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Tipo do documento: Dissertação
Título: Da notícia à carta do leitor: uma proposta pedagógica de produção de textos no ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Of the news to the reader's letter: a pedagogic proposal of production of texts in the fundamental teaching
Autor(es): Bretas, Flávia Costa de Sá
Orientador(a): Costa, Wagner Alexandre dos Santos
Primeiro membro da banca: Bravin, Angela Marina dos Santos
Segundo membro da banca: Santos, Adriano Oliveira
Palavras-chave: gêneros textuais;notícia;carta do leitor;sequência didática;textual genres;news;reader's letter;didactic sequence
Área(s) do CNPq: Letras
Idioma: por
Data do documento: 28-Mar-2019
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: BRETAS, Flávia Costa de Sá. Da notícia à carta do leitor: uma proposta pedagógica de produção de textos no ensino fundamental. 2019. 164 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Departamento de Letras e Comunicação, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2019.
Resumo: A presente pesquisa, desenvolvida no âmbito do Mestrado Profissional em Letras da UFRRJ, tem como objetivo construir uma proposta didática de leitura e produção textual que visa articular os gêneros textuais notícia e carta do leitor. O estudo foi desenvolvido com alunos do sétimo ano do ensino fundamental da rede municipal de ensino de Seropédica. Nessa proposta, a notícia é o gênero-base na atividade de leitura, já a carta do leitor é aquele a ser produzido em articulação com o primeiro. As notícias que compõem as atividades didáticas são extraídas de um jornal local, e os alunos são estimulados a realizar leituras críticas dos fatos noticiados, para, então, produzirem as cartas do leitor. Com isso, pretendemos ampliar o repertório de habilidades linguísticas de leitura e escrita, além de estimular a participação crítica dos discentes na vida da sua comunidade. A pesquisa se fundamenta teoricamente no conceito de gênero textual, sob a perspectiva de Marcuschi (2008), baseia-se ainda na importância sobre as notícias e as cartas do leitor em tempos de modernização da internet, a partir de Alves Filho (2011) e Van Dijk (1988). Como o estudo é recortado pelos conceitos fato e opinião nesses gêneros, são detalhados também os conceitos de Kerbrat-Orecchioni (1993) sobre os adjetivos e suas funções nos textos opinativos e argumentativos. Por se tratar de uma pesquisa de cunho pedagógico, preocupada com a relação entre língua e discurso, adotam-se também os referenciais da Teoria Semiolinguística, com base em Charaudeau (2016). Por fim, a mediação das propostas pedagógicas é baseada nos trabalhos de sequência didática elaborados por Dolz, Noverraz e Schneuwly (2004).
Abstract: The present research, developed within the scope of the Professional Master in Literature of the UFRRJ, aims to construct a didactic proposal of reading and textual production that aims to articulate the textual genres news and letter of the reader. The study was carried out with seventh-year primary school students of the Seropédica municipal education network. In this proposal, the news is the gender-base in the activity of reading, since the reader's letter is the one to be produced in articulation with the first. The news items that make up didactic activities are taken from a local newspaper, and students are encouraged to take critical readings of the news stories and then produce the reader's letters. With this, we aim to broaden the repertoire of reading and writing language skills, as well as to encourage the critical participation of students in the life of their community. The research is based theoretically on the concept of textual genre, from the perspective of Marcuschi (2008), it is based on the importance of the news and letters of the reader in times of modernization of the internet, starting from Alves Filho (2011) and Van Dijk (1988). As the study is cut by the concepts of fact and opinion in these genres, the concepts of Kerbrat-Orecchioni (1993) on adjectives and their functions in the opinative and argumentative texts are also detailed. Because it is a pedagogical research concerned with the relation between language and discourse, the references of the Semiolinguistic Theory, based on Charaudeau (2016), are also adopted. Finally, the mediation of pedagogical proposals is based on the didactic sequence work elaborated by Dolz, Noverraz and Schneuwly (2004).
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15457
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

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