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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15489
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Construção de personagens no ensino fundamental: uma proposta de letramento literário |
Otros títulos: | Character construction in elementary school: a proposal for literary reading |
Autor: | Esperança, Isabela Pereira Dias |
Orientador(a): | Santos, Angela Marina Bravin dos |
Primeiro membro da banca: | Santos, Angela Marina Bravin dos |
Segundo membro da banca: | Santos, Adriano Oliveira |
Terceiro membro da banca: | Costa, Wagner Alexandre dos Santos |
Palabras clave: | Letramento literário;Personagem;Narrativa;Literary literacy;Character;Narration |
Área(s) do CNPq: | Letras |
Idioma: | por |
Fecha de publicación: | 18-jun-2020 |
Editorial: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citación: | ESPERANÇA, Isabela Pereira Dias. Construção de personagens no ensino fundamental: uma proposta de letramento literário. 2020.2020.193 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020. |
Resumen: | Este trabalho consiste em uma mediação didática para ensino-aprendizagem de construção de personagens em contos de mistério, tendo como público-alvo alunos do 9°ano do Ensino Fundamental de uma escola do Município de Barra Mansa-RJ. Parte-se da hipótese de que, nessa construção, os alunos acionem cognitivamente conhecimentos linguísticos e culturais, para os quais estratégias de produção textual contribuem de modo significativo, resultando em um processo de letramento literário. Assim, os elementos da língua e da cultura devem ser tratados de maneira consciente. O objetivo principal desta mediação foi, por isso, desenvolver no aluno a habilidade de interpretar a realidade extralinguística para transformá-la, por meio de aspectos literários, em narrativa da qual participam personagens criados linguística e extralinguísticamente. De forma mais específica, objetivou-se: a) buscar, por meio de recursos digitais e físicos, informações sobre a criação de personagens; b) criar personagens de contos munidos de informações sobre tal elemento narrativo, c) interagir com professores e colegas, por meio de recursos digitais, em busca dessas informações, e por fim, d) colocar em circulação, via redes sociais, dentro e fora da escola, o conto produzido. Como metodologia de pesquisa, pautamo-nos nas diretrizes da pesquisa-ação (THIOLLENT, 1988). Quanto à mediação propriamente dita, elaboramos atividades didáticas dentro de um viés colaborativo (BEHRENS, 2013), preparando os alunos para sua participação no contexto social. Em relação aos aspectos teóricos sobre o tema da investigação, contamos com Khedé (1986), Gancho (1997), Marcuschi (2003), Gotlib (2006), Candido (2014), Charaudeau (2016) e BNCC (BRASIL, 2018). Os resultados relativos à aplicação da proposta demonstraram aspectos negativos e positivos. Os negativos dizem respeito ao tempo destinado ao circuito das atividades, que se mostrou extenso para o público-alvo. Os positivos relacionam-se à organicidade da proposta que resultou em contos de mistério, conforme se esperava |
Abstract: | This work consists on a didactic mediation for teaching-learning to build characters in mystery tales, targeting students from the 9th grade at elementary school in a school in the city of Barra Mansa-RJ. It is assumed that, in this construction, students cognitively trigger linguistic and cultural knowledge, to which textual production strategies contribute significantly, resulting in a literary literacy process. Thus, the elements of language and culture must be dealt consciously. The main objective of this mediation was, therefore, to develop the student ability to interpret the extralinguistic reality in order to transform it, through literary aspects, into a narrative in which characters created linguistically and extralinguistically participate. More specifically, it aimed to: a) seek, through digital and physical resources, information about the creation of characters; b) create characters from tales with information about this narrative element, c) interact with teachers and colleagues, through digital resources, in search of this information, and finally, d) put into circulation, via social networks, inside and outside school, the short story produced. As a research methodology, we are guided by the guidelines of action research (THIOLLENT, 1988). As for mediation itself, we developed didactic activities within a collaborative bias (BEHRENS, 2013), preparing students for their participation in the social context. Regarding the theoretical aspects of the research topic, we have Khedé (1986), Gancho (1997), Marcuschi (2003), Gotlib (2006), Candido (2014), Charaudeau (2016) and BNCC (BRASIL, 2018). The results related to the application of the proposal showed negative and positive aspects. The negatives refer to the time allocated to the activities circuit, which proved to be extensive for the target audience. The positives are related to the organicity of the proposal, which resulted in tales of mystery, as expected |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15489 |
Aparece en las colecciones: | Mestrado Profissional em Letras |
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