Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15510
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Uma proposta sobre abordagem significativa para o ensino de matemática no ensino médio com o uso da tabela do Campeonato Brasileiro de Futebol em uma escola pública da rede estadual no município de Guapimirim – RJ |
Other Titles: | A proposal on a meaningful approach to the teaching of mathematics in high school with the use of the table of the Brazilian Soccer Championship in a public school of the state network in the municipality of Guapimirim - RJ |
Authors: | Macedo, Rodrigo da Silva |
Orientador(a): | Pereira, Pedro Carlos |
Primeiro membro da banca: | Pereira, Pedro Carlos |
Segundo membro da banca: | Pereira, Orlando dos Santos |
Terceiro membro da banca: | Aquino, Renato Machado |
Quarto membro da banca: | Barbosa, Gabriela dos Santos |
Keywords: | Aprendizagem significativa;Números;Probabilidade;Futebol;Significant learning;Numbers;Probability;Football |
Área(s) do CNPq: | Matemática |
Idioma: | por |
Issue Date: | 26-Oct-2018 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Citation: | MACEDO, Rodrigo da Silva. Uma proposta sobre abordagem significativa para o ensino de matemática no ensino médio com o uso da tabela do Campeonato Brasileiro de Futebol em uma escola pública da rede estadual no município de Guapimirim – RJ. 2018. 65 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2018. |
Abstract: | O presente trabalho apresenta uma proposta para sala de aula fazendo uso da aprendizagem significativa de conteúdos matemáticos do Ensino Médio, utilizando a Tabela do Campeonato Brasileiro de Futebol, do ano de 2011, quando o Campeonato Brasileiro na modalidade de pontos corridos foi muito competitivo no aspecto técnico do futebol e analítico do ponto de vista matemático. Para tanto, os estudantes, juntos com o professor, conjecturaram métodos de desenvolvimento de números e operações, juntamente com análise de dados e probabilidade, a partir de dados reais, desenvolvendo matematicamente os resultados, as combinações e as probabilidades das rodadas número 36, 37 e 38. O projeto foi aplicado em turmas do Ensino Médio de uma escola pública estadual do município de Guapimirim – RJ, e os resultados foram analisados de forma qualitativa, segundo o desempenho apresentado pelos estudantes. Mesmo tendo aluno em sala de aula que não gosta de futebol, o desenvolvimento da atividade foi satisfatório e os métodos de resolução de problemas matemáticos estão inseridos em contextos da nossa realidade, fazendo com que os alunos desenvolvam sua criatividade e o raciocínio lógico, que são tão imprescindíveis em nosso cotidiano e, em sala de aula, para uma boa aprendizagem dos conteúdos da Matemática. |
Abstract: | The present work presents a proposal for classroom making use of the significant learning of mathematical contents of High School, using the Table of the Brazilian Soccer Championship, of the year 2011, when the Brazilian Championship in the modality of running points was very competitive in the technical aspect of football and analytical from the mathematical point of view. To do so, the students, together with the teacher, conjectured numbers and operations development methods, together with data and probability analysis, from real data, mathematically developing the results, combinations, and probabilities of rounds 36, 37 and 38. The project was applied in high school classes of a state public school in the municipality of Guapimirim - RJ, and the results were analyzed in a qualitative way, according to the performance presented by the students. Even though students in the classroom do not like football, the development of the activity was satisfactory and the methods of solving mathematical problems are inserted in contexts of our reality, causing students to develop their creativity and logical reasoning. so indispensable in our daily life and, in the classroom, for a good learning of the contents of Mathematics. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15510 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2018 - Rodrigo da Silva Macedo.pdf | 2018 - Rodrigo da Silva Macedo | 2.62 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.