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Tipo do documento: Dissertação
Título: Mediação didático-pedagógica para o estudo do vocábulo então no ensino fundamental
Otros títulos: Didactic-pedagogic mediation for the study of the term “then” in elementary school
Autor: Oliveira, Patrícia Gomes de
Orientador(a): Santos, Angela Marina Bravin dos
Primeiro membro da banca: Santos, Angela Marina Bravin dos
Segundo membro da banca: Rodrigues, Fernanda Costa Demier
Terceiro membro da banca: Ribeiro, Roza Maria Palomanes
Palabras clave: Estudo e uso do então;Teoria dos contínuos;Ensino colaborativo;Study and use of ‘then;Continuous theory;Collaborative teaching
Área(s) do CNPq: Letras
Idioma: por
Fecha de publicación: 8-dic-2015
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citación: OLIVEIRA, Patrícia Gomes de. Mediação didático-pedagógica para o estudo do vocábulo então no ensino fundamental. 2015. 104 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2015.
Resumen: O presente trabalho tem como objetivo propiciar ao aluno refletir acerca do uso do então e, portanto, direciona-se aos discentes do nono ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do município de Itaboraí, estado do Rio de Janeiro. Para tanto, partiu-se de estudos linguísticos sobre tal elemento linguístico, principalmente os de gramaticalização, destacando-se as pesquisas de Martelotta (1996, 2004), Rodrigues (2009, 2015). Buscou-se ainda verificar como os professores e os livros didáticos consideram o então. Para esse objetivo ser alcançado, em relação ao primeiro segmento, foi desenvolvido um teste de crenças e atitudes; para o segundo, uma análise qualitativa da descrição dessa palavra e das atividades propostas. No que se refere ao comportamento dos alunos, procedeu-se a uma análise, também qualitativa, dos textos produzidos por eles. Foi dedicada uma parte para os pressupostos teórico-metodológicos que embasam a mediação. Sustentamos nossa proposta em uma abordagem linguística: a dos Contínuos (Bortoni-Ricardo, 2004), com ênfase no contínuo oralidade-letramento, e em uma teoria pedagógica: a de base colaborativa (Behrens, Moran e Masetto, 2013).
Abstract: This study aims to develop a proposal for didactic-pedagogical mediation, on a collaborative basis, for the study and use of the word “then”. Indeed, it is targeted at ninth-grade, middle school students of a public school in the city of Itaboraí, state of Rio de Janeiro. This study is based on linguistic studies about the use of “then”, mainly the ones about grammaticalization (e.g. Martelotta, 1996, 2004 ; Rodrigues, 2009, 2015). In addition, it investigated how the word “then” is used by teachers and textbooks. In order to accomplish the aim of this study, a ‘belief and attitude’ test was developed, and, with respect to the manner the word “then” is used, this study carried out a qualitative analysis of how “then” is described and of the proposed activities. In regards to the students’ behaviour, this study also performed a qualitative analysis of the texts produced by the students. Furthermore, part of this study was dedicated to the theoretical and methodological assumptions that support mediation. Our proposal is grounded on a linguistic approach: the continuous one (Bortoni-Ricardo, 2004), with emphasis on continuous orality-literacy, as well as on the pedagogical theory of collaborative basis (Behrens, 2013).
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15477
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Letras

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