Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15463
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorPlácido, Clarissa Francisca de Souza
dc.date.accessioned2023-12-22T03:17:44Z-
dc.date.available2023-12-22T03:17:44Z-
dc.date.issued2017-07-07
dc.identifier.citationPLÀCIDO, Clarissa Francisca de Souza. O texto literário em sala de aula: o trabalho com livros paradidáticos e a mediação de leitura. 2017. 81 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2017.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15463-
dc.description.abstractEste trabalho tem como objetivo compartilhar ideias sobre formas de mediar a leitura em sala de aula, mais especificamente durante o segundo segmento do Ensino Fundamental, na realidade vivida nas redes públicas de educação. O que se quer é compartilhar reflexões sobre a importância de se garantir o acesso à literatura aos jovens alunos que vivenciam essa realidade, além de elencar algumas estratégias e observações pertinentes à tarefa de ler. Querse ainda colaborar com a formação de um público leitor, à medida que se procura construir momentos mais significativos relacionados à leitura. Para isso, propõe-se a leitura compartilhada de um romance juvenil mediada pela professora de Língua Portuguesa, permeada por discussões e propostas de trabalhos baseados em tal leitura. Esta pesquisa busca caminhos possíveis para fomentar o hábito da leitura entre os estudantes do Ensino Fundamental, explorar novas estratégias para a mediação da leitura entre os professores, além de compreender melhor as dificuldades apresentadas por muitos alunos no sentido de interpretarem aquilo que leempor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMediação de leiturapor
dc.subjectLeitura compatilhadapor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectFormação de público leitorpor
dc.subjectReading mediationeng
dc.subjectShared readingeng
dc.subjectLiteratureeng
dc.subjectReader formationeng
dc.titleO texto literário em sala de aula: o trabalho com livros paradidáticos e a mediação de leiturapor
dc.title.alternativeThe literary text in the classroom: working with paradidactic books and reading mediationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThe objective of this paper is to share ideas about ways of mediating reading in the classroom, more specifically during middle school, where the reality of public education is lived. The aim is to share the reflections about the importance of ensuring young students who live this reality the access to literature, and also to list some strategies and relevant observations in relation to the activity of reading. Besides, what is wanted is to collaborate in forming a reader public, as meaningful moments related to the act of reading are intended to be built. For this purpose, the shared reading of a juvenile novel mediated by the Portuguese teacher is suggested, permeated by discussions and activities based on such reading. This research tries to find possible ways to instigate reading habits among middle school students, to explore new strategies for reading mediation to teachers, and also to understand better the difficulties presented by many students when they interpret what they readeng
dc.contributor.advisor1Queiroz, Mario Cesar Newman de
dc.contributor.advisor1ID720.668.907-82por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4003-7150por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5033309672016894por
dc.contributor.referee1Queiroz, Mario Cesar Newman de
dc.contributor.referee1ID720.668.907-82por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-4003-7150por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5033309672016894por
dc.contributor.referee2Roxo, Maria do Rosario da Silva
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0003-2087-8753por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/2543083972755684por
dc.contributor.referee3Nogueira, Vanessa Cianconi Vianna
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0003-1175-4919por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5622089687976465por
dc.creator.ID090.661.237-37por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6799274402822419por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.relation.referencesARMANDINHO tiras. Disponível em: <http://www.facebook.com/tirasarmandinho - http://tirasbeck.blogspot.com/>. Acesso em 18 de abril de 2017. BAKHTIN, M. Marxismo e Filosofia da Linguagem. São Paulo: Hucitec, 1988. BARBOSA, J. A. A Biblioteca Imaginária. São Paulo: Ateliê, 1996. BLOOM, H. Como e por que ler. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001. BORTONI-RICARDO, S. M. (Org.). Os doze trabalhos de Hércules. São Paulo: Parábola, 2013. BRAIT, B. (Org.). Bakhtin: conceitos-chave. São Paulo: Contexto, 2005. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs). Introdução. Ensino Fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998. CANDIDO, A. “O Direito à Literatura.” In:______. Vários Escritos. Rio de Janeiro/São Paulo: Ouro sobre Azul/Duas Cidades, 2004, p. 169-191. CLUBE da Mafalda. Disponível em <http://clubedamafalda.blogspot.com.br/>. Acesso em 22 de abril de 2017. COLOMER, T. A formação do leitor literário: narrativa infantil e juvenil atual. São Paulo; Global, 2003. EVANGELISTA, A. A. M.; BRINA, H.; MACHADO, M. Z. (Org.). A escolarização da leitura literária: o jogo do livro infantil e juvenil. Belo Horizonte: Autêntica, 2001. GALEANO, E. O Livro dos Abraços. Porto Alegre: L&PM, 1995. KOCH, I. V.; ELIAS, V. M. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2014. LAJOLO, M. Do mundo da leitura para a leitura do mundo. 5. ed. São Paulo: Ática, 1999. ______. Marisa Lajolo põe o Brasil no mapa do romance. Jornal da Unicamp, Campinas, edição 269, 11 a 17 de outubro de 2004, p. 8. MARCUSCHI, L. A. Gêneros textuais, definição e funcionalidade. In DIONÍSIO, A.P; MACHADO, A. R.; BEZERRA, M. A. (Org.) Gêneros Textuais e Ensino. Rio de Janeiro: Editora Lucerna, 2002. NICOLELIS, G. L. O portão do paraíso. São Paulo: Editora Moderna, 2003. 73 OLIVEIRA, T.; ANTUNES, R. Negligência na mediação do professor no trabalho de leitura. In: BORTONI-RICARDO, S. M. (Org.). Os doze trabalhos de Hércules. São Paulo: Parábola, 2013, p. 24-36. PAULINO, G.; COSSON, R. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, R.; RÖSING, T. M. K. (Org.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009, p. 42-55. PENNAC, D. Como um romance. Rio de Janeiro: Rocco, 1993. PERRENOUD, P. Pedagogia diferenciada. Porto Alegre: Artmed, 2000. SANTOS, C. F.; MENDONÇA, M.; CAVALCANTE, M. C. B. (Org.) Diversidade textual: os gêneros na sala de aula. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. SANTOS, F.; MARQUES, N., CASTILHO, J.; RÖSING, T. M. K (Org.). Mediação de leitura: discussão e alternativas para a formação de leitores. São Paulo: Global, 2009. SANTOS, J. R. Quem ama Literatura não estuda Literatura. Rio de Janeiro: Rocco, 2008. SOLÉ, I. Estratégias de leitura. 6. ed. Porto: Alegre: Artmed, 1998. TIRAS do Calvin. Disponível em <http://tiras-do-calvin.tumblr.com/>. Acesso em 22 de abril de 2017. TODOROV, T.. A Literatura em perigo. 2. ed. Rio de Janeiro: DIFEL, 1997. ZILBERMAN, R.; RÖSING, T. M. K. (Org.). Escola e leitura: velha crise, novas alternativas. São Paulo: Global, 2009.por
dc.subject.cnpqEducaçãopor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/67561/2017%20-%20Clarissa%20Francisca%20de%20Souza%20Pl%c3%a1cido.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/5239
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2021-11-18T15:40:46Z No. of bitstreams: 1 2017 - Clarissa Francisca de Souza Plácido.pdf: 3661179 bytes, checksum: 8399826f1e16d116c216b1e992dbbd13 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2021-11-18T15:40:46Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2017 - Clarissa Francisca de Souza Plácido.pdf: 3661179 bytes, checksum: 8399826f1e16d116c216b1e992dbbd13 (MD5) Previous issue date: 2017-07-07eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2017 - Clarissa Francisca de Souza Plácido.pdf2017 - Clarissa Francisca de Souza Plácido3.58 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.