Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15449
Tipo do documento: Dissertação
Title: Processos cognitivos na compreensão do gênero crônica: relações de significado através dos dêiticos
Other Titles: Cognitive processes in the understanding of the chronic genre: relations of meaning through the deictics
Authors: Laia, Fernanda Gonçalves de
Orientador(a): Roxo, Maria do Rosario da Silva
Primeiro membro da banca: Roxo, Maria do Rosário da Silva
Segundo membro da banca: Coelho, Victoria Wilson da Costa
Terceiro membro da banca: Costa, Wagner Alexandre Dos Santos
Keywords: Cognição;Dêixis;Metacognição;Cognition;Deixis;Metacognition;Crônica;Chronic
Área(s) do CNPq: Letras
Idioma: por
Issue Date: 7-Feb-2018
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: LAIA, Fernanda Gonçalves de. Processos cognitivos na compreensão do gênero crônica: relações de significado através dos dêiticos. 2018. 171 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2018.
Abstract: Ler e compreender são competências fundamentais na formação do indivíduo. Nesse sentido, esta pesquisa de dissertação tem por objetivo analisar os processos cognitivos realizados pelo leitor, tendo a dêixis como mecanismo linguístico na correspondência entre personagem, espaço e tempo no gênero crônica. O foco de análise são as relações de significado através dos elementos dêiticos realizadas pelos alunos. Para o desenvolvimento deste trabalho, estamos apoiados nos estudos de Cognição e do Ensino, tendo como referencial teórico os estudos sobre níveis de leitura propostos por Applegate et al (2002). Como metodologia, nossa pesquisa baseia-se em uma análise de natureza qualitativa, na qual desenvolvemos uma proposta com atividades elaboradas nos níveis de leitura propostos por Applegate et al (2002) para verificar a complexidade dos processos cognitivos dos alunos de uma turma de 9º em uma escola pública estadual do Rio de Janeiro. Os dados da análise realizada revelam a necessidade de atividades que incentivem o desenvolvimento de níveis de leitura levem que o aluno a refletir sobre o próprio aprendizado e enfatizam a importância do trabalho com atividades de alto nível inferencial
Abstract: Reading and understanding are fundamental skills in the formation of the individual. In this sense, this dissertation research aims to analyze the cognitive processes performed by the reader, having the deixis as a linguistic mechanism in the correspondence between character, space and time in the chronic genre. The focus of analysis are the relations of meaning through the deictics elements carried out by the students. For the development of this work, we are supported in the studies of Cognition and Teaching, having as theoretical reference the studies on reading levels proposed by Applegate et al (2002). As a methodology, our research is based on a qualitative analysis, in which we develop a proposal with activities elaborated at the reading levels proposed by Applegate et al (2002) to verify the complexity of the cognitive processes of the students of a 9th grade class public institution of Rio de Janeiro. The data from the analysis reveal the need for activities that encourage the development of reading levels that lead students to reflect on their own learning and emphasize the importance of working with activities of high inferential level.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15449
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2018 - Fernanda Gonçalves de Laia.pdf9.65 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.