Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15424
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorCarretiero, Ana Paula Ferreira de Medeiros
dc.date.accessioned2023-12-22T03:17:09Z-
dc.date.available2023-12-22T03:17:09Z-
dc.date.issued2021-11-18
dc.identifier.citationCARRETIERO, Ana Paula Ferreira de Medeiros. O reconhecimento de informações principais e secundárias por alunos do Ensino Fundamental: análise e proposta pedagógica metacognitivista. 2021. 173 f, Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2021.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15424-
dc.description.abstractEsta pesquisa teve como objetivo geral investigar a prática leitora do educando de reconhecer informações principais e secundárias em textos nos anos finais do ensino fundamental. Foram assumidos como objetivos específicos: (1) investigar a prática dos alunos de diferenciar as informações textuais centrais das secundárias e as estratégias metacognitivas a que recorrem para isso; e (2) propor atividades que auxiliem no processo da leitura numa perspectiva metacognitivista. Para tanto, adotou-se como metodologia uma abordagem qualitativa, com base nos princípios da pesquisa-ação. A metodologia foi composta por três procedimentos principais: (1) breve resumo sobre a abordagem do descritor 9 (diferenciar as partes principais das secundárias em um texto), nas avaliações estaduais da Prova Conhecer, (2) um teste de compreensão acompanhado de questionário sobre uso de estratégias metacognitivas, e (3) as considerações a respeito do desempenho dos alunos em relação a este questionário. Percebemos, sob uma perspectiva cognitivista, a partir de uma sequência didática de sondagem, no formato on-line, que os estudantes apresentaram dificuldade em reconhecer informações principais e secundárias em trechos de um texto, que não possuem a prática de realizar ações metacognitivas para facilitar o entendimento da leitura e que não apresentaram um bom desempenho na compreensão global deste texto. Assim, sugerimos uma proposta pedagógica, baseada nesta sequência, em que o professor ensine o aluno a reconhecer tais informações, de forma consciente, estabelecendo objetivos, para que ele alcance, em suas leituras, um total entendimento textual.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectInformações principais e secundáriaspor
dc.subjectestratégias metacognitivaspor
dc.subjectcompreensão leitorapor
dc.subjectCentral and secondary textual informationeng
dc.subjectmetacognitive strategieseng
dc.subjectreading comprehensioneng
dc.titleO reconhecimento de informações principais e secundárias por alunos do Ensino Fundamental: análise e proposta pedagógica metacognitivistapor
dc.title.alternativeThe recognition of primary and secondary information by elementary school students: analysis and metacognitivist pedagogical proposal.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research had as general objective to investigate the student's reading practice of recognizing main and secondary information in texts in the final years of elementary school. Specific objectives were assumed: (1) to investigate students' practice to differ central from secondary textual information and the metacognitive strategies they use for that; and (2) to propose activities that assist in the process of reading through metacognition. Finally, a qualitative approach was adopted as a methodology, based on the principles of action research. The methodology consisted of three main procedures: (1) brief review on the approach of the descriptor 9 (differentiating the main parts from the secondary parts in a text), in the state assessments of Prova Conhecer, (2) a comprehension test accompanied by a questionnaire on the use of metacognitive strategies, and (3) the considerations regarding student performance in relation to this questionnaire. We realized, from a cognitive perspective, from a didactic survey sequence, in the online format, that students had difficulty recognizing main and secondary information in excerpts of a text, which do not have the practice of performing metacognitive actions to facilitate reading comprehension and that did not perform well in the overall comprehension of this text. Thus, we suggest a pedagogical proposal, based on this sequence, in which the teacher teaches the student to recognize such information, consciously, establishing objectives, so that he can reach, in his readings, a total textual understanding.eng
dc.contributor.advisor1Lessa, Adriana Tavares Maurício
dc.contributor.advisor1ID117.103.927-11por
dc.contributor.referee1Lessa, Adriana Tavares Maurício
dc.contributor.referee2Leite, Marcelo Andrade
dc.contributor.referee3Silva, Gerson Rodrigues da
dc.creator.ID078.566.857-86por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9735838696368461por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.relation.referencesAPPLEGATE, M. D.; QUINN, K. B.; APPLEGATE, A. Levels of thinking required by comprehension questions in informal reading inventories. The Reading Teacher, v. 56, n. 2, p.174-180, 2002. BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base nacional comum curricular. Brasília, DF, 2016. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio>. Acesso em: Set. 2019. BRASIL NO PISA 2015: análises e reflexões sobre o desempenho dos estudantes brasileiros / OCDE-Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico. — São Paulo : Fundação Santillana, 2016. BROWN, A. L. Transforming schools into communities of thinking and learning about serious matters. American Psychologist, v. 52, n. 4, p. 399-413, 1997. CARVALHO, Robson Santos de. Ensinar a ler, aprender a avaliar: avaliação diagnóstica das habilidades de leitura. São Paulo: Editora Parábola, 1ª edição, 2018. CHARAUDEAU, P. Linguagem e Discurso: modos de organização. 2 ed., 3ª reimpressão. São Paulo: Contexto, 2016. DUKE, N. K. ; PEARSON, P. D. Effective practices for developing reading comprehension. In: A. E. Farstrup; S. J. Samuels (Eds.), What research has to say about reading instruction. Newark, DL: International Reading Association, p. 205-242, 2002. ECO, Umberto. Seis passos pelos bosques da ficção. São Paulo: Companhia das Letras, 12ª edição, 2012. GARCIA, Othon M. Comunicação em Prosa Moderna: Aprendendo a Escrever, Aprendendo a Pensar. São Paulo: FGV, 14ª edição, 1988. GNERRE, Maurizzio. Linguagem escrita e poder. São Paulo: Martins Fontes, 3ª edição, 1991. GERHARDT Lopes Magela, Ana Flávia; BOTELHO, Patrícia Ferreira; AMANTES, Aline Mendes. A Metacognição, objetivos de leitura e atividades didáticas de língua portuguesa. Revista Brasileira de Linguística Aplicada, Belo Horizonte, v. 15, n. 1, p. 180-208, 2015. HOPPER, P. Aspect and foregrounding in discourse. Syntax and Semantics. V. 12, p. 213-241, 1979. JOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo; CANTALICE, Lucicleide Maria de; OLIVEIRA, Katya Luciane de. Avaliando estratégias de leitura com universitários. In: C. MACHADO, L. S. Almeida, M. GONÇALVES; V. Ramalho (Orgs.), Avaliação psicológica : formas e contextos. Braga: Psiquilíbrios Edições, p.479-486, 2004. JOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo; SANTOS, Lilian Mendes dos; MARINI, Janete Aparecida da. Uso de estratégias de leitura por alunos do Ensino Médio. Paidéia, v. 16, n. 34, p. 205-212, 2006. JOLY, Maria Cristina Rodrigues Azevedo. Escala de estratégias metacognitivas de leitura para universitários brasileiros: estudo de validade divergente. Universitas Psychologica, v. 6, n. 3, p. 507-522, 2007. KLEIMAN, A. Oficina de leitura: teoria e prática. 16. ed. Campinas: Pontes: ed. Unicamp, 2016. ______. Texto e leitor: aspectos cognitivos da leitura. 16. ed. Campinas: Pontes, 2016. MAIA, Marcus. Psicolinguística e Educação. 1. ed. Campinas, SP: Mercado de Letras, p. 260, 2018. MARIA, Salete. LER PARA ENSINAR A LER: o ensino de macrorregras de sumarização para professoras de Língua Portuguesa da educação básica. Florianópolis, 2017. Tese (doutorado). Centro de Comunicação e Expressão, Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2017. MENEGASSI, Renilson José. Compreensão e interpretação no processo de leitura: Noções básicas ao professor. Revista UNIMAR. Maringá, v. 17, n. 1, p. 85-94, ago. 1995. PORTAL INEP. Inep apresenta resultados do Saeb/Prova Brasil 2015. Disponível em: <https://blog.mettzer.com/referencia-de-sites-e-artigos-online/> Acesso em: 20 de maio de 2018. RIBEIRO. Célia. Metacognição: Um Apoio ao Processo de Aprendizagem. Psicologia: Reflexão e Crítica. RMP Ribeiro, v. 16, n. 1, p. 109-116, 2003. SENRA, Carla da Glória Corrêa. Do “Era uma vez” ao “Fim”: uma abordagem metacognitiva da progressão textual no Ensino Fundamental. Seropédica, 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras). Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019. SCHRAW, G. Promoting general metacognitive awareness. Instructional Science, 26, 113-125, 1998. SOLÉ, I. Estratégias de leitura. Porto alegre: Artes médicas, 1998. SPINILLO, Alina Galvão.(2013). A dimensão social, linguística e cognitiva da compreensão de textos: considerações teóricas e aplicadas. In M. Mota; A.G. Spinillo (Eds.), Compreensão de textos: processos e modelos. São Paulo: Casa do Psicólogo. TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e Pesquisa, Tradução de Lólio Lourenço de Oliveira. São Paulo, v. 31, n. 3, p. 443-466, set./dez. 2005.por
dc.subject.cnpqLetraspor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/70229/2021%20-%20Ana%20Paula%20Ferreira%20de%20Medeiros%20Carretiero.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5868
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2022-08-11T19:58:36Z No. of bitstreams: 1 2021 - Ana Paula Ferreira de Medeiros Carretiero.pdf: 17560342 bytes, checksum: 3d681fea7d0b44652b4f9eb6682bbce6 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2022-08-11T19:58:36Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2021 - Ana Paula Ferreira de Medeiros Carretiero.pdf: 17560342 bytes, checksum: 3d681fea7d0b44652b4f9eb6682bbce6 (MD5) Previous issue date: 2021-11-18eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2021 - Ana Paula Ferreira de Medeiros Carretiero.pdf7.03 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.