Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15520
Tipo do documento: Dissertação
Título: Grafos: uma experiência no Ensino Médio
Autor: Gomes, Alessandro de Araújo
Orientador(a): Oliveira Júnior, Montauban Moreira de
Primeiro membro da banca: Oliveira Júnior, Montauban Moreira de
Segundo membro da banca: Barbosa, Aline Mauricio
Terceiro membro da banca: Rosa, Isaías da Silva
Palabras clave: Tópicos em Grafos;Contextualização;Interdisciplinaridade;Ensino Médio;Topics in Graph;Contextualization;Interdisciplinary;High School
Área(s) do CNPq: Matemática
Idioma: por
Fecha de publicación: 15-jun-2015
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citación: GOMES, Alessandro de Araujo. Grafos: uma experiência no Ensino Médio. 2015. 101 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional - PROFMAT) - Instituto de Ciências Exatas, Departamento de Matemática, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2015.
Resumen: A Matemática se destaca como base para a maioria das ciências e das tecnologias atuais. Acredita-se que as tecnologias atuais sejam de interesse dos estudantes de Ensino Médio. Partindo do princípio que tópicos básicos em Teoria dos Grafos exigem poucos pré-requisitos para serem ensinados, e que esses tópicos estão diretamente ligados às tecnologias atuais (celulares, redes sociais, GPS, entre outras), uma experiência com os Grafos no Ensino Médio se encaixa perfeitamente no objetivo de uma pesquisa voltada para educação matemática. Este trabalho tem como objetivo principal descrever, através de um estudo de caso, uma experiência de ensino de Tópicos em Grafos em turmas de Ensino Médio de uma escola técnica em Cruzeiro/SP. Foi feita uma revisão de literatura sobre os aspectos históricos, conceitos e resultados básicos da Teoria dos Grafos. Em seguida foram ministradas 6 aulas de 50 minutos cada para duas turmas de ensino médio, onde foram introduzidos conceitos e resultados básicos de Grafos. Dois testes semelhantes foram aplicados, um antes das aulas e outro depois, para que os alunos pudessem experimentar primeiramente técnicas presentes em seus currículos normais e depois técnicas de Grafos. Também, ao final, foi aplicado um questionário para avaliar a motivação e o interesse dos alunos em Grafos após as aulas.
Abstract: Mathematics has been highlighted as the basis for most current science and technology. It is believed that current technologies (mobile, social networking, GPS, among other) are of interest to students of high school. Assuming that basic topics in Graph Theory require few prerequisites to be taught and that these topics are directly linked to current technologies, an experiment with graphs in high school fits perfectly on the goal of a survey focused on mathematics education. This work aims to describe a Graph teaching experience in high school classes of a Technical School in Cruzeiro / SP through an investigation study. The instruments used to collect data were six classes with fifty minutes each one. There were introduced concepts and basic results from Graphs. Two tests were also applied, one before and the other after the classes. The students could preliminarily experiment high school techniques; after the Graph classes, they could use what they learned. In the end of the work, after the classes, a questionnaire was also applied to diagnose the motivation and the interest of the students in Graphs.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15520
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2015 - Alessandro de Araujo Gomes.pdfDocumento principal2.2 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.