Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15429
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Poesia nas séries iniciais: uma proposta para a formação do leitor |
Other Titles: | Poetry in the initial series: a proposal for the formation of the reader |
Authors: | Ramos, Sabrina Gomes |
Orientador(a): | Pasche, Marcos Estêvão Gomes |
Primeiro membro da banca: | Pasche, Marcos Estevão Gomes |
Segundo membro da banca: | Dias, Ana Crélia Penha |
Terceiro membro da banca: | Masseran, Claudia Barbieri |
Keywords: | Poemas e ensino;mediação da leitura;formação de leitores;poems and teaching;reading mediation;training readers |
Área(s) do CNPq: | Letras |
Idioma: | por |
Issue Date: | 25-Jun-2020 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citation: | RAMOS, Sabrina Gomes. Poesia nas séries iniciais: uma proposta para a formação do leitor. 2020. 109 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras - PROFLETRAS) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020. |
Abstract: | Esta dissertação é resultado de reflexões sobre o ensino da leitura nas séries iniciais do ensino fundamental e se propõe a contribuir com a formação do leitor proficiente através de atividades sistemáticas que apresentam o texto poético (normalmente negligenciado nas salas de aula) como gênero privilegiado para o ensino da compreensão leitora. Encontra-se no centro de nossas preocupações o encaminhamento pedagógico para a realização do que denominamos encontros de leitura: através de conversas apreciativas, a professora mediadora lançou mão de chaves de apreciação literária escolhidas para ajudar os alunos a desenvolverem suas estratégias de leitura e compreenderem melhor os textos poéticos. Considerando a faixa etária dos alunos de uma turma do 4º ano do ensino fundamental, selecionamos poemas de autores reconhecidos pela qualidade literária de seus textos e por constituírem expressões poéticas que permitem várias possibilidades de fruição, de acordo com o repertório de cada leitor; os poemas selecionados foram: “Seu lobo”, “Falta de sorte”, “Jacaré letrado”, “Zig zag” e “De muito longe”, de Sérgio Capparelli; “A porta”, “A morte do meu carneirinho” e “O porquinho”, de Vinícius de Moraes; “Balada do rei das sereias”, de Manuel Bandeira; “Cavalinho de pau”, de Henriqueta Lisboa; “Ao pé de sua criança”, de Pablo Neruda e “Pescaria”, de Cecília Meireles. Optamos, para a intervenção pedagógica, a modalidade organizativa da sequência didática, baseada nos pressupostos teóricos de DOLZ e SCHNEUWLY (2011), e organizada em encontros realizados duas vezes por semana, totalizando dois meses. A fundamentação teórica desta dissertação está centrada especialmente nos estudos de COLOMER (2007), BAJOUR (2012), BRITTO (2015), KLEIMAN (2016), LERNER (2002), SOLÉ (1998), COELHO (2000), AGUIAR E CECCANTINI (2012), PAZ (1993), MOISÉS (2003), LAJOLO (1993, 1997), entre outros. Concluímos que, através da mediação encaminhada pela professora, os alunos conseguiram ler e compreender textos com os quais não estavam habituados, construindo e compartilhando os significados com seus pares; acreditamos que, ao incorporar os procedimentos utilizados coletivamente às suas aprendizagens, os alunos conquistarão, de forma progressiva, autonomia em suas novas leituras individuais. |
Abstract: | This dissertation is the result of reflections on the teaching of reading in the initial grades of elementary school and proposes to contribute to the formation of the proficient reader through systematic activities that present the poetic text (usually neglected in the classroom) as a privileged genre for the student. teaching reading comprehension. The pedagogical approach to what we call reading meetings is at the center of our concerns: through appreciative conversations, the mediating teacher used literary appreciation keys chosen to help students develop their reading strategies and better understand poetic texts. Considering the age range of students in a 4th grade class in elementary school, we selected poems by authors recognized for the literary quality of their texts and for being poetic expressions that allow for various possibilities of enjoyment, according to the repertoire of each reader; the selected poems were: “Seu lobo”, “Falta de sorte”, “Jacaré letrado”, “Zig zag” and “De muito longe”, by Sérgio Capparelli; “A porta”, “A morte do meu carneirinho” and “O porquinho”, by Vinícius de Moraes; “Balada do rei das sereias”, by Manuel Bandeira; “Cavalinho de pau”, by Henriqueta Lisboa; “Ao pé de sua criança”, by Pablo Neruda and “Pescaria”, by Cecília Meireles. We chose, for the pedagogical intervention, the organizational modality of the didactic sequence, based on the theoretical assumptions of DOLZ and SCHNEUWLY (2011), and organized in meetings held twice a week, totaling two months. The theoretical basis of this dissertation is centered especially in the studies of COLOMER (2007), BAJOUR (2012), BRITTO (2015), KLEIMAN (2016), LERNER (2002), SOLÉ (1998), COELHO (2000), AGUIAR E CECCANTINI ( 2012), PAZ (1993), MOISÉS (2003), LAJOLO (1993, 1997), among others. We concluded that, through mediation sent by the teacher, students were able to read and understand texts they were not used to, building and sharing the meanings with their peers; we believe that, by incorporating the procedures used collectively in their learning, students will progressively gain autonomy in their new individual readings. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15429 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Letras |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020 - Sabrina Gomes Ramos.pdf | 2.28 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.