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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15503
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Discalculia e aprendizagem de matemática: um estudo de caso para análise de possíveis intervenções pedagógicas |
Other Titles: | Dyscalculia and mathematics learning: a case study for analysis of possible pedagogical interventions |
Authors: | Silva, Monica Aparecida da |
Orientador(a): | Nascimento, Eulina Coutinho Silva do |
Primeiro membro da banca: | Santos, Douglas Monsôres de Melo |
Segundo membro da banca: | Mattos, Sandra Maria Nascimento de |
Keywords: | Learning disabilities;Dyscalculia;special education;pedagogical interventions;Dificuldades de aprendizagem;Discalculia;educação especial;intervenções pedagógicas |
Área(s) do CNPq: | Matemática Educação |
Idioma: | por |
Issue Date: | 31-Aug-2016 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Citation: | SILVA, Mônica Aparecida da. Discalculia e aprendizagem de matemática: um estudo de caso para análise de possíveis intervenções pedagógicas. 2016. 97 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2016. |
Abstract: | Um dos desafios da educação atual é buscar alternativas para uma educação de qualidade. Historicamente em Matemática esses resultados não são muito bons. Na busca por causas, encontram-se, entre muitas outras, as dificuldades de aprendizagem, as quais atingem um número considerável de estudantes. Dentre estas, pode-se destacar a Discalculia que é uma dificuldade específica da área de Matemática. Pesquisando sobre o assunto, observa-se que tal dificuldade é pouco conhecida pelos professores e, portanto, é importante conhecê-la para poder auxiliar a aprendizagem destes alunos. Devido a este cenário, o tema Discalculia foi escolhido como pesquisa de atividades, através das quais pode-se interagir com o aluno discalcúlico. Para buscar um aprofundamento do assunto, foi realizado um estudo de caso com um aluno do 3° ano do Ensino Fundamental diagnosticado com Discalculia, Disgrafia e TDAH (Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade) pertencente à Rede Municipal de Educação da cidade de Barra do Piraí no estado do Rio de Janeiro e um levantamento bibliográfico analisando algumas teorias sobre aprendizagem, conceituando algumas dificuldades de aprendizagem e, mais precisamente, a Discalculia. Assim a pesquisa é aplicada e descritiva, tendo uma abordagem qualitativa, pois tem como objetivo detectar as dificuldades apresentadas por um aluno diagnosticado com Discalculia, analisando possíveis avanços na aprendizagem após análise das resoluções das atividades propostas. As atividades realizadas nesta pesquisa foram iniciadas através de uma avaliação diagnóstica, para verificar os pré-requisitos apresentados pelo aluno. Foram realizados jogos, atividades lúdicas, alguns com materiais concretos, testes, resolução de questões, os quais foram pesquisados e elaborados a partir de pesquisas em trabalhos publicados sobre o assunto. Além dos registros diários, será realizada uma avaliação final para análise do desenvolvimento do aluno pesquisado. Foram realizadas entrevistas com as pessoas próximas ao aluno, tais como sua mãe, uma professora do 1° ano, no qual foi retido, com a professora da Sala de Recursos e a professora dos anos de 2015 e 2016. O aluno em questão já havia repetido por duas vezes o 1° ano e uma vez o 2° ano, e desde o ano de 2015 e no momento, encontra-se interessado na realização de atividades dentro e fora de sala de aula, o que muito está facilitando seu desenvolvimento, que se iniciou com a aprovação no 2° ano e realização de modo satisfatório no 3° ano que se encontra. |
Abstract: | One of the challenges of today's education is to seek alternatives to quality education. Historically in Mathematics these results are not very good. In the search for causes, there are, among many others, the difficulties of learning, which reach a considerable number of students. Among these, it is possible to emphasize the Discalculia that is a specific difficulty of the area of Mathematics. Researching the subject, it is observed that such difficulty is little known by the teachers and, therefore, it is important to know it in order to help the learning of these students. Due to this scenario, the Discalculia theme was chosen as activity research, through which one can interact with the discalculic student. In order to investigate further the subject, a case study was conducted with a 3rd year elementary school student diagnosed with Dyscalculia, Dysshy and ADHD (Attention Deficit Hyperactivity Disorder) belonging to the Municipal Education Network of the city of Barra do Piraí in the state of Rio de Janeiro and a literature review analyzing some theories about learning, conceptualizing some learning difficulties and, more precisely, the Discalculia. Thus the research is applied and descriptive, having a qualitative approach, since it aims to detect the difficulties presented by a student diagnosed with Discalculia, analyzing possible advances in learning after analyzing the resolutions of the proposed activities. The activities carried out in this research were initiated through a diagnostic evaluation, to verify the prerequisites presented by the student. Games, play activities were carried out, some with concrete materials, tests, problem solving, which were researched and elaborated from researches on published works on the subject. In addition to the daily records, a final evaluation will be carried out to analyze the student's development. Interviews were carried out with people close to the student, such as his mother, a teacher of the 1st year in which he was retained, with the teacher of the Resource Room and the teacher of the years 2015 and 2016. The student in question had already Repeated twice in the first year and once in the second year, and since 2015 and at the moment, is interested in carrying out activities inside and outside the classroom, which is much facilitating its development, Which began with the approval in the 2nd year and performed satisfactorily in the 3rd year that is. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15503 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
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