Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15463
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | O texto literário em sala de aula: o trabalho com livros paradidáticos e a mediação de leitura |
Título(s) alternativo(s): | The literary text in the classroom: working with paradidactic books and reading mediation |
Autor(es): | Plácido, Clarissa Francisca de Souza |
Orientador(a): | Queiroz, Mario Cesar Newman de |
Primeiro membro da banca: | Queiroz, Mario Cesar Newman de |
Segundo membro da banca: | Roxo, Maria do Rosario da Silva |
Terceiro membro da banca: | Nogueira, Vanessa Cianconi Vianna |
Palavras-chave: | Mediação de leitura;Leitura compatilhada;Literatura;Formação de público leitor;Reading mediation;Shared reading;Literature;Reader formation |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Data do documento: | 7-Jul-2017 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | PLÀCIDO, Clarissa Francisca de Souza. O texto literário em sala de aula: o trabalho com livros paradidáticos e a mediação de leitura. 2017. 81 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2017. |
Resumo: | Este trabalho tem como objetivo compartilhar ideias sobre formas de mediar a leitura em sala de aula, mais especificamente durante o segundo segmento do Ensino Fundamental, na realidade vivida nas redes públicas de educação. O que se quer é compartilhar reflexões sobre a importância de se garantir o acesso à literatura aos jovens alunos que vivenciam essa realidade, além de elencar algumas estratégias e observações pertinentes à tarefa de ler. Querse ainda colaborar com a formação de um público leitor, à medida que se procura construir momentos mais significativos relacionados à leitura. Para isso, propõe-se a leitura compartilhada de um romance juvenil mediada pela professora de Língua Portuguesa, permeada por discussões e propostas de trabalhos baseados em tal leitura. Esta pesquisa busca caminhos possíveis para fomentar o hábito da leitura entre os estudantes do Ensino Fundamental, explorar novas estratégias para a mediação da leitura entre os professores, além de compreender melhor as dificuldades apresentadas por muitos alunos no sentido de interpretarem aquilo que leem |
Abstract: | The objective of this paper is to share ideas about ways of mediating reading in the classroom, more specifically during middle school, where the reality of public education is lived. The aim is to share the reflections about the importance of ensuring young students who live this reality the access to literature, and also to list some strategies and relevant observations in relation to the activity of reading. Besides, what is wanted is to collaborate in forming a reader public, as meaningful moments related to the act of reading are intended to be built. For this purpose, the shared reading of a juvenile novel mediated by the Portuguese teacher is suggested, permeated by discussions and activities based on such reading. This research tries to find possible ways to instigate reading habits among middle school students, to explore new strategies for reading mediation to teachers, and also to understand better the difficulties presented by many students when they interpret what they read |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15463 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2017 - Clarissa Francisca de Souza Plácido.pdf | 2017 - Clarissa Francisca de Souza Plácido | 3.58 MB | Adobe PDF | Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.