Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15520
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGomes, Alessandro de Araújo
dc.date.accessioned2023-12-22T03:18:48Z-
dc.date.available2023-12-22T03:18:48Z-
dc.date.issued2015-06-15
dc.identifier.citationGOMES, Alessandro de Araujo. Grafos: uma experiência no Ensino Médio. 2015. 101 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2015.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15520-
dc.description.abstractA Matemática se destaca como base para a maioria das ciências e das tecnologias atuais. Acredita-se que as tecnologias atuais sejam de interesse dos estudantes de Ensino Médio. Partindo do princípio que tópicos básicos em Teoria dos Grafos exigem poucos pré-requisitos para serem ensinados, e que esses tópicos estão diretamente ligados às tecnologias atuais (celulares, redes sociais, GPS, entre outras), uma experiência com os Grafos no Ensino Médio se encaixa perfeitamente no objetivo de uma pesquisa voltada para educação matemática. Este trabalho tem como objetivo principal descrever, através de um estudo de caso, uma experiência de ensino de Tópicos em Grafos em turmas de Ensino Médio de uma escola técnica em Cruzeiro/SP. Foi feita uma revisão de literatura sobre os aspectos históricos, conceitos e resultados básicos da Teoria dos Grafos. Em seguida foram ministradas 6 aulas de 50 minutos cada para duas turmas de ensino médio, onde foram introduzidos conceitos e resultados básicos de Grafos. Dois testes semelhantes foram aplicados, um antes das aulas e outro depois, para que os alunos pudessem experimentar primeiramente técnicas presentes em seus currículos normais e depois técnicas de Grafos. Também, ao final, foi aplicado um questionário para avaliar a motivação e o interesse dos alunos em Grafos após as aulas.por
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTópicos em Grafospor
dc.subjectContextualizaçãopor
dc.subjectInterdisciplinaridadepor
dc.subjectEnsino Médiopor
dc.subjectTopics in Grapheng
dc.subjectContextualizationeng
dc.subjectInterdisciplinaryeng
dc.subjectHigh Schooleng
dc.titleGrafos: uma experiência no Ensino Médiopor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherMathematics has been highlighted as the basis for most current science and technology. It is believed that current technologies (mobile, social networking, GPS, among other) are of interest to students of high school. Assuming that basic topics in Graph Theory require few prerequisites to be taught and that these topics are directly linked to current technologies, an experiment with graphs in high school fits perfectly on the goal of a survey focused on mathematics education. This work aims to describe a Graph teaching experience in high school classes of a Technical School in Cruzeiro / SP through an investigation study. The instruments used to collect data were six classes with fifty minutes each one. There were introduced concepts and basic results from Graphs. Two tests were also applied, one before and the other after the classes. The students could preliminarily experiment high school techniques; after the Graph classes, they could use what they learned. In the end of the work, after the classes, a questionnaire was also applied to diagnose the motivation and the interest of the students in Graphs.eng
dc.contributor.advisor1Oliveira Júnior, Montauban Moreira de
dc.contributor.advisor1IDCPF: 053.670.767-77por
dc.contributor.referee1Oliveira Júnior, Montauban Moreira de
dc.contributor.referee2Barbosa, Aline Mauricio
dc.contributor.referee3Rosa, Isaías da Silva
dc.creator.IDCPF: 122.025.608-07por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5038512158576224por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/10216/2015%20-%20Alessandro%20de%20Araujo%20Gomes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/16240/2015%20-%20Alessandro%20de%20Araujo%20Gomes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/22544/2015%20-%20Alessandro%20de%20Araujo%20Gomes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/28924/2015%20-%20Alessandro%20de%20Araujo%20Gomes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/35276/2015%20-%20Alessandro%20de%20Araujo%20Gomes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/41672/2015%20-%20Alessandro%20de%20Araujo%20Gomes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/48074/2015%20-%20Alessandro%20de%20Araujo%20Gomes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/54526/2015%20-%20Alessandro%20de%20Araujo%20Gomes.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/2796
dc.originais.provenanceSubmitted by Jorge Silva (jorgelmsilva@ufrrj.br) on 2019-07-18T17:07:05Z No. of bitstreams: 1 2015 - Alessandro de Araujo Gomes.pdf: 2256370 bytes, checksum: 84728771a4de9cc038739d89a2805867 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2019-07-18T17:07:05Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015 - Alessandro de Araujo Gomes.pdf: 2256370 bytes, checksum: 84728771a4de9cc038739d89a2805867 (MD5) Previous issue date: 2015-06-15eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Alessandro de Araujo Gomes.pdfDocumento principal2.2 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.