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dc.contributor.authorOliveira, Cristina Lúcia de
dc.date.accessioned2023-12-22T03:17:51Z-
dc.date.available2023-12-22T03:17:51Z-
dc.date.issued2020-08-27
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Cristina Lúcia de. A voz dos muros em uma análise discursiva: a pichação como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento da leitura. 2020. 194 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15472-
dc.description.abstractO presente trabalho partiu da busca por práticas que auxiliem de maneira efetiva a formação do sujeito-leitor. Apresenta o desenvolvimento, aplicação e análise de uma proposta de intervenção pedagógica para a reflexão em ensino-aprendizagem de leitura e escrita no ano final do Ensino Fundamental na Educação de Jovens e Adultos. Fundamentada no aporte teórico da Análise do Discurso de linha francesa, a proposta desenvolve um conjunto de atividades voltadas a práticas de leitura vivenciadas no espaço urbano de Volta Redonda/RJ, local da pesquisa, do gênero discursivo pichação, e, como forma de registro dessas leituras, a escrita de comentários para a publicação em um blog coletivo da turma. A seleção do gênero pichação visa contribuir para a ampliação das possibilidades de leitura em sala de aula, frequentemente, limitadas aos manuais didáticos e distanciadas do cotidiano do aluno, assim como a temática abordada acerca das problemáticas locais pretende estimular o exercício da cidadania em uma prática social crítica e efetiva. Para tanto, o trabalho se apoia em uma metodologia de natureza qualitativa referida por Bortoni-Ricardo (2008), nos moldes da pesquisa-ação, de acordo com Barbier (2002). O suporte teórico é alicerçado na Análise do Discurso com as contribuições de Pêcheux (1995), Orlandi (2001, 2009, 2012, 2015, 2017), Brandão (2004), Indursky (2007, 2010, 2017) e Lagazzi-Rodrigues (2017). E ainda nos estudos acerca dos gêneros do discurso de Bakthin (2016), e estudos de Freire (1982), com sua proposta político-pedagógica. Para a análise de resultados, foram observados os gestos interpretativos no registro de cinco etapas de atividades realizadas, a fim de compreender os modos de produção de sentido e ampliar as habilidades discursivas no estudo do texto.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectInterpretaçãopor
dc.subjectEfeitos de sentidopor
dc.subjectPichaçãopor
dc.subjectReadingpor
dc.subjectInterpretation.por
dc.subjectSense effectspor
dc.subjectGraffitipor
dc.titleA voz dos muros em uma análise discursiva: a pichação como ferramenta pedagógica para o desenvolvimento da leiturapor
dc.title.alternativeThe voice of the walls in a discursive analysis: graffiti as pedagogical tool for the development of the readingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work aims to search for actions that provide support in effective way to the formation of the subject-reader. It presents the development, application and analysis of a pedagogical intervention proposal for the reflection in teaching and learning of reading and writing in the final year of basic education in Youth and Adult Education course. Based on the theoretical contribution of the studies of French Speech Discourse Analysis, the proposal develops a set of activities linked to the reading actions experienced in the Volta Redonda/RJ urban area, where the research on discoursive genre graffiti took place, and, to register these readings, were reported commentaries to publication in the group collective blog. The selected genre aims to contribute to the growth of the classroom reading possibilities, frequently, limited to didactic guides and distanced from student's everyday life, as the discussed local set of problems theme intends to encourage the exercise of citizenship in a critical and effective social practice. Therefore, the work is based on a qualitative nature methodology referred by Bortoni-Ricardo (2008), along the lines of action research, according to Barbier (2002). The theoretical support is based on Discourse Analysis with Pêcheux (1995), Orlandi (2001, 2009, 2012, 2015, 2017), Brandão (2004), Indursky (2007, 2010, 2017) and Lagazzi-Rodrigues (2017) contributions. Added to Bakthin (2016) and the political pedagogical analysis of FREIRE (1982), concerning to the discourse gender study. To results analysis, the interpretative gestures found at the report of the five stages of the realized activities were observed, to understand the ways of sense producing and to increase the discursive skills at the text study.eng
dc.contributor.advisor1Fonseca, Rívia Silveira
dc.contributor.advisor1ID036.938.777-50por
dc.contributor.referee1Fonseca, Rívia Silveira
dc.contributor.referee2Rodrigues, Andréa
dc.contributor.referee3Costa, Wagner Alexandre dos Santos
dc.creator.ID109.016.377-00por
dc.creator.IDhttps://orcid.org/0000-0002-0857-0441por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0328724005513763por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
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