Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15479
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Retextualização dos quadrinhos ao conto: uma proposta de mediação pedagógica utilizando estratégias metacognitivas |
Otros títulos: | Retextualization of comics to short stories: a proposal for pedagogical mediation using metacognitive strategies |
Autor: | Silva, Gabriela da Costa |
Orientador(a): | Ribeiro, Roza Maria Palomanes |
Primeiro membro da banca: | Ribeiro, Roza Maria Palomanes |
Segundo membro da banca: | Pinto, Deise Cristina de Moraes |
Terceiro membro da banca: | Santos, . Angela Marina Bravin dos |
Palabras clave: | Retextualização;Metacognição;Leitura;Produção textual;Retextualization;Metacognition;Reading and textual;Production |
Área(s) do CNPq: | Educação |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 16-jun-2020 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citación: | Silva, Gabriela da Costa. Retextualização dos quadrinhos ao conto: uma proposta de mediação pedagógica utilizando estratégias metacognitivas. 2020. 200 f. (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020. |
Resumen: | Ler, escrever, compreender, interpretar e questionar, independente da época e das constantes evoluções tecnológicas, são atividades fundamentais na formação do indivíduo e a escola torna-se fundamental para a formação integral do estudante. Tendo em vista esta realidade, o objetivo desta pesquisa foi o de ampliar o letramento dos alunos a partir do trabalho com dois gêneros textuais: as histórias em quadrinhos e o conto, utilizando-se do processo de retextualização para o desenvolvimento da escrita, baseando-se nos estudos de Marcuschi (2005) e Dell’isola (2007) e de estratégias metacognitivas para a compreensão textual a partir dos escritos de Flavell (1979) e Brown (1982). Aplicou-se uma atividade diagnóstica aos alunos do nono ano, sujeitos desta pesquisa, que faziam parte de uma turma formada só por estudantes com defasagem idade-série numa escola localizada em Seropédica, município do Rio de Janeiro, e percebeu-se a dificuldade que apresentavam para entender o que acontecia na história, resultando em narrativas incoerentes, que destoavam do texto base. Elaborou-se, então, 09 atividades, sendo 03 voltadas para o uso da metacognição na interpretação textual e no reconhecimento da estrutura narrativa e 06 para o desenvolvimento da escrita e análise do texto para, por fim, realizar novamente o processo de retextualização na diagnose final. Percebeu-se a evolução dos alunos a cada etapa, constatada pelos mesmos por meio da aplicação de um questionário para que avaliassem se o trabalho realizado em sala havia sido satisfatório. Obteve-se, então, o retorno positivo por parte dos alunos, demonstrando a eficiência de se aplicar atividades com estratégias metacognitivas que visem à competência leitora. Ademais, utilizar a retextualização fez com que os alunos desenvolvessem a escrita e reconhecessem as estruturas dos diferentes gêneros. Portanto, assevera-se a importância de elaborar atividades eficientes de leitura e de escrita para mediar a relação entre os alunos e as diferentes formas de se trabalhar os gêneros textuais |
Abstract: | Reading, writing, understanding, interpreting and questioning, regardless of the time and the constant technological developments, are fundamental activities in the formation of the individual and the school is the great holder of the integral formation of the student. In view of this reality, the objective of this research was to expand students’ literacy from working with two textual genres: comic books and short stories, using the retextualization process for the development of writing, based on from the studies by Marcuschi (2005) and Dell’isola (2007) and from metacognitive strategies for textual understanding based on the writings of Flavell (1979) and Brown (1982). A diagnostic activity was applied to the students of the ninth grade, subjects of this research, who were part of a group formed only by students with an age-grade lag from Seropedica’s school, in Rio de Janeiro, and it was noticed the difficulty they had to understand what was happening in the story, resulting in incoherent narratives that clashed with the base text. Then, 09 activities were elaborated, being 03 focused on the use of metacognition in textual interpretation and in the recognition of the narrative structure and 06 of writing and analysis of the text to finally carry out the process of retextualization in the final diagnosis. It was noticed the evolution of students at each stage, verified by them through the application of a questionnaire to assess whether the work done in the classroom had been satisfactory. Then, positive feedback was obtained from the students, demonstrating the efficiency of applying activities with metacognitive strategies aimed at reading competence. In addition, using retextualization made students develop writing and recognize the structures of different genres. Therefore, the importance of developing efficient reading and writing activities to mediate the relationship between students and the different ways of working with textual genres is emphasized |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15479 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Letras |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
2020 - Gabriela da Costa Silva.pdf | 2020 - Gabriela da Costa Silva | 14.13 MB | Adobe PDF | Visualizar/Abrir |
Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.