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Tipo do documento: Dissertação
Title: Contos populares de tradição indígena: uma proposta de leitura em sequência didática para as turmas do 9º ano do ensino fundamental
Other Titles: Popular tales of indigenous tradition: a proposal of reading in didactic sequence for the classes of the 9th year of elementary school
Authors: Oliveira, Rosalva Maria Gomes de Araujo
Orientador(a): Queiroz, Mario Cesar Newman de
Primeiro membro da banca: Queiroz, Mario Cesar Newman de
Segundo membro da banca: Cardoso , Fábio André
Terceiro membro da banca: Roxo, Maria do Rosário da Silva
Keywords: Contos indígenas;Gênero discursivo;Estratégias de leitura;Sequência didática;Indigenous tradition tales;Reading Strategies;Discursive genre;Didactic sequence
Área(s) do CNPq: Educação
Idioma: por
Issue Date: 7-Feb-2017
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: OLIVEIRA, Rosalva Maria Gomes de Araujo. Contos populares de tradição indígena: uma proposta de leitura em sequência didática para as turmas do 9º ano do ensino fundamental. 2017. [173 f.]. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ.
Abstract: Esta pesquisa insere-se na área de concentração de Linguagens e Letramentos e na linha de pesquisa de Leitura e Produção Textual do Mestrado Profissional em Letras – PROLETRAS e aborda os contos indígenas para uma proposta de sequência didática sob a perspectiva discursiva para as turmas de 9º ano do ensino fundamental. A escolha pelo tema se deu a partir das dificuldades de leitura apresentadas pelos alunos ao chegarem ao final do ensino fundamental, pela demanda do atendimento ao Currículo Mínimo e por considerar que a temática indígena não tem merecido muita atenção nas práticas escolares que ora se limitam a tratar a questão dando-lhe um caráter geral, normalmente por ocasião das comemorações do Dia do Índio (19 de Abril) ora apresentando estereótipos construídos desde o período quinhentista, apesar da Lei 11.645/08. Esses aspectos delineiam a relevância e a justificativa do projeto considerando o desafio de incentivar a leitura e de formar um leitor multicultural e por oferecer uma contribuição para o campo e para o enriquecimento do conhecimento, não apenas do mundo acadêmico e para o professor, como também para a sociedade através dos aprendizes do ensino fundamental. O objetivo geral deste projeto é Contribuir para as práticas de leitura através do gênero discursivo conto popular de tradição indígena. O referencial teórico ancorou-se em Moisés (2013), em Bakhtin (2011), Dolz e Schneuwly (2004), Piglia (2004), Vladimir Propp (2002), Solé (1998), dentre outros. A metodologia, de caráter qualitativo, configurou-se na pesquisa-ação, pelo fato de detectar e discutir um problema de pesquisa para, em seguida, apresentar uma proposta de contribuição em sequência didática de contos populares de tradição indígena como objeto de ensino. A análise dos resultados apontou a importância de a escola se apresentar como mediadora na formação de um leitor multicultural e que compreenda a diversidade da formação étnica de seu país. Assim, na impossibilidade de conclusões definitivas, o estudo aponta que as sequências didáticas mobilizam conhecimentos com o gênero discursivo conto e que há a necessidade de novas propostas de leitura e da presença dos gêneros discursivos e dos contos populares de tradição indígena como objeto de ensino. Acima de tudo, fica o desafio de reconhecer a relevância da literatura oral e das culturas indígenas e da sua contribuição na formação da cultura brasileira
Abstract: This research is in part of the line Theories of Language and Teaching Reading and Text Production: social diversity and teaching practices Theories of Language and Professional Master of Education in Arts - PROLETRAS and addresses the indigenous tales for a proposed didactic sequence in the discursive approach to classes of 9th grade of elementary school. The choice was from reading difficulties presented by the students when they reach the end of primary school, and considering that the indigenous issue has not received much attention in school practices that now limited to address the issue by giving you a general usually on the occasion of the Indigenous Day celebrations (April 19) now presenting stereotypes constructed from the sixteenth century period, despite the Law 11.645 / 08. Features that delineate the relevance and justification of the project considering the challenge of encouraging reading and form a multicultural player and make a contribution to the field and to the enrichment of knowledge, not only in the academic world and the teacher as well as for society through the learners of elementary school. The aim of this project is to contribute to the practices of reading through the discursive genre popular tale of indigenous tradition. The theoretical framework was anchored in Moisés (2013), Bakhtin (2011), Dolz e Schneuwly (2004), Piglia (2004), Vladimir Propp (2002), Solé (1998), among others. The methodology set up in action research, because detect and discuss a research problem, to then send in a proposal in didactic sequence of folk tales of Indian tradition as a teaching object. The results pointed to the importance of the school to present itself as a mediator in the formation of a multicultural player and understand the diversity of the ethnic background of their country. Thus, the impossibility of definitive findings, the study shows that the didactic sequences mobilize knowledge to gender discursive tale and that there is a need for new proposals for reading and presence of genres and popular tales of Indian tradition as a teaching object. Above all, it is the challenge of recognizing the importance of oral literature and indigenous cultures and their contribution to the formation of Brazilian culture
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15446
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

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