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Tipo do documento: Dissertação
Título: Diga-me a quem você se refere e eu direi quem é: um estudo sobre o discurso direto e indireto na construção da referenciação em narrativas no ensino fundamental
Título(s) alternativo(s): Tell me who you refer to and I’ll tell you who this person is: a study on direct and indirect speech to construct referencing in narratives at the elementary school
Autor(es): Souza, Danielle Machado de Carvalho de
Orientador(a): Costa, Wagner Alexandre dos Santos
Primeiro membro da banca: Costa, Wagner Alexandre dos Santos
Segundo membro da banca: Roxo, Maria do Rosário da Silva
Terceiro membro da banca: Silveira, Rodrigo Carvalho da
Palavras-chave: Tipos de discurso;Referenciação;Gêneros textuais;Types of discourse;Referencing;Writing Genres
Área(s) do CNPq: Letras
Idioma: por
Data do documento: 4-Jun-2020
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citação: SOUZA, Danielle Machado de Carvalho de. Diga-me a quem você se refere e eu direi quem é: um estudo sobre o discurso direto e indireto na construção da referenciação em narrativas no ensino fundamental. 2020. 122 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2020.
Resumo: Para esta pesquisa foram observadas dificuldades no que tange alguns aspectos dos processos de leitura e de escrita de alunos das séries iniciais do ensino fundamental II de uma escola pública do Rio de Janeiro. A partir disso, fez-se um recorte dessa problemática e optou-se por um estudo que analisasse em que medida a relação entre a referenciação e a identificação e produção de tipos de discurso – dentro de narrativas do gênero crônica com turmas do 6° e 7° anos – pode influenciar no desenvolvimento da competência comunicativa desses discentes. Além de refletir sobre de que modo os estudantes constroem sentidos por meio dessa associação em textos na sala de aula de Língua Portuguesa. Como aporte teórico foram eleitos os estudos sobre gêneros textuais, crônica e processos referenciais de grandes teóricos, como Michael Bakhtin, Luiz Antônio Marcuschi e Ingedore Koch, entre outros. Além do modelo de pesquisa-ação nos procedimentos metodológicos de David Tripp, e de sequência didática de Dolz, Schneuwly e Noverraz na mediação pedagógica, em busca de possíveis atenuantes para os entraves investigados.
Abstract: This research aims at observing difficulties concerning some reading and writing aspects students from public elementary schools face in Rio de Janeiro. From this perspective, it was important to dissect this issue and analyse the extent to which the relation between referencing and identification as well as types of discourse production can have any influence on students’ communicative competence (regarding Brazilian 6th and 7th grades’ studying of short stories). Furthermore, the point is to reflect on how pupils construct meaning through association, when dealing with texts in Portuguese classes. Great scholars such as Michael Bakhtin, Luiz Antônio Marcuschi, Ingedore Koch and others were major reference points in writing genres, short stories and referencing processes. Moreover, models of David Tripp’s Action research methodology procedures, Dolz’s didactic sequencing and Schneuwly and Noverraz’s pedagogical mediation were taken into consideration in the pursuit of reducing the obstacles mentioned above.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15471
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Letras

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