Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15477
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorOliveira, Patrícia Gomes de
dc.date.accessioned2023-12-22T03:17:55Z-
dc.date.available2023-12-22T03:17:55Z-
dc.date.issued2015-12-08
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Patrícia Gomes de. Mediação didático-pedagógica para o estudo do vocábulo então no ensino fundamental. 2015. 104 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2015.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15477-
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo propiciar ao aluno refletir acerca do uso do então e, portanto, direciona-se aos discentes do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Itaboraí, estado do Rio de Janeiro. Para tanto, partiu-se de estudos linguísticos sobre tal elemento linguístico, principalmente os de gramaticalização, destacando-se as pesquisas de Martelotta (1996, 2004), Rodrigues (2009, 2015). Buscou-se ainda verificar como os professores e os livros didáticos consideram o então. Para esse objetivo ser alcançado, em relação ao primeiro segmento, foi desenvolvido um teste de crenças e atitudes; para o segundo, uma análise qualitativa da descrição dessa palavra e das atividades propostas. No que se refere ao comportamento dos alunos, procedeu-se a uma análise, também qualitativa, dos textos produzidos por eles. Foi dedicada uma parte para os pressupostos teórico-metodológicos que embasam a mediação. Sustentamos nossa proposta em uma abordagem linguística: a dos Contínuos (Bortoni-Ricardo, 2004), com ênfase no contínuo oralidade-letramento, e em uma teoria pedagógica: a de base colaborativa (Behrens, Moran e Masetto, 2013).por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstudo e uso do entãopor
dc.subjectTeoria dos contínuospor
dc.subjectEnsino colaborativopor
dc.subjectStudy and use of ‘theneng
dc.subjectContinuous theoryeng
dc.subjectCollaborative teachingeng
dc.titleMediação didático-pedagógica para o estudo do vocábulo então no ensino fundamentalpor
dc.title.alternativeDidactic-pedagogic mediation for the study of the term “then” in elementary schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis study aims to develop a proposal for didactic-pedagogical mediation, on a collaborative basis, for the study and use of the word “then”. Indeed, it is targeted at ninth-grade, middle school students of a public school in the city of Itaboraí, state of Rio de Janeiro. This study is based on linguistic studies about the use of “then”, mainly the ones about grammaticalization (e.g. Martelotta, 1996, 2004 ; Rodrigues, 2009, 2015). In addition, it investigated how the word “then” is used by teachers and textbooks. In order to accomplish the aim of this study, a ‘belief and attitude’ test was developed, and, with respect to the manner the word “then” is used, this study carried out a qualitative analysis of how “then” is described and of the proposed activities. In regards to the students’ behaviour, this study also performed a qualitative analysis of the texts produced by the students. Furthermore, part of this study was dedicated to the theoretical and methodological assumptions that support mediation. Our proposal is grounded on a linguistic approach: the continuous one (Bortoni-Ricardo, 2004), with emphasis on continuous orality-literacy, as well as on the pedagogical theory of collaborative basis (Behrens, 2013).eng
dc.contributor.advisor1Santos, Angela Marina Bravin dos
dc.contributor.advisor1ID010.523.717-52por
dc.contributor.referee1Santos, Angela Marina Bravin dos
dc.contributor.referee2Rodrigues, Fernanda Costa Demier
dc.contributor.referee3Ribeiro, Roza Maria Palomanes
dc.creator.ID071.104.547-07por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6556435284582137por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Humanas e Sociaispor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.relation.referencesBAKHTIN, M. Os gêneros do discurso. In: Estética da Criação Verbal. 4ª Ed. Tradução: Paulo Bezerra. 4.ed. São Paulo: Martins Fontes, [1979] 2003. BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais: língua portuguesa. Brasília, 1997. BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004. CASTILHO, Ataliba Teixeira de. A língua falada no ensino de português. São Paulo: Contexto, 2004. CEREJA, William Roberto Cereja; MAGALHÃES, Thereza Cochar. Português: Linguagens, 8º ano: língua portuguesa. São Paulo: Saraiva, 2012. CYRANKA, Lúcia F. Mendonça. Atitudes linguísticas de alunos de escolas públicas de Juiz de Fora–MG.2007. Tese (Doutorado em Linguística). Instituto de Letras, Universidade Federal Fluminense, Niterói. 2007. FARACO, Carlos Emílio; MOURA, Francisco Marto de. Português nos dias de hoje, 8º ano. São Paulo: Leya, 2012. FERREIRA, Hugo Monteiro. Sucesso sistema de ensino: língua portuguesa: 8º ano do ensino fundamental em nove anos. Recife: Prazer de Ler, 2008. MARCHETTI, Greta; STRECKER, Heidi; CLETO, Mirella L. Para viver juntos: português, 9º ano: ensino fundamental. São Paulo: Edições SM, 2009. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2010. MARTELOTTA, Mário Eduardo. VOTRE, Sebastião Josué. CEZARIO, Maria Maura. Gramaticalização no português do Brasil: uma abordagem funcional. Rio de Janeiro, Tempo Brasileiro, UFRJ, Departamento de Linguística e Filologia, 1996. MARTELOTTA, M. Operadores argumentativos e marcadores discursivos. In: VOTRE, S.; CEZARIO, M. & MARTELOTTA, M. (org.) Gramaticalização. Rio de Janeiro: Faculdade de Letras/UFRJ, 2004. MORAN, José Manuel; MASETTO, Marcos T.; BEHRENS, Marilda Aparecida. Novas tecnologias e mediação pedagógica. São Paulo: Papirus, 2013. OLIVEIRA, Tania Amaral; SILVA, Elizabeth Gaviolli de Oliveira; SILVA, Cícero de Oliveira; ARAÚJO, Lucy Aparecida Melo. Tecendo linguagens – Língua Portuguesa 9º ano. São Paulo: IBEP, 2012. PEZATTI, Erotilde Goreti. O advérbio então já se gramaticalizou como conjunção? Delta v. 17 n. 1. São Paulo: 2001. RIO DE JANEIRO. Currículo Mínimo – Língua portuguesa e literatura. Rio de Janeiro, 2012. RODRIGUES, Fernanda Costa Demier. Padrões de uso e gramaticalização de agora e então. Tese (Doutorado) – Universidade Federal Fluminense, Instituto de Letras, 2009. RODRIGUES, Fernanda Costa Demier. Cadernos do CNLF, Série X, Número 11 (páginas 09-20). Rio de Janeiro: 2015. Disponível em: ww.filologia.org.br/xcnlf/15/01.htm ROJO, Roxane; BATISTA, Antônio Augusto Gomes. (Org.). Livro didático de língua portuguesa, letramento e cultura da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 2003. ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. Parábola, São Paulo, 2009. SIMÕES, Márcia De Benedetto Aguiar; SANTOS, Maria Inês Candido dos. Textos & linguagens, 7ª série. São Paulo: Escala Educacional, 2005. TERRA, Ernani; CAVALLETE, Floriana Toscano. Projeto Radix: português, 8ª série. São Paulo: Scipione, 2005. TRAVAGLIA, Luiz Carlos; ROCHA, Maura Alves de Freitas; ARRUDA-FERNANDES, Vania Maria Bernardes. A aventura da linguagem, 9º ano. Belo Horizonte: Dimensão, 2012.por
dc.subject.cnpqLetraspor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/71199/2015%20-%20Patr%c3%adcia%20Gomes%20De%20Oliveira.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6098
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2022-12-03T18:44:28Z No. of bitstreams: 1 2015 - Patrícia Gomes De Oliveira.pdf: 6971976 bytes, checksum: 42e52c4e40f058ea4cbf165de68f3e6b (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2022-12-03T18:44:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015 - Patrícia Gomes De Oliveira.pdf: 6971976 bytes, checksum: 42e52c4e40f058ea4cbf165de68f3e6b (MD5) Previous issue date: 2015-12-08eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Patrícia Gomes De Oliveira.pdf6.81 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.