Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15474
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Erika Romana Lacerda Barbosa da | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:17:53Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:17:53Z | - |
dc.date.issued | 2020-09-02 | |
dc.identifier.citation | SILVA, Erika Romana Lacerda Barbosa da. A fábula como um elemento didático na formação leitora e na produção escrita de educandos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção. 2020. 167 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15474 | - |
dc.description.abstract | O presente trabalho desenvolveu uma proposta de intervenção didática, com objetivo de aumentar a qualidade da leitura e da escrita de educandos do Ensino Fundamental, a partir da concepção de ensino–aprendizagem sociointeracionista. O gênero discursivo, escolhido como elemento facilitador para a execução deste trabalho, foi a fábula, pois ela é narrativa, objetiva, concisa, alegórica e traz, em si, o elemento moral muito importante para o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo dos educandos, sobretudo, para os que vivem em uma região constantemente atingida por diversos tipos de violência. Este trabalho, portanto, investe em uma diferenciada sequência didática, voltada para educandos do Ensino Fundamental, especialmente para os do 7º ano. | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Escrita | por |
dc.subject | Fábula | por |
dc.subject | Moral | por |
dc.subject | Letramento | por |
dc.subject | Reading | por |
dc.subject | Writing | por |
dc.subject | Fable | por |
dc.subject | Literacy | por |
dc.title | A fábula como um elemento didático na formação leitora e na produção escrita de educandos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção | por |
dc.title.alternative | The fable as a didactic element in reading training and in the written production of elementary school students: one intervention proposal | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This research develop a didactic intervention proposal, with the objective of increasing the quality of reading and writing of elementary school students, based on the concept of sociointeractionist teaching-learning. The discursive genre, chosen as a facilitating element for the execution of this work, was the fable, because it is narrative, concise, allegorical objective and brings, in itself, the very important moral element for the development of students' critical-reflective thinking, especially, for those who live in a region constantly affected by different types of violence. This paper, therefore, invests in a different didactic sequence aimed at elementary school students, especially for 7th grade students. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Queiroz, Mário César Newman de | |
dc.contributor.advisor1ID | 720.668.907-82 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5033309672016894 | por |
dc.contributor.referee1 | Queiroz, Mário César Newman de | |
dc.contributor.referee2 | Roxo, Maria do Rosário da Silva | |
dc.contributor.referee3 | Botelho, José Mario | |
dc.creator.ID | 083.741.647-78 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/9823633593294387 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.relation.references | AGUIAR, V. T. “O leitor competente à luz da teoria da literatura”. In: Revista Tempo Brasileiro, Rio de Janeiro, v. 124, v. 5/6, p. 23-34, jan/mar. 1996. ALVES, J. C. S. Baixada Fluminense: a violência na construção do poder. Tese (Tese em Sociologia) – USP. São Paulo, 1998. ANTUNES, I. Aulas de português: encontro e interação. São Paulo: Parábola, 2003. ______.Textualidade: noções básicas e implicações pedagógicas. São Paulo: Parábola, 2017. ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Trad. de Torrieri Guimarães. 5. ed. São Paulo: Martin Claret, 2011. BAKHTHIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. Trad. de Paulo Bezerra. São Paulo: Editora 34, 2016. BRAGANÇA Jr, Álvaro Alfredo. “Os animais na boca do povo – estudo dos provérbios na Idade Média”. In: Anais do II CLUERJ-SG. Rio de Janeiro: Botelho, 2005. http://www.filologia.org.br/cluerj-sg/anais/ii/completos/comunicacoes/alvaroalfredobragancajunior.pdf ______. Literatura e História Enquanto Discursos sobre o Real no Baixo Medievo Germanófono: Algumas Palavras. https://www.academia.edu/4996750/REFLEX%C3%95ES_SOBRE_A_UTILIZA%C3%87%C3%83O_DE_ANIMAIS_EM_PROV%C3%89RBIOS_NA_LATINIDADE_MEDIEVAL BRASIL, Ministério da Educação. LEI Nº 9.394, de e 20 de dezembro de 1996, Diretrizes e bases da educação nacional – LDB, Brasília, DF, dez 2019. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Leis/L9394.htm ______.Diretrizes Curriculares para o Ensino Fundamental. Brasília, DF, dez 2019. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/cne/arquivos/pdf/1998/pceb004_98.pdf ______. Parâmetros Curriculares Nacionais – PCN. Brasília, DF, 1999. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/portugues.pdf (PCN, 1999, p. 89) ______. RESOLUÇÃO Nº 7, de 14 de dezembro de 2010. Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Básica. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=5062-parecercne-seb7-2010&Itemid=30192 (CNE, 2010, p.22) ______. LEI Nº 13.005, de 25 de junho de 2014. Plano Nacional de Educação – PNE, Brasília, DF, dez 2019. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2014/lei/l13005.htm ______. Base Nacional Comum Curricular – BNCC. 3 versão. Brasília, DF, 2017. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf(BNCC, 2017, p.65) BETTELHEIM, B. A psicanálise dos contos de fadas. Trad. de Arlene Caetano. 21. ed. revista. São Paulo: Paz e Terra, 2007. BOTELHO, José M. “A importância dos animais nas fábulas de Aviano, como metáforas das atitudes humanas”. In: Anais do IV CLUERJ-SG, Ano 4, n.3, 2007. ______. Oralidade e escrita sob a perspectiva do letramento. Jundiaí: Paco Editorial, 2012. BUSATTO, Cléo. Contar e encantar: pequenos segredos da narrativa. Rio de Janeiro: Vozes, 2012. CÂNDIDO, A. “O direito à literatura”. In: LIMA, Aldo de (Org.). O direito à literatura. Recife: UFPE. 2012. p. 14-40 COLOMER, Teresa. Andar entre livros: a leitura literária na escola. Trad. de Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2007. ______. A formação do leitor literário. Trad. de Laura Sandroni. São Paulo: Global, 2003. DEZOTTI, Maria C. C. (Org.). A tradição da fábula: de Esopo a La Fontaine. São Paulo: Unesp, 2018. DIONÍSIO, A. P. Multimodalidade e leituras: funcionamento cognitivo, recursos semióticos, convenções visuais. Recife: Pipa Comunicações, 2014. DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernardo. Gêneros orais e escritos na escola. Trad. de Roxane Rojo e Glaís Sales Cordeiro. 3. ed. São Paulo: Mercado de Letras, 2004. DUARTE, A. Esopo: fábulas completas. Trad. de Maria Celeste Consolin Dezotti. São Paulo: Cosac Naify, 2013. FERREIRO, E. Cultura escrita e educação: conversas de Emilia Ferreiro com José Antonio Castorina, Daniel Goldin e Rosa Maria Torres. Trad. de Ernani Rosa. Porto Alegre: ARTEMED, 2001. GARCIA, Othon M. Comunicação em prosa moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar. 27. ed. Rio de Janeiro: FGV, 2010. GERALDI, J. W. (Org.). O texto na sala de aula. São Paulo: Ática, 2011. KATO, M. A. No mundo da escrita: uma perspectiva psicolinguística. 3. ed. São Paulo: Ática, 1990. KOCH, I.; ELIAS, V. M. Ler e escrever: estratégias de produção textual. São Paulo: Contexto, 2017. ______. Ler e compreender: os sentidos do texto. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2018. LA FONTAINE, Jean de. Fábulas selecionadas de La Fontaine. Trad. de Leonardo Fróes. São Paulo: Cosac Naify, 2013. LEITE, Ivana A. Fábulas de Esopo. Coleção Recontar. São Paulo: Escala Educacional, 2004. MARCUSCHI, L. A. Produção Textual: análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola, 2008. ______. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. 10. ed. São Paulo: Cortez, 2010. MARINHO, L. A. F. Uma conversa com as fábulas de Fedro. Tese (Tese em Letras) – UFRJ. Rio de Janeiro, 2016. http://www.posclassicas.letras.ufrj.br/images/Cursos/Td/teses/2016/Tese%20Luciana%20Ant%C3%B4nia%202016.pdf MARTINS, Maria Helena. O que é leitura. São Paulo: Brasiliense, 2012. PINTO, Ciça A. Livro dos provérbios, ditados, ditos e anexins. São Paulo: Senac, 2000. PORTELLA, O. O. A Fábula. In: Revista Letras, Curitiba, 1983. QUEIROZ, M. C. N. “Formação literária continuada: uma questão de singularização, uma questão de saúde”. In: PEREIRA, I. B. e DANTAS, A. V. (Orgs). Estudos de politecnia e saúde. v. 3/. Rio de Janeiro: EPSJV, 2009. p. 197-219 ROCHA, Ruth; ROTH, Otávio. Declaração universal dos direitos humanos. São Paulo: Salamandra, 1988. ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola, 2009 ______; MOURA, Eduardo. (Org.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012. ______; BARBOSA, J. Hipermodernidade, multiletramento e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola, 2015 RUIZ, Eliana D. Como corrigir redações na escola: uma proposta textual-interativa. São Paulo: Contexto, 2018. SANTOS, I. A fábula na literatura brasileira (de Anastácio a Millôr, incluindo Coelho Neto e Monteiro Lobato). Dissertação (Mestrado em Literatura) – Universidade Federal de Santa Catarina. Florianópolis, 2001. SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2017. ______. Alfabetização e Letramento. 7. ed. São Paulo: Contexto, 2018. SOLÉ, Isabel. Estratégias de Leitura. Trad. de Cláudia Schilling. 6. ed. Porto Alegre: Penso, 1998. SOUSA, Manuel A. de. “A fábula antiga”. In: Calíope, n. 10, Dez/2001. p. 68-87. TFOUNI, L. V. Adultos não alfabetizados: O avesso do avesso. São Paulo: Pontes, 1988. THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez, 1985. VIEIRA, A. T. B. “Aviano: uma nova perspectiva para as fábulas latinas”. In: Calíope, n. 11, Dez/2003. p. 51-61. *** Links consultados: *** http://ideb.inep.gov.br/resultado/. Acesso em 25/11/2018. https://veja.abril.com.br/educacao/tres-em-cada-dez-sao-analfabetos-funcionais-no-pais-mostra-estudo/. Acesso em 25/11/2018. http://wikimapia.org/#lang=pt&lat=-22.750914&lon=-43.397391&z=16&m=w&search=ciep%20374. Acesso em 30/11/2018. http://www.educacenso.inep.gov.br/censobasico/#/. Acesso em 30/11/2018. http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/relatorio_institucional/180614_atlas_2018_retratos_dos_municipios.pdf. Acesso em 30/11/2018. http://www.ipea.gov.br/portal/images/stories/PDFs/relatorio_institucional/180604_atlas_da_violencia_2018.pdf. Acesso em 30/11/2018. http://www.isp.rj.gov.br/. Acesso em 30/11/2018. https://extra.globo.com/noticias/educacao/baixada-fluminense-tem-os-piores-indices-de-aprendizagem-do-estado-23051862.html. Acesso em 30/11/2018. https://sidra.ibge.gov.br. Acesso em 30/11/2018. | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/71029/2020%20-%20Erika%20Romana%20Lacerda%20Barbosa%20da%20Silva.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6061 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2022-10-13T19:10:49Z No. of bitstreams: 1 2020 - Erika Romana Lacerda Barbosa da Silva.pdf: 15573772 bytes, checksum: c6a2cc3c5836f245ae7d054d2022bcf9 (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2022-10-13T19:10:49Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Erika Romana Lacerda Barbosa da Silva.pdf: 15573772 bytes, checksum: c6a2cc3c5836f245ae7d054d2022bcf9 (MD5) Previous issue date: 2020-09-02 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Letras |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020 - Erika Romana Lacerda Barbosa da Silva.pdf | 15.21 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.