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dc.contributor.authorTeixeira, Érica Volpato
dc.date.accessioned2023-12-22T03:17:31Z-
dc.date.available2023-12-22T03:17:31Z-
dc.date.issued2018-02-21
dc.identifier.citationTEIXEIRA, Érica Volpato. A leitura de contos em voz alta: uma proposta para a ampliação do letramento literário. 2018. 143 f.. Dissertação( Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2018 .por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15444-
dc.description.abstractEste trabalho objetiva verificar alguns efeitos de narrativas orais contadas, frequentemente, nas aulas de Língua Portuguesa, e descobrir se essa prática é capaz de facilitar o encontro do aluno com o universo literário, promovendo assim, o letramento de literatura, além do provável desenvolvimento da competência de leitura e escrita do estudante. A pesquisa situase no campo das investigações qualitativas, com caráter descritivo e interpretativo. A parte empírica foi desenvolvida em um ambiente escolar com alunos do 8º ano do Ensino Fundamental, uma vez que nesse segmento a atividade de contar histórias se dá raramente, em decorrência de uma ruptura que ocorre na passagem do Ensino Fundamental I para o Ensino Fundamental II, não só pela força da transição brusca da oferta dos ambientes de aprendizagem comuns a essas estruturas de ensino, como também pelas demais possibilidades interativas nas salas das séries iniciais. A pesquisa tentará apresentar a contação de histórias como uma estratégia válida para ampliar o letramento literário, contribuindo assim na formação do leitor e no processo de desenvolvimento de suas habilidades interpretativas de um texto. Dessa forma, o enriquecimento do processo educacional dar-se-á sob uma perspectiva literária e linguística que valoriza a constituição de sujeitos críticos e reflexivos. Isso porque os contos lidos durante o processo deste trabalho acumulam em si caminhos plurissignificativos para a leitura e compreensão de si e do mundo, por meio da linguagem ora escrita ora escutada. E para fundamentar teoricamente esse percurso rumo à ampliação do letramento literário, forma pesquisados textos de Antônio Cândido (2011), Roxane Rojo (2001), Magda Soares (1998), Rildo Cosson (2016), Marisa Lajolo (2001), Regina Zilberman (2009) e outros teóricos que abordam a relação entre leitura, literatura e escolapor
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeitura de contospor
dc.subjectContação de históriaspor
dc.subjectLetramento literáriopor
dc.subjectFormação do leitorpor
dc.subjectStorytellingeng
dc.subjectStorytellingeng
dc.subjectLiterary literacyeng
dc.subjectFormation of the readereng
dc.titleA leitura de contos em voz alta: uma proposta para a ampliação do letramento literáriopor
dc.title.alternativeThe reading of stories aloud: a proposal for the expansion of literary literacyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work aims to verify some effects of oral narratives often told in Portuguese language classes, and to find out if this practice is able to facilitate the student's encounter with the literary universe, thus promoting literature literacy, besides the probable development of the reading and writing skills. The research is located in the field of qualitative investigations, with a descriptive and interpretative character. The empirical part was developed in a school environment with 8th grade students, since in this segment the activity of storytelling occurs rarely, due to a rupture that occurs in the passage from Elementary School I to Elementary School II, not only by the force of the abrupt transition of the offer of learning environments common to these teaching structures, but also by the other interactive possibilities in the rooms of the initial series. The research will attempt to present storytelling as a valid strategy to expand literary literacy, thus contributing to the formation of the reader and the process of developing their interpretive abilities of a text. In this way, the enrichment of the educational process will take place from a literary and linguistic perspective that values the constitution of critical and reflexive subjects. This is because the stories read during the process of this work accumulate in themselves significant paths for reading and understanding of oneself and the world, through the language now written and now listened to. In order to give a theoretical basis to the expansion of literary literacy, the texts of Antônio Cândido (2011), Roxane Rojo (2001), Magda Soares (1998), Rildo Cosson (2016), Marisa Lajolo (2001), and Regina Zilberman (2009) the relationship between reading, literature and schooleng
dc.contributor.advisor1Pasche, Marcos Estevão Gomes
dc.contributor.advisor1ID097.197.867-01por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1462493361956902por
dc.contributor.referee1Pasche, Marcos Estevão Gomes
dc.contributor.referee2Lima, André Luiz Dias
dc.contributor.referee3Pereira, Marli Hermenegilda
dc.creator.ID096.115.807-70por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9478434775006583por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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