relevantes para que a professora conduzisse os alunos à percepção das técnicas que tornavam as propagandas mais atraentes ao consumo. Para a realização da pesquisa foram cumpridas algumas etapas, dentre as quais a primeira se pautou numa análise diagnóstica que visava descobrir como os alunos se comportavam diante de um modelo de propaganda, avaliando suas impressões. Numa segunda situação, foi utilizado o livro didático para que o aluno pudesse construir o entendimento da formatação visual e linguística do gênero assim como os significados a serem depreendidos. Nessa etapa, duas técnicas foram utilizadas, nas quais buscou-se a análise de um propaganda através da semiose envolvendo história em quadrinhos em propaganda e, em seguida, análise de um texto propagandístico que compunha uma campanha publicitária para doação de sangue e órgãos. Por fim, na etapa avaliativa, os alunos analisaram os anúncios publicitários buscando desvendar suas ideologias, as mensagens subliminares advindas do enunciado, elucidando diferentes sentidos de acordo com a memória discursiva de cada participante da atividade, os quais se diferenciavam de acordo com o contexto a que o aluno se inseria.
Abstract: The present work is a study of the textual genre propaganda, with emphasis on commercial advertising. The research sought an ideological analysis of the propagandistic texts based on theories of French Discourse Analysis. For the foundation of the theory, the assumptions of Michel Pêcheux were approached, for having been precursor of this current of studies. In order to structure the study plan, it has been taken as a base the reading concepts described by Eni Orlandi, since the author discusses the subject supporting her studies in the French AD. In Mikail Bakthin, support was found to analyze statements as relatively stable and capable structures of acquiring different meanings according to their conditions of production. It was also necessary to further study the structure of the textual genre Propaganda, highlighting its persuasive objectives as well as the linguistic strategies used to convince the consuming public. The argumentative structure and its characteristics were relevant for the teacher to lead the students to the perception of the techniques that made the advertisements more attractive to consumption. In order to carry out the research, some steps were accomplished, among which the first one was based on a diagnostic analysis that aimed to discover how the students behaved in front of an advertising model, evaluating their impressions. In a second situation, the textbook was used so that the student could construct the understanding of the visual and linguistic formatting of the genre as well as the meanings to be understood. In this stage, two techniques were used, in which the analysis of an advertisement through the semiosis comic in propaganda was sought, and then analysis of a propagandistic text that composed an advertising campaign for donation of blood and organs. Finally, in the evaluative stage, the students analyzed the advertising advertisements seeking to unveil their ideologies, the subliminal messages arising from the statement, elucidating different meanings according to the discursive memory of each participant of the activity, which differed according to the context that the student was inserted in.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15406
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

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