Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15471
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorSouza, Danielle Machado de Carvalho de
dc.date.accessioned2023-12-22T03:17:50Z-
dc.date.available2023-12-22T03:17:50Z-
dc.date.issued2020-06-04
dc.identifier.citationSOUZA, Danielle Machado de Carvalho de. Diga-me a quem você se refere e eu direi quem é: um estudo sobre o discurso direto e indireto na construção da referenciação em narrativas no ensino fundamental. 2020. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15471-
dc.description.abstractPara esta pesquisa foram observadas dificuldades no que tange alguns aspectos dos processos de leitura e de escrita de alunos das séries iniciais do ensino fundamental II de uma escola pública do Rio de Janeiro. A partir disso, fez-se um recorte dessa problemática e optou-se por um estudo que analisasse em que medida a relação entre a referenciação e a identificação e produção de tipos de discurso – dentro de narrativas do gênero crônica com turmas do 6° e 7° anos – pode influenciar no desenvolvimento da competência comunicativa desses discentes. Além de refletir sobre de que modo os estudantes constroem sentidos por meio dessa associação em textos na sala de aula de Língua Portuguesa. Como aporte teórico foram eleitos os estudos sobre gêneros textuais, crônica e processos referenciais de grandes teóricos, como Michael Bakhtin, Luiz Antônio Marcuschi e Ingedore Koch, entre outros. Além do modelo de pesquisa-ação nos procedimentos metodológicos de David Tripp, e de sequência didática de Dolz, Schneuwly e Noverraz na mediação pedagógica, em busca de possíveis atenuantes para os entraves investigados.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTipos de discursopor
dc.subjectReferenciaçãopor
dc.subjectGêneros textuaispor
dc.subjectTypes of discourseeng
dc.subjectReferencingeng
dc.subjectWriting Genreseng
dc.titleDiga-me a quem você se refere e eu direi quem é: um estudo sobre o discurso direto e indireto na construção da referenciação em narrativas no ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeTell me who you refer to and I’ll tell you who this person is: a study on direct and indirect speech to construct referencing in narratives at the elementary schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research aims at observing difficulties concerning some reading and writing aspects students from public elementary schools face in Rio de Janeiro. From this perspective, it was important to dissect this issue and analyse the extent to which the relation between referencing and identification as well as types of discourse production can have any influence on students’ communicative competence (regarding Brazilian 6th and 7th grades’ studying of short stories). Furthermore, the point is to reflect on how pupils construct meaning through association, when dealing with texts in Portuguese classes. Great scholars such as Michael Bakhtin, Luiz Antônio Marcuschi, Ingedore Koch and others were major reference points in writing genres, short stories and referencing processes. Moreover, models of David Tripp’s Action research methodology procedures, Dolz’s didactic sequencing and Schneuwly and Noverraz’s pedagogical mediation were taken into consideration in the pursuit of reducing the obstacles mentioned above.eng
dc.contributor.advisor1Costa, Wagner Alexandre dos Santos
dc.contributor.advisor1ID023.791.607-08por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5356522896007792por
dc.contributor.referee1Costa, Wagner Alexandre dos Santos
dc.contributor.referee2Roxo, Maria do Rosário da Silva
dc.contributor.referee3Silveira, Rodrigo Carvalho da
dc.creator.ID127.940.217-29por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9015151439333506por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.relation.referencesBAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 4ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003. BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e Filosofia da Linguagem. 12ed. São Paulo: Hucitec, 2006. BECHARA, Evanildo. Moderna Gramática Portuguesa. - 38ª ed. - Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2015. BELTRÃO, Luiz. Iniciação à filosofia do jornalismo. 1992. BRASIL. Ministério da Educação. Parâmetros Curriculares Nacionais – Língua Portuguesa. 3º e 4º ciclos. Brasília: MEC, 1998. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular: Educação Infantil e Ensino Fundamental. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2018. CEREJA, William roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: linguagens, 6º ano. - 9ed. refom. - São Paulo: Saraiva, 2015a. CEREJA, William roberto; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: linguagens, 7º ano. - 9ed. refom. - São Paulo: Saraiva, 2015b. CHARAUDEAU, Patrick; MAINGUENEAU, Dominique. Dicionário de Análise do Discurso. São Paulo: Contexto, 2004. COUTINHO, Afrânio. Antologia brasileira de literatura. Rio de Janeiro, Letras e Artes, vol.3, 1967. CUNHA, Celso e CINTRA, Luís F. Lindley. Nova gramática do português contemporâneo. –7ed. – Rio de Janeiro: Lexicon, 2016. DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard; NOVERRAZ, Michèle. Seqüências didáticas para o oral e a escrita: apresentação de um procedimento. In: SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim (org) Gêneros orais e escritos na escola. Trad. e Org. de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. Campinas, Mercado de Letras, 3ed., 2004. FREIRE, Paulo. A importância do ato de ler: em três artigos que se completam. 23ed. São Paulo: Cortez, 1989. (Coleção polêmicas do nosso tempo; 4). FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. 25ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002. KOCH, Ingedore Villaça. Referenciação e orientação argumentativa. In: ______; MORATO, E. M.; BENTES, A. C. (Orgs). Referenciação e discurso. São Paulo: Contexto, 2005. KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e compreender os sentidos do texto. 2ed. São Paulo: Contexto, 2008. KOCH, Ingedore Villaça; ELIAS, Vanda Maria. Ler e Escrever: estratégias de produção textual. 2ed. São Paulo: Contexto, 2010. MAINGUENEAU, Dominique. Análise de textos de comunicação. Trad. Cecília P. de Souzae-Silva, Décio Rocha. 3ed. São Paulo: Cortez, 2004. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Gêneros Textuais: definição e funcionalidade. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva; MACHADO, Anna Rachel; BEZERRA, Maria Auxiliadora (orgs.). Gêneros Textuais & Ensino. São Paulo: Parábola Editorial, 2010. MIRANDA, Mozarth; MOURA, Sérgio. A influência da crônica na prática da leitura de jornais: Plínio Marcos, Jornal da Orla, 1999. Revista Vértices, [s.l.], v. 19, n. 1, p.111-120, 3 jul. 2017. Essentia Editora. http://dx.doi.org/10.19180/1809-2667.v19n12017p111-120. MONDADA, Lorenza; DUBOIS, Danièle. Construção dos objetos de discurso e categorização: Uma abordagem dos processos de referenciação. In: CAVALCANTE, Mônica Magalhães et al (Org.). REFERENCIAÇÃO. São Paulo: Contexto, 2003. p. 17-52. RONCARATI, Cláudia; SILVA, Regina Neves da. A construção da referência e do sentido: uma atividade sociocognitiva e interativa. Gragoatá, nº 21 (jul./dez. 2006). Niterói: EdUFF, 2006, p. 319 - 338. SÁ, Jorge de. A crônica. São Paulo: Ática, 1985. TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Trad. Lólio Lourenço de Oliveira. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 3, set./dez. 2005, p. 443-466. TUZINO, Yolanda. Crônica: uma interseção entre jornalismo e literatura. Universidade Estadual de Ponta Grossa, 2009.por
dc.subject.cnpqLetraspor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/71143/2020%20-%20Danielle%20Machado%20de%20Carvalho%20de%20Souza.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6085
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2022-10-21T18:08:18Z No. of bitstreams: 1 2020 - Danielle Machado de Carvalho de Souza.pdf: 2655842 bytes, checksum: 1c3a0d5e1af0a3675837e1afaae2e7c9 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2022-10-21T18:08:18Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Danielle Machado de Carvalho de Souza.pdf: 2655842 bytes, checksum: 1c3a0d5e1af0a3675837e1afaae2e7c9 (MD5) Previous issue date: 2020-06-04eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2020 - Danielle Machado de Carvalho de Souza.pdf2.59 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.