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Tipo do documento: Dissertação
Title: Consciência fonêmica e norma ortográfica: percepção do traço da sonoridade nas obstruintes
Other Titles: Phonemical Consciousness and orthographic standard: perception of the track of sound in obstructures
Authors: Ramos, Tainara Batista
Orientador(a): Roberto, Tania Mikaela Garcia
Primeiro membro da banca: Roberto, Tania Mikaela Garcia
Segundo membro da banca: Silveira, Eliete Figueira Batista da
Terceiro membro da banca: Roxo, Maria do Rosário
Keywords: Consciência fonológica;Norma ortográfica;Ensino de Língua Portuguesa;Phonological awareness;Orthographic standard;Portuguese teaching
Área(s) do CNPq: Letras
Idioma: por
Issue Date: 13-Dec-2016
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: RAMOS, Tainara Batista. Consciência fonêmica e norma ortográfica: percepção do traço da sonoridade nas obstruintes. 2016. 134 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2016.
Abstract: O trabalho de desenvolvimento da Consciência Fonológica vem sendo negligenciado. Consequentemente, lacunas estão sendo deixadas, e o trabalho sistemático da relação fonema-grafema está cada vez menos eficaz.Percebe-se, atualmente, que muitos alunos chegam aos anos finais do Ensino Fundamental II com inúmeras dificuldades em escrita, apresentando diversos desvios ortográficos, entre os quais se destaca a troca entre grafemas que representam fonemas que se distinguem pela sonoridade. Esse fato dificulta o uso competente da escrita, inclusive em suas práticas sociais.Sendo assim, a presente pesquisa de intervenção educacional, de cunho interpretativo, teve como objetivo elaborar atividades didáticas para cinco alunos de 8º ano do Ensino Fundamental, que privilegiam a reflexão sobre as relações fonografêmicas. Após a realização de uma avaliação diagnóstica, elaborou-se um conjunto de atividades que foram divididas em três blocos, a saber: (i) conceituando; (ii)exercitando; e (iii)avaliando. Por meio das questões, os alunos foram levados a observar seis pares de palavras e a perceber que a distinção entre eles está na vibração ou não das pregas vocais.A pesquisa foi aplicada para cinco alunos de uma turma de 8º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública, localizada em município do interior do Estado do Rio de Janeiro, na qual a professora-pesquisadora é professora regente de Língua Portuguesa e Redação. A análise das respostas dadas constatou que os alunos têm hiatos relevantes no desenvolvimento da consciência fonológica e, consequentemente, dificuldades para representar ortograficamente determinadas palavras. Propõe-se, como possível solução para a dificuldade identificada, que o trabalho de desenvolvimento da consciência fonológica inicie desde a Educação Infantil.Para tanto, sabe-se que os profissionais da Educação precisam ter conhecimento de como fazer isso.Além disso, é preciso pesquisar para buscar estratégias eficazes para o desenvolvimento da Consciência Fonológica de alunos que não mais estão na fase de alfabetização.
Abstract: Development workof Phonological Awareness is being neglected. Then gaps are left after all the systematic work of phoneme-grapheme relationship is becoming less effective.It is clear, now, that many students arrive at the final years of elementary school with many difficulties in writing, presenting several spelling deviations, including the exchange between graphemes representing phonemes that are distinguished by sonority. Which makes them unable to make competent use of writing, including in their social practices.Thus, the present study of educational intervention, interpretative, aimed to develop educational activities for five students of 8th grade of elementary school, to encourage reflection on the fonografêmicas relations. After conducting a diagnostic assessment, elaborated a set of activities that were divided into three blocks: Conceptualizing, exercising and evaluating. Through questions, the student is taken to watch six pairs of words and the to perceive that the distinction between them is in the vibration or not of the vocal folds.The research was applied to five students in a class of 8th grade of elementary school in a public school, located in the municipality in the state of Rio de Janeiro, in which the teacher-researcher is a professor ruler of Portuguese Language and Writing. The analysis of the responses found that students have significant gaps in the development of phonological awareness and therefore difficult to represent spelled certain words.It is proposed as a possible solution to the identified difficulties, the development work of phonological awareness start from kindergarten to both, it is known that education professionals need to know how to do this.In addition, research is needed to pursue strategic effective for the development of phonological awareness of students who no longer are in the literacy phase.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15442
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

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