Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15457
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorBretas, Flávia Costa de Sá
dc.date.accessioned2023-12-22T03:17:40Z-
dc.date.available2023-12-22T03:17:40Z-
dc.date.issued2019-03-28
dc.identifier.citationBRETAS, Flávia Costa de Sá. Da notícia à carta do leitor: uma proposta pedagógica de produção de textos no ensino fundamental. 2019. 164 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Letras e Comunicação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15457-
dc.description.abstractA presente pesquisa, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Letras da UFRRJ, tem como objetivo construir uma proposta didática de leitura e produção textual que visa articular os gêneros textuais notícia e carta do leitor. O estudo foi desenvolvido com alunos do sétimo ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Seropédica. Nessa proposta, a notícia é o gênero-base na atividade de leitura, já a carta do leitor é aquele a ser produzido em articulação com o primeiro. As notícias que compõem as atividades didáticas são extraídas de um jornal local, e os alunos são estimulados a realizar leituras críticas dos fatos noticiados, para, então, produzirem as cartas do leitor. Com isso, pretendemos ampliar o repertório de habilidades linguísticas de leitura e escrita, além de estimular a participação crítica dos discentes na vida da sua comunidade. A pesquisa se fundamenta teoricamente no conceito de gênero textual, sob a perspectiva de Marcuschi (2008), baseia-se ainda na importância sobre as notícias e as cartas do leitor em tempos de modernização da internet, a partir de Alves Filho (2011) e Van Dijk (1988). Como o estudo é recortado pelos conceitos fato e opinião nesses gêneros, são detalhados também os conceitos de Kerbrat-Orecchioni (1993) sobre os adjetivos e suas funções nos textos opinativos e argumentativos. Por se tratar de uma pesquisa de cunho pedagógico, preocupada com a relação entre língua e discurso, adotam-se também os referenciais da Teoria Semiolinguística, com base em Charaudeau (2016). Por fim, a mediação das propostas pedagógicas é baseada nos trabalhos de sequência didática elaborados por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004).por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectgêneros textuaispor
dc.subjectnotíciapor
dc.subjectcarta do leitorpor
dc.subjectsequência didáticapor
dc.subjecttextual genreseng
dc.subjectnewseng
dc.subjectreader's lettereng
dc.subjectdidactic sequenceeng
dc.titleDa notícia à carta do leitor: uma proposta pedagógica de produção de textos no ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeOf the news to the reader's letter: a pedagogic proposal of production of texts in the fundamental teachingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe present research, developed within the scope of the Professional Master in Literature of the UFRRJ, aims to construct a didactic proposal of reading and textual production that aims to articulate the textual genres news and letter of the reader. The study was carried out with seventh-year primary school students of the Seropédica municipal education network. In this proposal, the news is the gender-base in the activity of reading, since the reader's letter is the one to be produced in articulation with the first. The news items that make up didactic activities are taken from a local newspaper, and students are encouraged to take critical readings of the news stories and then produce the reader's letters. With this, we aim to broaden the repertoire of reading and writing language skills, as well as to encourage the critical participation of students in the life of their community. The research is based theoretically on the concept of textual genre, from the perspective of Marcuschi (2008), it is based on the importance of the news and letters of the reader in times of modernization of the internet, starting from Alves Filho (2011) and Van Dijk (1988). As the study is cut by the concepts of fact and opinion in these genres, the concepts of Kerbrat-Orecchioni (1993) on adjectives and their functions in the opinative and argumentative texts are also detailed. Because it is a pedagogical research concerned with the relation between language and discourse, the references of the Semiolinguistic Theory, based on Charaudeau (2016), are also adopted. Finally, the mediation of pedagogical proposals is based on the didactic sequence work elaborated by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004).eng
dc.contributor.advisor1Costa, Wagner Alexandre dos Santos
dc.contributor.advisor1IDCPF: 023.791.607-08por
dc.contributor.referee1Bravin, Angela Marina dos Santos
dc.contributor.referee2Santos, Adriano Oliveira
dc.creator.IDCPF: 095.027.397-01por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7382475055848011por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqLetraspor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/66767/2019%20-%20Fl%c3%a1via%20Costa%20de%20S%c3%a1%20Bretas.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5043
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2021-09-16T16:00:32Z No. of bitstreams: 1 2019 - Flávia Costa de Sá Bretas.pdf: 12309502 bytes, checksum: 271a7161ace67cd2cc404c8d8e4f13e7 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-09-16T16:00:32Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2019 - Flávia Costa de Sá Bretas.pdf: 12309502 bytes, checksum: 271a7161ace67cd2cc404c8d8e4f13e7 (MD5) Previous issue date: 2019-03-28eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2019 - Flávia Costa de Sá Bretas.pdf5.34 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.