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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15435
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | O protagonismo negro nos cordéis de Jarid Arraes: uma proposta de letramento literário para a educação de jovens e adultos |
Other Titles: | Black protagonism in jarid arraes' cordéis: a proposal of literary literacy for the education of young people and adults |
Authors: | Santana, Diogo Coutinho |
Orientador(a): | Queiroz, Mário César Newman de |
Primeiro membro da banca: | Queiroz, Mário César Newman de |
Segundo membro da banca: | Considera, Anabelle Loivos |
Terceiro membro da banca: | Fonseca, Rivia Silveira |
Keywords: | Ensino de literatura;negro na literatura;literatura de cordel;Educação de Jovens e Adultos;letramento literário;Literature teaching;black in literature;Cordel literature;Youth and Adult Education;literary literacy |
Área(s) do CNPq: | Letras |
Idioma: | por |
Issue Date: | 1-Oct-2021 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citation: | SANTANA, Diogo Coutinho. O protagonismo negro nos cordéis de Jarid Arraes: uma proposta de letramento literário para a educação de jovens e adultos. 2021. 103 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2021. |
Abstract: | A literatura brasileira, de modo geral, sempre apresentou a figura do negro de forma marginalizada e estereotipada, negando a ele a posição de protagonista de suas próprias narrativas. Dessa forma, este trabalho de pesquisa surge da necessidade de visibilização do negro como sujeito do discurso e de sua identidade, não apenas como objeto de observação. Além do mais, propõe uma intervenção didática com vistas a promover a inserção do aluno no espaço literário por meio de textos que estejam próximos de sua realidade. Sendo assim, a literatura de cordel afigura-se como o texto literário capaz de fazer uma ponte entre o aluno e a literatura, perpassando por questões inerentes ao grupo de educandos pesquisado, que é constituído, em sua maioria, por alunos negros, periféricos e socialmente vistos como marginalizados, principalmente quando se trata do público da Educação de Jovens e Adultos (EJA), que é o público-alvo desta pesquisa. Para tanto, o livro Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis, de Jarid Arraes, norteará este trabalho. Tal obra permite que o aluno tenha contato com um texto escrito por uma mulher negra e que dá protagonismo a importantes personalidades negras da História do Brasil, das artes e da literatura. Tendo em vista o contexto patriarcal e estruturalmente racista no qual estamos inseridos, é premente pensar em propostas de ensino que retiram o negro do lugar de invisibilidade, que dão voz aos que estavam relegados ao esquecimento e sofrem até hoje com o apagamento de sua cultura. Promover um letramento literário a partir dessa perspectiva étnico-racial, utilizando um texto popular e regional, com uma linguagem acessível e uma estrutura lúdica, fazendo o aluno se reconhecer e se sentir representado naquela literatura e permitindo aos demais alunos entenderem a importância do deslocamento do protagonismo nos textos literários, surgem como objetivos essenciais para a realização da pesquisa. |
Abstract: | Brazilian literature, in general, has always presented the figure of The Black in a marginalized and stereotyped way, denying black people the protagonist position of their own narratives. Thus, this research paper arises from the need to see the black man not only as an object of observation but also as the subject of discourse and his identity. Furthermore, it proposes a didactic intervention with the aim of promoting the student`s insertion in the literary space through texts that are close to his reality. For this reason, Cordel literature seems to be the literary text able to bridge the gap between the student and literature, going through issues inherent to the researched group of students, which is mostly made up of black students, the ones from the ghetto and socially seen as marginalized students, especially when it comes to the audience of Youth and Adult Education (EJA), which is the target audience of this research. For this purpose, the book called Heroínas negras brasileiras em 15 cordéis, by Jarid Arraes, will guide this research. This work allows the student to have contact with a text written by a black woman who spotlights the importance of black personalities from the History of Brazil, arts and literature. Considering the patriarchal and racist context in which we live in, it is urgent to think about teaching proposals that remove The Black from his invisibility place, giving voice to those who were relegated to oblivion and suffer the deletion of his culture until today. Promoting literary literacy from this ethnic-racial perspective, using a regional and popular text with an accessible language and a playful structure, making students recognize themselves and feel represented in that literature and allowing other students to understand the importance of changing what has always been the spotlight in literary texts emerge as essential goals of this research paper. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15435 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Letras |
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