Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15474
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | A fábula como um elemento didático na formação leitora e na produção escrita de educandos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção |
Título(s) alternativo(s): | The fable as a didactic element in reading training and in the written production of elementary school students: one intervention proposal |
Autor(es): | Silva, Erika Romana Lacerda Barbosa da |
Orientador(a): | Queiroz, Mário César Newman de |
Primeiro membro da banca: | Queiroz, Mário César Newman de |
Segundo membro da banca: | Roxo, Maria do Rosário da Silva |
Terceiro membro da banca: | Botelho, José Mario |
Palavras-chave: | Leitura;Escrita;Fábula;Moral;Letramento;Reading;Writing;Fable;Literacy |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Data do documento: | 2-Set-2020 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citação: | SILVA, Erika Romana Lacerda Barbosa da. A fábula como um elemento didático na formação leitora e na produção escrita de educandos do Ensino Fundamental: uma proposta de intervenção. 2020. 167 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020. |
Resumo: | O presente trabalho desenvolveu uma proposta de intervenção didática, com objetivo de aumentar a qualidade da leitura e da escrita de educandos do Ensino Fundamental, a partir da concepção de ensino–aprendizagem sociointeracionista. O gênero discursivo, escolhido como elemento facilitador para a execução deste trabalho, foi a fábula, pois ela é narrativa, objetiva, concisa, alegórica e traz, em si, o elemento moral muito importante para o desenvolvimento do pensamento crítico-reflexivo dos educandos, sobretudo, para os que vivem em uma região constantemente atingida por diversos tipos de violência. Este trabalho, portanto, investe em uma diferenciada sequência didática, voltada para educandos do Ensino Fundamental, especialmente para os do 7º ano. |
Abstract: | This research develop a didactic intervention proposal, with the objective of increasing the quality of reading and writing of elementary school students, based on the concept of sociointeractionist teaching-learning. The discursive genre, chosen as a facilitating element for the execution of this work, was the fable, because it is narrative, concise, allegorical objective and brings, in itself, the very important moral element for the development of students' critical-reflective thinking, especially, for those who live in a region constantly affected by different types of violence. This paper, therefore, invests in a different didactic sequence aimed at elementary school students, especially for 7th grade students. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15474 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Letras |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020 - Erika Romana Lacerda Barbosa da Silva.pdf | 15.21 MB | Adobe PDF | Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.