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Tipo do documento: Dissertação
Title: Prática de reescrita na (re)construção de contos de aventura: uma proposta e mediação didática
Other Titles: Practice of rewriting in the (re) construction of adventure tales: a proposal and didactic mediation
Authors: Bueno, Luciana Sobral
Orientador(a): Santos, Angela Marina Bravin dos
Primeiro membro da banca: Santos, Angela Marina Bravin dos
Segundo membro da banca: Santos, Adriano Oliveira
Terceiro membro da banca: Pereira, Marli Hermenegilda
Keywords: Produção textual;Contos de aventura;Bilhetes orientadores;Reescrita;Textual production;Adventure tales;Guiding notes;Rewriting
Área(s) do CNPq: Letras
Idioma: por
Issue Date: 7-May-2020
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Humanas e Sociais
Programa: Programa de Pós-Graduação em Letras
Citation: BUENO, Luciana Sobral. Prática de reescrita na (re)construção de contos de aventura: uma proposta e mediação didática, 2020. 178 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Instituto de Ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020.
Abstract: Esta pesquisa consiste em analisar a experiência do desenvolvimento do processo de produção textual orientado por bilhetes. Propõe, outrossim, reflexões teóricas acerca do ensino pautado nos gêneros do discurso e suscita discussões sobre a realidade do ensino de português no Brasil. Tem como ponto de destaque a mediação didática, que promove o aprimoramento das produções escritas dos alunos a partir da prática de reescrita. Elegeu-se, para o desenvolvimento da proposta, o gênero discursivo conto de aventura, tendo como público-alvo alunos do 7°ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Professor Osires Neves, localizada em Nova Iguaçu, no estado do Rio de Janeiro. Parte-se da hipótese de que o desenvolvimento de um texto no âmbito escolar tem como base a articulação de cinco aspectos: a) planejamento, b) revisão, c) reescritura com base na revisão, d) consciência de que esses três aspectos são necessários para a elaboração de um texto produzido para um interlocutor e com um determinado propósito e, por fim, e) intercâmbio professor-aluno, professor-alunos, alunos-alunos. Assim, a produção textual será tratada como uma atividade processual, que perpassa etapas, e não como um produto. O objetivo principal desta mediação foi, em vista disto, promover estratégias de reescrita de um texto a partir de reflexões sobre seus aspectos linguísticos e discursivos. De maneira mais específica, buscou-se a) organizar ações que ensinem aos alunos as características dos contos de aventura com vistas a atividades de planejamento de um texto com esse perfil; b) organizar bilhetes-orientadores com base em tais características a fim de nortearem as revisões sobre a versão inicial de um conto de aventura; c) promover atividades que permitam aos alunos a produção de um conto de aventura a partir da interação com os professores e os colegas; d) desenvolver a compreensão de que os textos são produzidos em uma determinada situação e com um propósito relacionado ao interlocutor. Como metodologia de pesquisa, optamos pela pesquisa-ação, seguindo o que propõe THIOLLENT (1988). Quanto à mediação propriamente dita, pautamo-nos nos preceitos da aprendizagem colaborativa de Behrens (2004), propondo atividades que possibilitem ao aluno a participação no contexto da sociedade. Além disso, buscamos a contribuição teórica de Bakhtin (1997), Geraldi (2006), Gotlib (2006), Ruiz (2015), dentre outros, que dissertam sobre gêneros discursivos, produção textual e correção textual-interativa. Quanto aos resultados relativos à aplicação da proposta, podemos elencar aspectos positivos e negativos. Os negativos referem-se à dificuldade na realização na aplicação devido à grande quantidade de alunos na turma, já que a reescrita orientada por bilhetes demanda um maior tempo. Os positivos relacionam-se aos resultados obtidos, que comprovaram que este tipo de reescrita contribuiu de maneira significativa para que se alcancem textos com mais qualidade.
Abstract: This research consists of analyzing the experience of developing the textual production process guided by tickets. It also proposes theoretical reflections on teaching based on discourse genres and raises discussions about the reality of Portuguese teaching in Brazil. Its highlight is didactic mediation, which promotes the improvement of students' written productions based on the practice of rewriting. For the development of the proposal, the discourse genre adventure tale was chosen, targeting students from the 7th year from Municipal School Professor Osires Neves, in Nova Iguaçu, Rio de Janeiro. It starts with the hypothesis that the development of a text in the school context is based on the articulation of five aspects: a) planning, b) review, c) rewriting based on the review, d) awareness that these three aspects are necessary for the elaboration of a text produced to an interlocutor and with a certain purpose and, finally, e) teacher-student, teacher-students, students-students exchange. Thus, textual production will be treated as a procedural activity, which runs through stages, and not as a product. The main objective of this mediation was, in view of this, to promote strategies of rewriting a text based on reflections on its linguistic and discursive aspects. More specifically, we sought to a) organizing actions that teach students the characteristics of adventure stories with a view to planning activities for a text with this profile; b) organizing guiding notes based on these characteristics in order to guide the revisions on the initial version of an adventure tale; c) promoting activities that allow the students to produce an adventure tale based on interaction with teachers and colleagues; d) developing the understanding that texts are produced in a given situation and with a purpose related to the interlocutor. As a research methodology, we opted for the action research, following what THIOLLENT (1988) proposes. As for mediation itself, we are guided by the precepts of collaborative learning by Behrens (2004), proposing activities that enable students to participate in the context of society. In addition, we seek the theoretical contribution of Bakhtin (1997), Geraldi (2006), Gotlib (2006), Ruiz (2015), among others, who discourse about discursive genres, textual production and interactive textual correction. As for the results related to the application of the proposal, we can list positive and negative aspects. The negative ones refer to the difficulty in carrying out the application due to the large number of students in the class, since rewriting guided by notes requires more time. The positive ones are related to the results obtained, which proved that this kind of rewriting significantly contributed to achieve texts with more quality.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15490
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Letras

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