Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15440
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBorja, Jorge Edson Sabaraense
dc.date.accessioned2023-12-22T03:17:29Z-
dc.date.available2023-12-22T03:17:29Z-
dc.date.issued2015-12-21
dc.identifier.citationBORJA, Jorge Edson Sabaraense. Som de preto: Formação de leitores e produtores de texto a partir do funk carioca. 2015. 100 f.. Dissertação( Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2015 .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15440-
dc.description.abstractO objetivo desta dissertação é apresentar estratégias de ensino para as aulas de língua portuguesa com o objetivo de formar competentes leitores e produtores detexto a partir da leitura e produção de uma paródia do gênero canção funk. Procura-se analisar algumas canções existentes do gênero funk, apresentando a partir dele, os conceitos de texto, gênero e contexto, assim como os recursos linguísticos, semânticos, estilísticos e composicionais utilizados para a produção de um texto do gênero funk através da criação de uma paródiapor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectLíngua portuguesapor
dc.subjectFormação de leitores e produtorespor
dc.subjectGênero canção funkpor
dc.subjectProdução textualpor
dc.subjectEducationeng
dc.subjectPortuguese languageeng
dc.subjectTraining players and producerseng
dc.subjectGenre funk songeng
dc.subjectTextual productioneng
dc.titleSom de preto: formação de leitores e produtores de texto a partir do funk cariocapor
dc.title.alternativeSound of black: formation of readers and producers of text from the funk cariocapor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe aim of this work is to present teaching strategies for portuguese language classes in order to form competent readers and text producers from reading and production of a genre parody song funk. It seeks to analyze some existing songs of the genre funk, performing from his, text concepts, gender and context, and language resources, semantic, stylistic and compositional used for the production of a funk genre of the text by creating a parodyeng
dc.contributor.advisor1Silva, Gerson Rodrigues da
dc.contributor.advisor1ID01787951782por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0048327365729828por
dc.contributor.referee1Silva, Gerson Rodrigues da
dc.contributor.referee2Rodrigues, Andrea
dc.contributor.referee3Fonseca, Rivia Silveira
dc.creator.ID10702348775por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6934613946028009por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.relation.referencesADAM, Jean-Michel. A linguística textual: iniciação à análise textual dos discursos. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2008. ARIÈS, Philippe. História social da criança e da família. 2ª ed. Rio de Janeiro: LTC, 2006. BAGNO, Marcos (org.). Linguística da norma. São Paulo: Edições Loyola, 2002. _________. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. 26ª ed. São Paulo: Edições Loyola, 2003. BAKHTIN, Michael. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992. BRASIL/MEC. Parâmetros Curriculares Nacionais. Brasília: MEC, 1997. BEGADEAU, François. Entre lus murs. Paris: Folio France, 2007. BUZEN, Clécio. “O ensino de “gêneros” em três tradições: implicações para o ensino -aprendizagem de língua materna”. In.: http: //www.letramento.iel.unicamp.br/publicacoes/public_clecio/o_ensino_de_generos.html, 2004. CANTET, Laurent. Entre os muros da escola (filme). Paris: Haut et Court, 2009. CARETA, Alvaro. “A constituição do ethos na canção popular brasileira”. In.: ESTUDOS LINGUÍSTICOS. São Paulo, 39 (3): p. 747-758-, mai.-ago. 2010 DOLZ, Joaquim; NOVERRAZ, Michele; SCHNEUWLY, Bernard. Seqüências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: ROJO, R.; CORDEIRO, G. S. (Org. e trad.) Gêneros Orais e Escritos na Escola. São Paulo: Mercado de Letras, 2004. DOLZ, Joaquim & SCHNEUWLY, Bernard. “Os gêneros escolares - das práticas de linguagem ao objeto de ensino.” In.: ROJO, R.; CORDEIRO, G. S. (Org. e trad.) Gêneros Orais e Escritos na Escola. São Paulo: Mercado de Letras, 2004. FIORIN, José Luiz. Linguagem e ideologia. 4ª ed. São Paulo: Editora Ática, 1995. GARCI, Denise. Sou feia,mas tô na moda (documentário). Rio de Janeiro: Toscographics, 2005. GERHARDT, Ana Flávia. Comprometimento conjunto, normatividade e situatividade entre os muros da escola. Educação e realidade, 2014. GOLDENBERG, Sérgio. Funk Rio (documentário). Rio de Janeiro: Cecip, 1994. HANKS, W. A língua como prática social – das relações entre língua, cultura e sociedade a partir de Bourdieu e Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2008. 85 JAIME, Leo. “O 'pobrema' é 'cério'”. In. lorenncarvalho.blogspot.com.br/2009/03/opobrema- e-cerio.html. KOCH, Ingedore. O texto e a construção dos sentidos. 4ª ed. São Paulo: Contexto, 2000. ______________. Desvendando os segredos do texto. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2003. ______________.Introdução à linguística textual. São Paulo: Martins Fontes, 2004. --------------------; BENTES, Anna Cristina & CAVALCANTE, Mônica Magalhães. Intertextualidade: diálogos possíveis. 2ª ed. São Paulo: Cortez, 2008. -------------------- & ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender: os sentidos do texto. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2007. --------------------. Ler e escrever: estratégias de produção textual. 2ª ed. São Paulo: Contexto, 2014. -------------------- & TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Texto e coerência. 10ª ed. São Paulo: Cortez, 2005. MARCUSHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. -----------------. “Gêneros textuais: definição e funcionalidade.” DIONÍSIO, Ângela Paiva, MACHADO, Anna Rachel & BEZERRA, Maria Auxiliadora (org.). Gêneros textuais e ensino. Rio de janeiro: Editora Lucerna, 2002. ORLANDI, Erni Puccinelli. Interpretação: autoria, leitura e efeitos do trabalho simbólico. Petrópolis, RJ: Vozes, 1996. RIO DE JANEIRO. Lei Estadual n°5543 de setembro de 2009. Rio de Janeiro, 2009. RODRIGUES, Andréa. “Ensino de língua entre muros”. In.: Linguagem em (Re) vista, Ano 07, Nos. 13/14. Niterói, 2012. ROJO, R & CORDEIRO, G. S. “Apresentação: gêneros orais e escritos como objeto de ensino:modo de pensar, modo de fazer”. In.: ROJO, R.; CORDEIRO, G. S. (Org. e trad.) Gêneros Orais e Escritos na Escola. São Paulo: Mercado de Letras, 2004. SANTOS, Carmi Ferraz, MENDONÇA, Márcia & CAVALCANTI, Marianne C.B. (org.). Diversidade textual: os gêneros na sala de aula. 1ͣ ed.. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. SOARES, Magda. Linguagem e escola: uma perspectiva social. 13ª ed. São Paulo: Editora Ática, 1995. TRAVAGLIA, Luiz Carlos. Gramática e interação: uma proposta para o ensino de gramática. 11ª ed. São Paulo: Cortez, 2006. 86 TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Trad. Lólio Lourenço de Oliveira. IN. http://www.scielo.br/pdf/ep/i31n3/a09i31n3. 87por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/63971/2015%20-%20Jorge%20Edson%20Sabaraense%20Borja.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/4379
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2021-02-09T12:02:33Z No. of bitstreams: 1 2015 - Jorge Edson Sabaraense Borja.pdf: 583041 bytes, checksum: d82abaf18d229f3319396ed44e25168d (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-02-09T12:02:33Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015 - Jorge Edson Sabaraense Borja.pdf: 583041 bytes, checksum: d82abaf18d229f3319396ed44e25168d (MD5) Previous issue date: 2015-12-21eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Jorge Edson Sabaraense Borja.pdfJorge Edson Sabaraense Borja569.38 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.