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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15492
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Proposta didática com jogos digitais para o ensino dos grafemas <g> e <j> em contextos regulares diante de vogais não anteriores na perspectiva da alfabetização e dos multiletramentos |
Other Titles: | Didatic proposal whith digital games for the teaching graphemes <g> e <j> in regulars contexts in front of the vowel’s not previous from the perspective of literacy and multiliteracies |
Authors: | Bastos, Jéssica Mendonça |
Orientador(a): | Pereira, Marli Hermenegilda |
Primeiro membro da banca: | Pereira, Marli Hermenegilda |
Segundo membro da banca: | Silveira, Eliete Figueira Batista da |
Terceiro membro da banca: | Roberto, Tania Mikaela Garcia |
Keywords: | Alfabetização;letramento;ensino de ortografia;consciência fonológica;Literacy;spelling teaching;phonological awareness |
Área(s) do CNPq: | Letras |
Idioma: | por |
Issue Date: | 23-Apr-2021 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Humanas e Sociais |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Letras |
Citation: | BASTOS, Jéssica Mendonça. Proposta didática com jogos digitais para o ensino dos grafemas <g> e <j> em contextos regulares diante de vogais não anteriores na perspectiva da alfabetização e dos multiletramentos. 2021. 179 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Letras) - Instituto de ciências Humanas e Sociais, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2021. |
Abstract: | Este estudo tem como enfoque o ensino da ortografia e o desenvolvimento da consciência fonológica na aprendizagem da escrita, durante os processos de alfabetização e letramento dos aprendizes. O objetivo geral é desenvolver atividades didáticas que visem à aprendizagem do uso dos grafemas <g> e <j> em contextos regulares, diante de vogais não anteriores, com base no ensino da ortografia e no desenvolvimento da consciência fonêmica. Têm-se como objetivos específicos: 1) identificar os problemas de ensino e aprendizagem referentes ao uso dos grafemas <g> e <j> em turmas de terceiro e quarto anos do ensino fundamental; 2) diferenciar os contextos regulares dos contextos irregulares para o uso dos referidos grafemas; 3) exercitar o conhecimento construído por meio de jogos digitais e outras atividades lúdicas. O presente estudo se pauta nos pressupostos teóricos da linguística e da sociolinguística interacionista, ratificando a promoção da alfabetização e do letramento através de práticas pedagógicas que auxiliem aos discentes no desenvolvimento da competência escrita e no estímulo do pensamento crítico e reflexivo. Desse modo, a partir da experiência docente da professora pesquisadora, sugere-se uma proposta de intervenção que possibilite aos alunos exercitarem atividades que visem ao desenvolvimento da consciência linguística e que permitam aos discentes refletirem sobre a língua de maneira lúdica, por meio de atividades realizadas em sala de aula e em ambiente interativo, a fim de oportunizar a tomada de consciência dos fonemas e grafemas de sua própria língua e dominar, com autonomia e proficiência, o sistema de escrita alfabética da língua portuguesa. Esta investigação seguiu uma abordagem qualitativa, através da observação de um tema amplamente abordado, valendo-se da análise exploratória dos dados obtidos durante a diagnose e da aplicação do método indutivo por meio da investigação das teorias existentes e comparação dos itens auferidos para a elaboração de hipóteses, visando a transformação de um padrão de comportamento de um grupo específico (MEDEIROS, 2017). A análise diagnóstica utilizada nesta pesquisa foi aplicada em duas classes do ensino fundamental de uma escola municipal do Rio de Janeiro, sendo a primeira uma turma de 3º ano participante do Projeto Carioquinha e a outra uma classe regular de 4º ano. As respostas encontradas nas atividades de diagnose revelaram considerável desconhecimento das relações entre os fonemas /Ʒ/ e /ց/ e os grafemas <j> e <g> na turma de 3º ano e em alguns alunos do 4º ano, comprometendo as habilidades de leitura e escrita. Desse modo, a promoção de uma proposta didática que possibilite o ensino sistemático da ortografia e priorize o desenvolvimento da consciência fonológica a partir de atividades lúdicas e reflexivas durante a etapa de alfabetização atenua significativamente os erros produzidos, colaborando para uma aprendizagem de qualidade. |
Abstract: | This study focuses on the teaching of spelling and the awakening of phonological awareness in the learning of writing, during the processes of literacy and literacy of the learners. The general objective is to develop a didactic proposed, based on the development of phonological awareness and the promotion of teaching spelling, to explore the use of graphemes <g> and <j>, in regular contexts, that is, in front of the vowel’s not previous, in the written production of students from the literacy classes. The specific objectives are: 1) identify the teaching and learning problems related to the use of graphemes <g> and <j> in third and fourth year classes of elementary school; 2) differentiate the regular contexts of the irregular contexts for the use the referred graphemes; 3) exercise knowledge co-built through games and other ludic activities. The present study is based on the theoretical of aplied linguistics on sociolinguistics interacionist, ratifying the promotion of literacy through pedagogical practices that help to students in the development of written competence and in the stimulus critical and reflective thinking. Thus, based on the teacher’s teaching experience researcher, suggests whether an intervention proposal to enable students to engage in activities aimed at developing linguistic awareness and allowing students to reflect on the language in a playful manner, in order to enable them to become aware of the phonemes and graphemes of their own and dominate, with autonomy and proficiency, the alphabetic writing system of the Portuguese language. This investigation followed a qualitative approach, through the observation of a widely discussed topic, making use of the exploratory analysis of the data obtained during the diagnosis and the application of the inductive method through the investigation of the existing theories and comparison of the items obtained for the elaboration of hypotheses, aiming at the transformation of a behavior pattern of a specific group (MEDEIROS, 2017). The diagnostic analysis used in this research was applied to two classes of elementary school in a municipal school in Rio de Janeiro, the first being a 3rd year class participating in the Carioquinha Project and the other a regular 4th year class. The answers found in the diagnostic activities revealed considerable ignorance of the relationships between the phonemes /Ʒ/ and /ց/ and the graphemes <j> and <g> in the 3rd year class and in some 4th year students, compromising the reading skills and writing. Thus, the proposition of a didactic sequence that allows systematic teaching of spelling and prioritizes the development of phonological awareness based on playful and reflective activities during the literacy stage significantly mitigates the deviations produced, contributing to quality learning. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15492 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Letras |
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