Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15479
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Silva, Gabriela da Costa | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:17:56Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:17:56Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-16 | |
dc.identifier.citation | Silva, Gabriela da Costa. Retextualização dos quadrinhos ao conto: uma proposta de mediação pedagógica utilizando estratégias metacognitivas. 2020. 200 f. (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15479 | - |
dc.description.abstract | Ler, escrever, compreender, interpretar e questionar, independente da época e das constantes evoluções tecnológicas, são atividades fundamentais na formação do indivíduo e a escola torna-se fundamental para a formação integral do estudante. Tendo em vista esta realidade, o objetivo desta pesquisa foi o de ampliar o letramento dos alunos a partir do trabalho com dois gêneros textuais: as histórias em quadrinhos e o conto, utilizando-se do processo de retextualização para o desenvolvimento da escrita, baseando-se nos estudos de Marcuschi (2005) e Dell’isola (2007) e de estratégias metacognitivas para a compreensão textual a partir dos escritos de Flavell (1979) e Brown (1982). Aplicou-se uma atividade diagnóstica aos alunos do nono ano, sujeitos desta pesquisa, que faziam parte de uma turma formada só por estudantes com defasagem idade-série numa escola localizada em Seropédica, município do Rio de Janeiro, e percebeu-se a dificuldade que apresentavam para entender o que acontecia na história, resultando em narrativas incoerentes, que destoavam do texto base. Elaborou-se, então, 09 atividades, sendo 03 voltadas para o uso da metacognição na interpretação textual e no reconhecimento da estrutura narrativa e 06 para o desenvolvimento da escrita e análise do texto para, por fim, realizar novamente o processo de retextualização na diagnose final. Percebeu-se a evolução dos alunos a cada etapa, constatada pelos mesmos por meio da aplicação de um questionário para que avaliassem se o trabalho realizado em sala havia sido satisfatório. Obteve-se, então, o retorno positivo por parte dos alunos, demonstrando a eficiência de se aplicar atividades com estratégias metacognitivas que visem à competência leitora. Ademais, utilizar a retextualização fez com que os alunos desenvolvessem a escrita e reconhecessem as estruturas dos diferentes gêneros. Portanto, assevera-se a importância de elaborar atividades eficientes de leitura e de escrita para mediar a relação entre os alunos e as diferentes formas de se trabalhar os gêneros textuais | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Retextualização | por |
dc.subject | Metacognição | por |
dc.subject | Leitura | por |
dc.subject | Produção textual | por |
dc.subject | Retextualization | eng |
dc.subject | Metacognition | eng |
dc.subject | Reading and textual | eng |
dc.subject | Production | eng |
dc.title | Retextualização dos quadrinhos ao conto: uma proposta de mediação pedagógica utilizando estratégias metacognitivas | por |
dc.title.alternative | Retextualization of comics to short stories: a proposal for pedagogical mediation using metacognitive strategies | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | Reading, writing, understanding, interpreting and questioning, regardless of the time and the constant technological developments, are fundamental activities in the formation of the individual and the school is the great holder of the integral formation of the student. In view of this reality, the objective of this research was to expand students’ literacy from working with two textual genres: comic books and short stories, using the retextualization process for the development of writing, based on from the studies by Marcuschi (2005) and Dell’isola (2007) and from metacognitive strategies for textual understanding based on the writings of Flavell (1979) and Brown (1982). A diagnostic activity was applied to the students of the ninth grade, subjects of this research, who were part of a group formed only by students with an age-grade lag from Seropedica’s school, in Rio de Janeiro, and it was noticed the difficulty they had to understand what was happening in the story, resulting in incoherent narratives that clashed with the base text. Then, 09 activities were elaborated, being 03 focused on the use of metacognition in textual interpretation and in the recognition of the narrative structure and 06 of writing and analysis of the text to finally carry out the process of retextualization in the final diagnosis. It was noticed the evolution of students at each stage, verified by them through the application of a questionnaire to assess whether the work done in the classroom had been satisfactory. Then, positive feedback was obtained from the students, demonstrating the efficiency of applying activities with metacognitive strategies aimed at reading competence. In addition, using retextualization made students develop writing and recognize the structures of different genres. Therefore, the importance of developing efficient reading and writing activities to mediate the relationship between students and the different ways of working with textual genres is emphasized | eng |
dc.contributor.advisor1 | Ribeiro, Roza Maria Palomanes | |
dc.contributor.advisor1ID | 807.960.287-53 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5459279679649835 | por |
dc.contributor.referee1 | Ribeiro, Roza Maria Palomanes | |
dc.contributor.referee1ID | 807.960.287-53 | por |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/5459279679649835 | por |
dc.contributor.referee2 | Pinto, Deise Cristina de Moraes | |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-5781-4852 | por |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/2271807321052820 | por |
dc.contributor.referee3 | Santos, . Angela Marina Bravin dos | |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/2154959414977382 | por |
dc.creator.ID | 059.107.057-09 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0182906192245829 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.relation.references | ABAURRE, Maria Luiza M.; ABAURRE, Maria Bernardes M. Produção de texto. São Paulo: Moderna, 2007. BARCELLOS, Ana Maria Ferreira. Cognição de professores e alunos: tendências recentes na pesquisa de crenças sobre ensino e aprendizagem de línguas. In.: BARCELLOS, A.M.F; VIEIRA-ABRAHÃO, M.H. (orgs.) Crenças e ensino de línguas: foco no professor, no aluno e na formação dos professores. Campinas: Pontes Editora, 2006, p. 15-42. BRASIL. Base nacional Comum Curricular. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso em: 08 janeiro 2020. BRASIL. Lei nº 9.394. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, 20 dez. 1996. Disponível em: <portal.mec.gov.br>. Acesso em: 12 dezembro 2019. BRASIL. Planos curriculares nacionais: Língua Portuguesa. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro02.pdf Acesso em: 19 dezembro 2019. BRAVIN, Angela Maria. Letramento escolar e linguagem em uso. In.: PALOMANES, Roza. (org.). Letramentos e multiletramentos na escola: teoria e práticas.Rio de Janeiro: Brasil Multicultural, 2018, p. 34-53. BROWN, Ann L. Center for the study of Reading.Champaign, Illinois, 1982. CAVALCANTE, Mônica; CUSTÓDIO Filho, Valdemar. Revisitando o estatuto do texto. Revista do GELNE, Piauí, v.12, n.2, 2010. COSTA, Elis Regina da. Compreendendo relações entre estratégias de aprendizagem e a ansiedade de alunos do ensino fundamental de Campinas. Psicologia: Reflexão e Crítica, Porto Alegre, v.17, n.01, 2004. DE LUCIA, Nelsi Lacon; HOCEVAR, Susana Ortega de. Cognición, metacognición y escritura. Revista Signos, Argentina, v.41, n.67, p. 231-255, jan. 2008. DELL’ISOLA, Regina Lúcia. Retextualização de gêneros escritos. Rio de Janeiro: Lucerna, 2007. EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial. 3. ed. São Paulo: Martins Fontes,1999. FLAVELL, John H. Metacognition and Cognitive monitoring: a new area of Cognitive Developmental Inquiry, American Psychological, USA, v. 34, n.10, p. 906-911, october 1979. FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia. São Paulo: Paz e Terra, 1996. G1.com. Como tirar o Brasil dos últimos lugares no ranking de educação? Disponível em: https://g1.globo.com/mato-grosso-do-sul/especial-publicitario/eleva-educacao/noticia/como- 149 tirar-o-brasil-dos-ultimos-lugares-no-ranking-de-educacao.ghtml. Acesso em 12 dezembro 2019. GEHRARDT, Ana Flávia Lopes Magela. Teoria e conceitos na linguística cognitiva (in) compreensões, Cad. Est. Ling.,Campinas, v. 45, p. 21-32, jul./dez. 2003. GEHRARDT, _____________; VARGAS, Diego da Silva. A pesquisa em cognição e as atividades escolares de leitura. Trab.Ling.Aplic., Campinas, v. 49, n.1, p. 145-166, jan./jun. 2010. GEHRARDT, Tatiana Engel; SILVEIRA, Denise Tolfo (orgs.). Métodos de pesquisa. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2009. GOTLIB, Nádia Battela. Teoria do conto. São Paulo: Editora Ática, 1985. GUEDES, Gisele Gomes. Retextualização do conto mitológico à notícia: uma estratégia para o ensino da escrita. In.: PALOMANES, Roza. (org.). Letramentos e multiletramentos na escola: teoria e práticas. Rio de Janeiro: Brasil Multicultural, 2018, p.104-123. HANKS, Willian F. Língua como prática social: das relações entre língua, cultura e sociedade a partir de Bourdieu e Bakhtin. São Paulo: Cortez, 2008. HODGES, Luciana Vasconcelos dos Santos Dantas; NOBRE, Alena Pimentel Mello Cabral. O uso de estratégias metacognitivas como suporte à compreensão textual. Revista Eletrônica de Educação, Pernambuco, v. 6, n.2, p. 476-490, nov.2012. HOUAISS, Antônio; VILLAR, Mauro de Salles. Minidicionário da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2004. ILLERIS, Knud. Teorias contemporâneas da aprendizagem. Tradução: Ronaldo Cataldo Costa. Porto Alegre: Penso, 2013. JOU, Graciela Inchausti de; SPERB, Tania Mara. A metacognição como estratégia reguladora da aprendizagem. Psicologia: reflexão e crítica, Porto Alegre, v. 19, n.2, p. 177-185, 2006. KLEIMAN, Angela. Os significados do letramento: uma nova perspectiva sobre a prática social da escrita. Campinas: Mercado de Letras, 1995 LEFFA, Vilson J. Aspectos da leitura. Porto Alegre: Sagra- DC Luzzatto, 1996. MARCONDES, Danilo. Textos básicos de linguagem: de Platão a Foucault. Rio de Janeiro: Jorge Zahar ed., 2009. MARCUSCHI, L. A. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo: Cortez, 2005. ______________, Luis Antonio in DIONISIO, Ângela P.; MACHADO, Anna R.; BEZERRA, M.ª Auxiliadora (Orgs.). In: Gêneros textuais& ensino.Ed. 2.Rio de Janeiro:Lucerna, 2003. 150 MATÊNCIO, Maria de Lourdes Meirelles.Atividades de (re)textualização em práticas acadêmicas: um estudo do resumo. Scripta, Belo Horizonte, v. 6, n. 11, 2002, p. 109-122. NUNES, Adriana Carneiro Miranda; SALES, Laurênia Souto. O ensino da compreensão leitora no LD de Português: as estratégias metacognitivas de leitura como recurso à aprendizagem. Trabalhos apresentados. Pernambuco: CONEDU,2018. Disponível em: http://editorarealize.com.br/revistas/conedu/trabalhos/ Acesso em: 11 de novembro de 2019. OGLIARI, Ítalo. A poética do conto pós-moderno e a situação do gênero no Brasil. 2010.182f. Tese (Doutorado em Educação) Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul –PUCRS, Porto Alegre, 2010. PALOMANES, Roza Maria. O processamento metacognitivo no ato da leitura: repensando o ensino. Cadernos de Letras da UFF Dossiê: A crise da leitura e a formação do leitor, Rio de Janeiro, n. 52, p. 313-330, 2016. PALOMANES, ________. A autorregulação da motivação para desenvolvimento da competência leitora. In: PALOMANES, Roza (org.). Letramentos e multiletramentos na escola: teoria e práticas. Rio de Janeiro: Brasil Multicultural, 2018, p.16-33. PAZ, Demétrio Alves. O conto em língua portuguesa em sala de aula. Via Atlântica, São Paulo, n. 28, p. 261-276, 2015. PORTAL INEP. Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). Disponível em: http://portal.inep.gov.br/web/guest/pisaAcesso em: 12 agosto 2019. RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2018. REIS, Renata dos Santos. Psicologia complexa e orientação educacional: Um resgate emocional, educacional e social de adolescentes em Seropédica. 2018. 208f. Dissertação (Mestrado em Psicologia) – Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2018. ROJO, Roxane (org.). Alfabetização e letramento: perspectivas linguísticas. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2006. SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. Belo Horizonte: Autêntica, 1998 THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1986. TRIPP, David. Pesquisa-ação: uma introdução metodológica. Educação e pesquisa, São Paulo, v.31, n.3, p.443-466, set/dez 2005. VERGUEIRO, Waldomiro. Uso das HQs no ensino. In.: RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2012, p. 7-30 | por |
dc.subject.cnpq | Educação | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/71526/2020%20-%20Gabriela%20da%20Costa%20Silva.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6170 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2022-12-28T21:28:21Z No. of bitstreams: 1 2020 - Gabriela da Costa Silva.pdf: 14471819 bytes, checksum: 1f01679f95157d954737fa81052df7fc (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2022-12-28T21:28:21Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Gabriela da Costa Silva.pdf: 14471819 bytes, checksum: 1f01679f95157d954737fa81052df7fc (MD5) Previous issue date: 2020-06-16 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Letras |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020 - Gabriela da Costa Silva.pdf | 2020 - Gabriela da Costa Silva | 14.13 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.