Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15489
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Esperança, Isabela Pereira Dias | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:18:04Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:18:04Z | - |
dc.date.issued | 2020-06-18 | |
dc.identifier.citation | ESPERANÇA, Isabela Pereira Dias. Construção de personagens no ensino fundamental: uma proposta de letramento literário. 2020.2020.193 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15489 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho consiste em uma mediação didática para ensino-aprendizagem de construção de personagens em contos de mistério, tendo como público-alvo alunos do 9°ano do Ensino Fundamental de uma escola do Município de Barra Mansa-RJ. Parte-se da hipótese de que, nessa construção, os alunos acionem cognitivamente conhecimentos linguísticos e culturais, para os quais estratégias de produção textual contribuem de modo significativo, resultando em um processo de letramento literário. Assim, os elementos da língua e da cultura devem ser tratados de maneira consciente. O objetivo principal desta mediação foi, por isso, desenvolver no aluno a habilidade de interpretar a realidade extralinguística para transformá-la, por meio de aspectos literários, em narrativa da qual participam personagens criados linguística e extralinguísticamente. De forma mais específica, objetivou-se: a) buscar, por meio de recursos digitais e físicos, informações sobre a criação de personagens; b) criar personagens de contos munidos de informações sobre tal elemento narrativo, c) interagir com professores e colegas, por meio de recursos digitais, em busca dessas informações, e por fim, d) colocar em circulação, via redes sociais, dentro e fora da escola, o conto produzido. Como metodologia de pesquisa, pautamo-nos nas diretrizes da pesquisa-ação (THIOLLENT, 1988). Quanto à mediação propriamente dita, elaboramos atividades didáticas dentro de um viés colaborativo (BEHRENS, 2013), preparando os alunos para sua participação no contexto social. Em relação aos aspectos teóricos sobre o tema da investigação, contamos com Khedé (1986), Gancho (1997), Marcuschi (2003), Gotlib (2006), Candido (2014), Charaudeau (2016) e BNCC (BRASIL, 2018). Os resultados relativos à aplicação da proposta demonstraram aspectos negativos e positivos. Os negativos dizem respeito ao tempo destinado ao circuito das atividades, que se mostrou extenso para o público-alvo. Os positivos relacionam-se à organicidade da proposta que resultou em contos de mistério, conforme se esperava | por |
dc.description.sponsorship | CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Letramento literário | por |
dc.subject | Personagem | por |
dc.subject | Narrativa | por |
dc.subject | Literary literacy | eng |
dc.subject | Character | eng |
dc.subject | Narration | eng |
dc.title | Construção de personagens no ensino fundamental: uma proposta de letramento literário | por |
dc.title.alternative | Character construction in elementary school: a proposal for literary reading | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This work consists on a didactic mediation for teaching-learning to build characters in mystery tales, targeting students from the 9th grade at elementary school in a school in the city of Barra Mansa-RJ. It is assumed that, in this construction, students cognitively trigger linguistic and cultural knowledge, to which textual production strategies contribute significantly, resulting in a literary literacy process. Thus, the elements of language and culture must be dealt consciously. The main objective of this mediation was, therefore, to develop the student ability to interpret the extralinguistic reality in order to transform it, through literary aspects, into a narrative in which characters created linguistically and extralinguistically participate. More specifically, it aimed to: a) seek, through digital and physical resources, information about the creation of characters; b) create characters from tales with information about this narrative element, c) interact with teachers and colleagues, through digital resources, in search of this information, and finally, d) put into circulation, via social networks, inside and outside school, the short story produced. As a research methodology, we are guided by the guidelines of action research (THIOLLENT, 1988). As for mediation itself, we developed didactic activities within a collaborative bias (BEHRENS, 2013), preparing students for their participation in the social context. Regarding the theoretical aspects of the research topic, we have Khedé (1986), Gancho (1997), Marcuschi (2003), Gotlib (2006), Candido (2014), Charaudeau (2016) and BNCC (BRASIL, 2018). The results related to the application of the proposal showed negative and positive aspects. The negatives refer to the time allocated to the activities circuit, which proved to be extensive for the target audience. The positives are related to the organicity of the proposal, which resulted in tales of mystery, as expected | eng |
dc.contributor.advisor1 | Santos, Angela Marina Bravin dos | |
dc.contributor.advisor1ID | 010.523.717-52 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2154959414977382 | por |
dc.contributor.referee1 | Santos, Angela Marina Bravin dos | |
dc.contributor.referee1ID | 010.523.717-52 | por |
dc.contributor.referee1Lattes | http://lattes.cnpq.br/2154959414977382 | por |
dc.contributor.referee2 | Santos, Adriano Oliveira | |
dc.contributor.referee2ID | https://orcid.org/0000-0002-2734-0270 | por |
dc.contributor.referee2Lattes | http://lattes.cnpq.br/3729251947035139 | por |
dc.contributor.referee3 | Costa, Wagner Alexandre dos Santos | |
dc.contributor.referee3ID | https://orcid.org/0000-0003-4804-6561 | por |
dc.contributor.referee3Lattes | http://lattes.cnpq.br/5356522896007792 | por |
dc.creator.ID | 089.229.667-42 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Humanas e Sociais | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Letras | por |
dc.relation.references | ABAURRE, Maria Bernadete M.; ABAURRE, Maria Luiza M. Um olhar objetivo para produções escritas: analisar, avaliar, comentar. São Paulo: Moderna, 2012. BEHRENS, Maria Aparecida. O paradigma emergente e a prática pedagógica. 6.ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2013. BRAIT, Beth. A personagem. 8.ed. São Paulo: Ática, 2006. 95p. (Princípios; 3). BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/wp-content/uploads/2018/04/BNCC_19mar2018_versaofinal.pdf>.Acesso em 25 de abr. 2018. BRASIL, Casa Civil. Plano Nacional de Educação 2014 (PNE). Disponível em:<http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/L9394.htm>. Acesso em 24 de abr. 2018. CANDIDO, Antônio. A personagem do romance. IN: CANDIDO, Antônio et al. A personagem de ficção. 13.ed. São Paulo: Perspectiva, 2014.p. 51-80. _____________. Vários escritos. 5.ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre azul, 2005. CHARAUDEAU, Patrick. Linguagem e discurso: modos de organização. 2.ed. São Paulo: Contexto, 2016. _____________. Uma análise semiolingüística do texto e do discurso. In: PAULIUKONIS, M. A. L. e GAVAZZI, S. (Orgs.). Da língua ao discurso: reflexões para o ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2005, p. 11-27. _____________ . Os estereótipos, muito bem. Os imaginários, ainda melhor. Traduzido por André Luiz Silva e Rafael Magalhães Angrisano. Entrepalavras, Fortaleza, v. 7, p. 571-591, jan./jun. 2017. COELHO, Nelly Novaes. Literatura infantil: teoria, análise e didática. São Paulo: Moderna, 2000. COMO CRIAR NOME DE PERSONAGEM? 5 DICAS QUE VÃO AJUDAR VOCÊ! Produção: Vilto Reis. vídeo (4m59s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=y7q0uFknaeM>Acesso em 12 de nov. 2019. CRUVINEL, Maria de Fátima. A literatura infantil ao alcance da mão. Revista solta a voz. CEPAE/UFG, Goiânia, v.19, nº 1, 2008, p.125-130. DALBONE, Alcimare. A escola mal-assombrada. Disponível em: < https://autoraalcimaredalbone.blogspot.com/2019/11/a-escola-mal-assombrada.html>. Acesso em 25 de abr. 2019. ____________. Escrever é sonhar. Disponível em: <https://autoraalcimaredalbone.blogspot.com/2019/10/do-premio-maria-jose-maldonado-de.html>. Acesso em 25 de abr. 2019. DESFILE DA GRIFE DE LADY KATE É UM GRANDE FIASCO. Produção: Rede Globo. (13m38s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=_W65B_Fd17E> Acesso em 08 de nov. 2019. 164 DIÁRIO DO VALE. Professora Alcimare Dalbone lança o livro ‘A Pedra Lunar’. [2015]. Disponível em: <https://diariodovale.com.br/lazer/professora-alcimare-dalbone-lanca-livro-a-pedra-lunar/ > Acesso em 13 de nov. 2019. DIONÍSIO, Ângela Paiva; MARCUSCHI, Luís Antônio. Princípios gerais para o tratamento das relações entre fala e escrita. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva; MARCUSCHI, Luís Antônio (Orgs.). Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.p.13-30. EDUARDO E MÔNICA PRIMEIRA VERSÃO E EXPLICAÇÃO DO RENATO SOBRE A MÚSICA. legião urbana vídeos sete. vídeo (9m15s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=M0b2dyPQaQk> Acesso em 12 de nov. 2019. FERRO, Marcela Coladello; LUIZ, Fernando Teixeira. Tamanho não é documento: teoria, crítica e propostas de atividades com narrativas curtas. IN: SOUZA, Renata Junqueira de; FEBA, Berta Lúcia Tagliari (Orgs.). Leitura literária na escola: reflexões e propostas na perspectiva do letramento. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2011.p.123-146. FRANCO, Claudio de Paiva; RABELLO, Cíntia Regina Lacerda; TAVARES, Kátia Cristina do Amaral. WhatsApp na formação continuada de professores: mais que um aplicativo de mensagens instantâneas? In: ROZENFELD, Cibele Cecilio de Faria; MARQUES-SCHÄFER, Gabriela (Orgs.). Ensino de línguas e tecnologias móveis: políticas públicas, conceitos, pesquisas e práticas em foco. São Paulo: Edições Hipóteses, 2018. p.154-178. GANCHO, Cândida Vilares. Como analisar narrativas. 4.ed. São Paulo: Ática, 1997. 70p. (Princípios). GOTLIB, Nádia Battela. Teoria do conto. 11.ed. São Paulo: Ática: 2006. 95p. (Princípios; 2). GRIMM, Irmãos. Rapunzel. Disponível em: <https://www.grimmstories.com/pt/grimm_contos/pdf/rapunzel.pdf> Acesso em 12 de nov. 2019. KHÉDE, Sonia Salomão. Personagens da literatura infanto-juvenil. São Paulo: Ática, 1986. LAST FRIDAY NIGHT (T.G.I.F.) Produção: Katy Perry. 2011. (8m10s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=KlyXNRrsk4A&list=RDKlyXNRrsk4A&start_radio=1&t=14> Acesso em 08 de nov. 2019. MARCUSCHI, Beth; CAVALCANTE, Marianne C.B. Formas de observação da oralidade e da escrita em gêneros diversos. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva; MARCUSCHI, Luís Antônio (Orgs). Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.p.123-143. MARCUSCHI, Luiz Antônio. Oralidade e letramento como práticas sociais. In: DIONÍSIO, Ângela Paiva; MARCUSCHI, Luís Antônio (Orgs.). Fala e escrita. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.p.31-55. ____________. Gêneros textuais: definição e funcionalidade. In: DIONISIO, Ângela P.; MACHADO, Anna R.; BEZERRA, M.ª Auxiliadora (Orgs.). Gêneros textuais & ensino. 2.ed. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003. p.19-36. 165 MOISÉS, Massaud. A criação literária – Prosa. 11.ed. São Paulo: Cultrix, 1983. O GATO PRETO. Direção: Cristiane Fariah. animação (8m02s). Disponível em: < https://www.youtube.com/watch?v=po_T90CthjI> Acesso em 12 de dez.2019. O LEÃO E O RATO - HISTÓRIAS INFANTIS EM PORTUGUÊS. Produção: Contos de fadas com a Gigi. 2016. (2m48s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=goyJdaQaQ_8> Acesso em 10 de nov. 2019. O MISTÉRIO DO RELÓGIO NA PAREDE. Direção: Eli Roth. EUA:Universal Pictures, 2018. longa metragem (1h 46min). PALAVRA PUXA PALAVRAS - CONTOS. Produção: MultiRio. vídeo educativo (7m09s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=1LkfQRc5NGM> Acesso em 20 de nov. 2019. PAULINO, Graça; COSSON, Rildo. Letramento literário: para viver a literatura dentro e fora da escola. In: ZILBERMAN, Regina; RÖSING, Tania (Orgs.). Escola e leitura: velha crise; novas alternativas. São Paulo: Global, 2009. PERRAULT, Charles. O gato de botas. Disponível em: <http://www.qdivertido.com.br/verconto.php?codigo=17> Acesso em 8 de nov. 2019. ROJO, Roxane; BARBOSA, Jaqueline P. Hipermodernidade, multiletramentos e gêneros discursivos. São Paulo: Parábola, 2015.152p ROJO, Roxane. Pedagogia dos Multiletramentos: diversidade cultural e de linguagens na escola. In: ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo (Orgs.). Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012. ROSENFELD, Anatol. Literatura e personagem. IN: CANDIDO, Antonio et al. A personagem de ficção. 13.ed. São Paulo: Perspectiva: 2014. p. 9-50. ROZENFELD, Cibele Cecilio de Faria; MARQUES-SHÄFER, Gabriela (Orgs.). Ensino de Línguas e Tecnologias Móveis: políticas públicas, conceitos, pesquisas e práticas em foco. São Paulo: Edições Hipóteses, 2018.289p. SCHNEUWLY, Bernard; DOLZ, Joaquim. Gêneros orais e escritos na escola. São Paulo: Mercado de Letras, 2004. SEEDUC. Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro. Currículo Mínimo: Língua Portuguesa e Literatura, 2012. Disponível em: <http://www.rj.gov.br/c/document_library/get_file?uuid=e0580a80-bf5e-41de-a5bf-48d56049a60c&groupId=91317>. Acesso em 18 de abr. 2018. SÉRGIO, Ricardo. A personagem na narrativa: estudos literários. [2010]. Disponível em: <https://www.recantodasletras.com.br/teorialiteraria/420168> Acesso em 05 de abr. 2019. SHIRAISHI, Ester Gomes; CARREIRO, Soraneide Dantas. Pouca ênfase no reforço de habilidades letradas. In: BORTONI-RICARDO, Stella Maris; MACHADO, Veruska Ribeiro (Orgs.). Os doze trabalhos de Hércules: do oral para o escrito. São Paulo: Parábola, 2013. p. 125-148. 166 SILVA, Vera Maria Tietzmann. Leitura Literária & outras leituras: impasses e alternativas no trabalho do professor. Belo Horizonte: RHJ, 2009. 216p. SOARES, Angélica. Gêneros literários. São Paulo: Ática, 1993. SOARES, Magda. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Rev. Bras. Educ., abr. 2004, no.25, p.5-17. ISSN1413-2478.Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/%0D/rbedu/n25/n25a01.pdf > Acesso em 23 de abr. 2018. SOUZA, Renata Junqueira; COSSON, Rildo. Letramento literário: uma proposta para a sala de aula. Caderno de Formação: formação de professores, didática de conteúdos. São Paulo: Cultura Acadêmica, 2011, v. 2, p. 101‐107. SUBORNO. Produção: Porta dos Fundos. 2013. (3m36s). Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=UUckYjoySBc> Acesso em 10 de nov. 2019. TELLES, Lygia Fagundes. As Formigas. In: Seminário dos ratos: contos. São Paulo: Companhia das Letras, 2009. p. 9-16. THIOLLENT, Michel. Metodologia da pesquisa-ação. São Paulo: Cortez: Autores Associados, 1988. UNESCO. Diretrizes de políticas para a aprendizagem móvel. Trad. Rita Brossard. Paris: UNESCO, 2014. Disponível em: <http://unesdoc.unesco.org/images/0022/002277/227770por.pdf> Acesso em 29 de maio. 2018. | por |
dc.subject.cnpq | Letras | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/71761/2020%20-%20Isabela%20Pereira%20Dias%20Esperan%c3%a7a.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/6226 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2023-01-18T16:08:51Z No. of bitstreams: 1 2020 - Isabela Pereira Dias Esperança.pdf: 24531154 bytes, checksum: 7a078c4b1a51925cb18873a448bc2746 (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2023-01-18T16:08:51Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2020 - Isabela Pereira Dias Esperança.pdf: 24531154 bytes, checksum: 7a078c4b1a51925cb18873a448bc2746 (MD5) Previous issue date: 2020-06-18 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Letras |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2020 - Isabela Pereira Dias Esperança.pdf | 2020 - Isabela Pereira Dias Esperança | 23.96 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.