Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15506
Tipo do documento: Dissertação
Title: A História da geometria descritiva e uma proposta de atividades para o ensino médio
Other Titles: The history of descriptive geometry and a proposal for activities for high school
Authors: Coutinho Neto, Nelson Rangel
Orientador(a): Pereira, André Luiz Martins
Primeiro membro da banca: Santos, Douglas Monsôres de Melo
Segundo membro da banca: Pereira, Alex Farah
Keywords: Descriptive Geometry;Gaspard Monge;Spatial Geometry;Analytical Geometry;Geometria Descritiva;Gaspard Monge;Geometria Espacial
Área(s) do CNPq: Matemática
Idioma: por
Issue Date: 30-Aug-2014
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citation: COUTINHO NETO, Nelson Rangel. A história da geometria descritiva e uma proposta de atividades para o ensino médio. 2014. 36 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2014.
Abstract: A Geometria Descritiva teve sua origem durante a Era Napoleônica através do matemático Gaspard Monge. Chegou ao Brasil no início do século XIX por imposição de D. João VI. Destacou-se basicamente como disciplina integrante de currículos de cursos superiores, tais como Engenharia, Arquitetura e Artes. No ensino médio, o ensino da Geometria Descritiva está praticamente extinto, ficando restrito apenas a algumas instituições mais tradicionais. Entretanto, a Geometria Descritiva se relaciona intimamente com a Geometria Espacial, a Geometria Analítica e os Cálculos Diferencial e Integral, de maneira que sua aplicação no ensino médio poderá contribuir para o aprendizado de outros conceitos geométricos
Abstract: The Descriptive Geometry had its origin during the Napoleonic Age through the mathematician Gaspard Monge. It arrived in Brazil in the early nineteenth century by imposition of D. João VI. It excelled mainly as part of the curriculum of higher education courses such as Engineering, Architecture and Arts discipline. In high school, teaching Descriptive Geometry is almost extinct, being restricted to only a few more traditional institutions. However, Descriptive Geometry is closely related to the Space Geometry, Analytical Geometry and Differential and Integral Calculus, so that its application in middle school will be of fundamental contribution to the learning of other geometric concepts
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15506
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014 - Nelson Rangel Coutinho Neto.pdfNelson Rangel Coutinho Neto993.24 kBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.