Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15425
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Corrêa, Ana Lúcia Machado Hernandez | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:17:09Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:17:09Z | - |
dc.date.issued | 2020-08-19 | |
dc.identifier.citation | CORRÊA, Ana Lúcia Machado Hernandez. Contos: Caminho para a formação leitora em alunos jovens-adultos em turmas de EJA, 2020. 109 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15425 | - |
dc.description.abstract | . Ao observar as escolas e os alunos pertencentes ao PEJA (Programa de Educação de Jovens e Adultos), nota-se a dificuldade de um processo educacional verdadeiramente inclusivo e que fuja da realidade de evasão e de exclusão do discente dessa modalidade de ensino. Diante desse quadro de dificuldades, surge a ideia desta pesquisa com o intuito de apresentar uma proposta de trabalho com literatura a partir da leitura de contos em turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) em uma escola Municipal do Rio de Janeiro como uma tentativa de apresentar mudanças nas aulas, tornando-as mais significativas, com a perspectiva dos alunos se reconhecerem como leitores e gerar a possibilidade de uma leitura mais autônoma e crítica. Para tentar alcançar estes objetivos, o papel do professor-mediador é fundamental, ao escolher os contos e mediar aulas em que a escuta da fala do estudante seja o ponto focal para a identificação do texto com suas histórias de vida e possam registrar suas experiências em um diário de leitura. Para um melhor desenvolvimento do trabalho, foram realizados também os projetos da escrita de um texto coletivo, a confecção de uma caixa de contos para leituras espontâneas e um café literário com o objetivo de confraternizar e avaliar a percepção dos alunos sobre as atividades desenvolvidas durante as aulas. A fim de trazer embasamento teórico para este trabalho, foram estudados autores como Antonio Candido, Paulo Freire, Teresa Colomer, Michele Petit, entre outros estudiosos que tratam das temáticas sobre educação de jovens e adultos, leitura, literatura e ensino. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | literatura | por |
dc.subject | formação leitora | por |
dc.subject | ensino | por |
dc.subject | EJA | por |
dc.subject | Reading | eng |
dc.subject | literature | eng |
dc.subject | reader training | eng |
dc.subject | teaching | eng |
dc.title | Contos: caminho para a formação leitora em alunos jovens-adultos em turmas de EJA | por |
dc.title.alternative | Tales: paths to a reader's formation in young adults students of EJA classes | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | When observing the schools and students belonging to PEJA (Youth and Adult Educational Program), the difficulty of a truly inclusive educational process that escapes the reality of evasion and exclusion of students from this type of teaching is noticiable. In aware of this situation difficulties, the idea of this research arises in order to present a proposal for working with literature from the reading of stories in Youth and Adult Education (EJA) classes in a Municipal school in Rio de Janeiro as an attempt to present changes in classes, making them more significant, with the perspective of students recognizing themselves as readers and generating the possibility of a more autonomous and critical reading. To try to achieve these objectives, the role of the teacher-mediator is fundamental, when choosing stories and mediating classes in which listening to the student's speech is the center point for the identification of the text with their life stories and to record their experiences in a reading diary. For a better development of the work, the projects of writing a collective text, the making of a box of stories for spontaneous readings and a literary café were also carried out in order to socialize and evaluate the students' perception of the activities developed during the classes. In order to provide a theoretical basis for this work, authors such as Antonio Candido, Paulo Freire, Teresa Colomer, Michele Petit, among other scholars dealing with the themes of youth and adult education, reading, literature and teaching were studied. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Pasche, Marcos Estevão Gomes | |
dc.contributor.advisor1ID | 097.197.867-01 | por |
dc.contributor.referee1 | Pasche, Marcos Estevão Gomes | |
dc.contributor.referee2 | Dias, Ana Crélia Penha | |
dc.contributor.referee3 | Masseran, Claudia Barbieri | |
dc.creator.ID | 014.433.557-39 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0225629570039370 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.relation.references | ANDRADE, Carlos Drummond de. A cor de cada um. Rio de Janeiro: Ed. Record, 1997 ______. Contos Plausíveis. 1ª ed. São Paulo: Companhia das Letras, 2012. ANDRADE, M. M. de. Introdução à Metodologia do Trabalho Científico. 9ª ed.: São Paulo: Atlas, 2009. BAJOUR, Cecília. Ouvir nas entrelinhas. São Paulo: Pulo do Gato, 2012 BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Tradução: Maria Ermantina Galvão G. Pereira. 3ªed. São Paulo: Martins Fontes, 2000. BAZERMAN, C. Gênero, agência e escrita. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2011. BEISEGEL, Celso de Rui. Considerações sobre a política da União para a Educação de Jovens e adultos analfabetos. Revista Brasileira de Educação. São Paulo, jan./ abr.1997. BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil. Senado Federal. Brasília, 1988. CANDIDO, Antônio. Vários escritos. 3ª ed. revista e ampliada. São Paulo: Duas Cidades, 2005. CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: Vários escritos. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2011. CECCANTINI, J. L. Irrecusável convite. In: BAJOUR, C. Ouvir nas entrelinhas: o valor da escuta nas práticas de leitura. Trad. Alexandre Morales. São Paulo: Editora Pulo do gato, 2012. COLASANTI, Marina. “Para que ninguém a quisesse”.In: Contos de amor rasgados. Rio de Janeiro: Rocco, 1986. COLOMER, Teresa. Andar entre livros. Nos caminhos da Literatura. São Paulo; Petrópolis: Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil, 2008. CURY, Carlos Roberto Jamil. Parecer CEB 11/2000. Diretrizes curriculares nacionais para educação de jovens e adultos. Brasília, 2000. Diálogos na educação de jovens e adultos/ Organizado por Leôncio Soares, Maria Amélia Gomes de Castro Giovanetti, Nilma Lino Gomes- 4ª ed.- Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011 (Estudos em EJA) DI PIERRO, Maria Clara; GRACIANO, Mariângela. A Educação de Jovens e Adultos no Brasil. Informe apresentado à Oficina Regional da UNESCO para América Latina y Caribe. São Paulo: Ação Educativa, 2003. DIAS, A.C.P. Literatura e educação literária: quando a literatura faz sentido(s). Cerrados, v. 25, n. 42. Brasília, UnB, 2016. FREIRE, Paulo,1921- A importância do ato de ler: em três artigos que se completam/Paulo Freire-São Paulo: Autores Associados: Cortez, 1989. ______. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra, 1996. (Coleção leitura). ______. Pedagogia da indignação: cartas pedagógicas e outros escritos, São Paulo: Editora UNESP, 2000 ______. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2014. Da leitura do mundo à leitura da palavra. Leitura: teoria e prática. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1982. FREIRE, Paulo, MACEDO, Donaldo. Alfabetização: Leitura do mundo, Leitura da palavra. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990. HADDAD, Sérgio. A Educação de pessoas jovens e adultas e a nova LDB. In: BRZEZINSKI, Iria. LDB interpretada: diversos olhares se entrecruzam. São Paulo: Cortez, 1997. (Coord.). Novos caminhos da Educação de Jovens e Adultos EJA. São Paulo: Global, 1997. (Org.). Educação de Jovens e adultos no Brasil (1986-1998). Brasília: MEC/INEP/COMPED, 2002. KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. São Paulo: Contexto, 2007 MACHADO, Ana Rachel. O diário de leituras. São Paulo: Martins Fontes, 1998 MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, A. P.; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Org.). Gêneros textuais e ensino. 4ª ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005. ______. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. MARQUES, Isabela Boechat O aluno do PEJA e a leitura literária / Isabela Boechat Marques. -- Rio de Janeiro, 2016. Orientadora: Ana Crélia Dias. Dissertação (mestrado) Rio de Janeiro: Universidade Federal do Rio de Janeiro, Faculdade de Letras, Programa de Pós-Graduação do PROFLETRAS, 2016. ORTHOF, Sylvia et al. Quem conta um conto? São Paulo: FTD, 2001, v. 2 p. 53-58. (Coleção Literatura em minha casa). PAIVA, Vanilda Pereira. Educação Popular e Educação de Adultos. São Paulo: Loyola, 1983. PERINI, Mário. A leitura funcional e a dupla função do texto didático In ZILBERMAN, Regina (org). Leitura em Crise na Escola. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1988. PETIT, Michèle. Os jovens e a leitura: uma nova perspectiva. Tradução: Celina Olga de Souza. São Paulo: Editora 34, 2008. QUEIRÓS, Bartolomeu Campos de. Sobre ler, escrever e outros diálogos. Belo Horizonte: Autêntica, 2012. SOARES, Leôncio José Gomes. Diretrizes Curriculares Nacionais: Educação de Jovens e Adultos. Rio de Janeiro: DP&A, 2002. SOARES, Magda. Letramento e escolarização. In: Letramento no Brasil, reflexões a partir do INAF 2001 (org.) Vera Massagão Ribeiro,2ª Ed. São Paulo: Global, 2004 SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Porto Alegre: Artes Médicas, 1998. TODOROV, Tveztan, 1939- A literatura em perigo/ Tveztan Todorov; tradução Caio Meira- Rio de Janeiro: DIFEL, 2009. TREVISAN, Dalton. Mistérios de Curitiba. 5ª ed. Rio de Janeiro: Record, 1996. ZILBERMAN, Regina. O papel da literatura na escola. Porto Alegre: UFRGS- FAPA, 2009. A EJA na BNCC. Disponível em: http://www.viveraprender.org.br/noticias/a-eja-na-base-nacional-curricular-comum-bncc / Acesso em 22 de março, 2020. BNCC. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em 15 de janeiro de 2020. CADERNO DE ARTEVIDADES LITERÁRIAS PARA EJA: uma colcha de retalhos, um álbum de retratos, um entrelaçar de histórias, uma construção de identidade. Disponível em: https://www.cp2.g12.br/blog/mpcp2/files/2018/03/NOVO_LAIS_LEMOS_SILVA_201 7_produtoeducacional.pdf. Acesso em 10 de agosto de 2019 Carta Capital. Disponível em: https://www.cartacapital.com.br/opiniao/a-invisibilidade-da-alfabetizacao-e-eja-na-agen da-do-governo-bolsonaro/ Acesso em 22 de março, 2020. EJA, Ministério Da Educação. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/32737-eja Acesso em 17 de janeiro de 2020. FORMAR O LEITOR-PROFESSOR EM SERVIÇO É POSSÍVEL? É PRECISO em: https://www.epublicacoes.uerj.br/index.php/pensaresemrevista/article/view/16549/1242 6 Acesso em 26 de fevereiro de 2020. MACHADO, Maria Margarida. A Trajetória da EJA na Década de 90- Políticas Públicas sendo substituídas por solidariedade. In: 21ª Reunião Anual da ANPED, 1998, Caxambu, São Paulo: ANPED, 1998, Disponível em http://forumeja.org.br/gt18/files/MACHADO.pdf_2_0.pdf. Acesso em 30 de março de 2019. Orientações curriculares- LP- PEJA. Disponível em: http://www.rio.rj.gov.br/dlstatic/10112/9749666/4240531/LinguaPortuguesaPEJAIePEJ AII.pdf/ acesso em 25 de março de 2019. PCNs. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf/ Acesso em 20 de janeiro de 2020. PROEJA. Programa nacional de integração da educação profissional com a educação básica na modalidade de educação de jovens e adultos. Documento Base. MEC, 2007. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/setec/arquivos/pdf2/proeja_medio.pdf. Acesso em: 20 de março, 2019. Revista Fórum. Disponível em: https://revistaforum.com.br/politica/governo-bolsonaro-educacao-de-jovens-e-adultos-te m-menor-investimento-da-decada/ Acesso em 22 de março, 2020. Secretaria Municipal de Educação do Município do Rio de Janeiro. Disponível em: https://www.rio.rj.gov.br/web/rioeduca/sme/ Acesso em 19 de março de 2019. Tertúlia Dialógica. Disponível em: www.comunidadedeaprendizagem.com/uploads/materials/6/580d15e17ff1060840d2c66 06046dc28.pdf. Acesso em: 22 de março, 2019. | por |
dc.subject.cnpq | Letras | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/70235/2020%20-%20Ana%20L%c3%bacia%20Machado%20Hernandez%20Corr%c3%aaa.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5869 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2022-08-11T20:42:57Z No. of bitstreams: 1 2020 - Ana Lúcia Machado Hernandez Corrêa.pdf: 3292715 bytes, checksum: 216bf918e46e4abbb52d6418b6a85cfb (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2022-08-11T20:42:57Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Ana Lúcia Machado Hernandez Corrêa.pdf: 3292715 bytes, checksum: 216bf918e46e4abbb52d6418b6a85cfb (MD5) Previous issue date: 2020-08-19 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Letras |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020 - Ana Lúcia Machado Hernandez Corrêa.pdf | 3.22 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.