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Tipo do documento: Dissertação
Title: Amanhecer esmeralda na formação de jovens leitores: a experiência estética e a experiência social
Other Titles: Emerald dawn in the training of young readers: the aesthetic experience and the social experience
Authors: Moreth, Bruna Dantas Pinto
Orientador(a): Pasche, Marcos Estevão Gomes
Primeiro membro da banca: Pasche, Marcos Estevão Gomes
Segundo membro da banca: Barbieri, Claudia
Terceiro membro da banca: Dias, Ana Crelia Penha
Keywords: Leitura literária;Formação do leitor;Vivências;Literary reading;Reader training;Experiences
Área(s) do CNPq: Letras
Educação
Idioma: por
Issue Date: 18-Dec-2019
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: MORETH, Bruna Dantas Pinto. Amanhecer esmeralda na formação de jovens leitores: a experiência estética e a experiência social. 2020. 115 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
Abstract: A escola é o ambiente propício para a mediação de todo conhecimento sistematizado e científico; mas que também tem a função de possibilitar o encontro desses entendimentos com as vivências previamente adquiridas pelos alunos. Assim, a sala de aula passa a ser o local em que se dê abertura à escuta dessas experiências, oportunizando entre os discentes o debate sobre os mais variados assuntos, especialmente sobre os que versarem sobre valores éticos e morais, basilares para a formação de indivíduos mais questionadores e participativos. Através da recepção estética e enunciativa das obras literárias, proporemos que nossos alunos mergulhem no mundo repleto de fantasia e metáforas, trazendo significados que os confrontem como indivíduos únicos, cheios de sentimentos e emoções. Além disso, daremos importância ao diálogo construído a partir da leitura e compreensão compartilhada, difundindo o respeito e a tolerância ao próximo. Esta dissertação se insere na linha de pesquisa Estudos de Literatura, do Programa de Mestrado Profissional em Letras (Profletras), desenvolvida com estudantes do 8° ano da rede pública da cidade de Nova Iguaçu-RJ. Nosso objetivo principal é desenvolver metodologias que cooperem para a formação do leitor, oportunizando a esses jovens o contato com diversos textos e, quiçá, despertar neles o gosto pela leitura literária; no entanto, é necessário um árduo trabalho do professor/mediador que deve experimentar diferentes práticas pedagógicas, planejá-las de maneira não hermética a fim de reajustá-las de acordo com o andamento e a resposta da turma. Não nos ocuparemos com um ensino sistemático do texto, ao contrário, exploraremos a subjetividade e vivências reais do sujeito leitor, propondo atividades que privilegiem a emoção e o prazer que emana da arte da escrita. Assim como Michèle Petit, acreditamos que a literatura pode despertar memórias e sentimentos capazes de ressignificar a vida de quem dela se apodera. Além disso, pautaremos nossa mediação em vários estudiosos, tais como, Todorov (2009) ao dizer que a literatura é pensamento e conhecimento do mundo psíquico e social em que vivemos; Bosi (2002) que diz que a ficção dos textos literários pode propiciar no leitor que se adentre em assuntos bastante contundentes para entender, questionar e modificar a sociedade que o cerca e, assim, dialoga com Candido (2012), ao afirmar que a literatura é um sistema vivo de obras, agindo umas sobre as outras e sobre os leitores, e só vive na medida em que estes a vivem, decifrando-a, aceitando-a, deformando-a. Pesquisas de outros renomados teóricos também nos deram suporte, a exemplo de Cecília Bajour, Teresa Colomer, Regina Zilberman e outros. Acreditamos na importância da escuta do mediador e sua atenção às falas dos discentes; assim, os encontros serão pautados pela leitura de variados textos literários, sem a preocupação de exaltar qualquer gênero ou suas características. A experiência inicial se dará pela leitura do livro infantil Amanhecer esmeralda (FERRÉZ, 2014), a partir da qual serão planejadas as demais mediações.
Abstract: The school is the propitious environment for the mediation of all systematized and scientific knowledge; but it also has the function of enabling the meeting of these understandings with the experiences previously acquired by the students. Thus, the classroom becomes the place where one can open to listen to these experiences, enabling students to debate the most varied subjects, especially those dealing with ethical and moral values, which are fundamental to the strength information of more questioning and participative individuals. Through the aesthetic and enunciative reception of literary works, we will propose that our students immerse themselves in the world full of fantasy and metaphors, bringing meanings that confront them as unique individuals, full of feelings and emotions. In addition, we will give importance to the dialogue built from reading and shared understanding, spreading respect and tolerance to others. This dissertation falls within the line of research Studies of Literature, of the Professional Master's Program in Letters (Profletras), developed with students from the 8th grade of the public school of Nova Iguaçu. RJ. Our main objective is to develop methodologies that cooperate for the formation of the reader, giving these young people the opportunity to contact various texts and, perhaps, arouse in them a taste for literary reading; However, it is necessary the hard work of the teacher / mediator who must experiment with different pedagogical practices, plan them in a non-hermetic way in order to readjust them according to the course and the response of the class. We will not be concerned with a systematic teaching of the text, on the contrary, we will explore the subjectivity and real experiences of the reader, proposing activities that privilege the emotion and pleasure that emanates from the art of writing. Like Michèle Petit, we believe that literature can trigger memories and feelings that can resignify the lives of those who take it. In addition, we will base our mediation on various scholars, such as Todorov (2009) by saying that literature is thought and knowledge of the psychic and social world in which we live; Bosi (2002) who says that the fiction of literary texts can enable the reader to enter into very scathing subjects to understand, question and modify the society that surrounds him and, thus, dialogue with Candido (2012), while To affirm that literature is a living system of works, acting on each other and on the readers, and only lives to the extent that they live it, deciphering it, accepting it, deforming it. Research from other leading theorists has also supported us, such as Cecilia Bajour, Teresa Colomer, Regina Zilberman, and others. We believe in the importance of listening to the mediator and his attention to the speech of the students; Thus, the meetings will be guided by the reading of various literary texts, without the concern of extolling any genre or its characteristics. The initial experience will be through the reading of the children's book Dawn Emerald (FERRÉZ, 2014), from which the other mediations will be planned.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15417
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

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