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dc.contributor.authorSilva, Erika Romana Lacerda Barbosa da
dc.date.accessioned2023-12-22T03:17:53Z-
dc.date.available2023-12-22T03:17:53Z-
dc.date.issued2020-09-02
dc.identifier.citationSILVA, Erika Romana Lacerda Barbosa da. A fábula como um elemento didático na formação leitora e na produção escrita de educandos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção. 2020. 167 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15474-
dc.description.abstractO presente trabalho desenvolveu uma proposta de intervenção didática, com objetivo de aumentar a qualidade da leitura e da escrita de educandos do Ensino Fundamental, a partir da concepção de ensino–aprendizagem sociointeracionista. O gênero discursivo, escolhido como elemento facilitador para a execução deste trabalho, foi a fábula, pois ela é narrativa, objetiva, concisa, alegórica e traz, em si, o elemento moral muito importante para o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo dos educandos, sobretudo, para os que vivem em uma região constantemente atingida por diversos tipos de violência. Este trabalho, portanto, investe em uma diferenciada sequência didática, voltada para educandos do Ensino Fundamental, especialmente para os do 7º ano.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLeiturapor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectFábulapor
dc.subjectMoralpor
dc.subjectLetramentopor
dc.subjectReadingpor
dc.subjectWritingpor
dc.subjectFablepor
dc.subjectLiteracypor
dc.titleA fábula como um elemento didático na formação leitora e na produção escrita de educandos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervençãopor
dc.title.alternativeThe fable as a didactic element in reading training and in the written production of elementary school students: one intervention proposaleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis research develop a didactic intervention proposal, with the objective of increasing the quality of reading and writing of elementary school students, based on the concept of sociointeractionist teaching-learning. The discursive genre, chosen as a facilitating element for the execution of this work, was the fable, because it is narrative, concise, allegorical objective and brings, in itself, the very important moral element for the development of students' critical-reflective thinking, especially, for those who live in a region constantly affected by different types of violence. This paper, therefore, invests in a different didactic sequence aimed at elementary school students, especially for 7th grade students.eng
dc.contributor.advisor1Queiroz, Mário César Newman de
dc.contributor.advisor1ID720.668.907-82por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5033309672016894por
dc.contributor.referee1Queiroz, Mário César Newman de
dc.contributor.referee2Roxo, Maria do Rosário da Silva
dc.contributor.referee3Botelho, José Mario
dc.creator.ID083.741.647-78por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9823633593294387por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
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dc.subject.cnpqEducaçãopor
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