Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15525
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGuimarães, Marcelo Guedes
dc.date.accessioned2023-12-22T03:18:58Z-
dc.date.available2023-12-22T03:18:58Z-
dc.date.issued2004-08-30
dc.identifier.citationGuimarães, Marcelo Guedes. Motivando para aprender matemática : uma experiência com o ensino da probabilidade. 2004. 63 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15525-
dc.description.abstractTendo-se em vista a discussão sobre as concepções educacionais, a fim de chegar a um consenso sobre a melhor forma de aprendizagem da Matemática para o corpo discente, realizamos um trabalho de pesquisa com alunos do Ensino Médio de uma escola particular de Nova Iguaçu – RJ, objetivando um aprendizado mais significativo e prático, no qual os próprios discentes pudessem construir seu saber, motivados pela utilidade da Matemática no cotidiano. O foco do trabalho foram as aulas sobre probabilidade, ministradas em um primeiro momento de forma tradicional e depois de forma contextualizada, com o intuito de registrar o comportamento dos alunos diante da apresentação dos conteúdos em ambas as aulas, diferenciando-os, a fim de observar em qual deles os alunos estavam mais motivados, mais participativos. Além disso, anotamos e comparamos os dados de dois questionários que foram aplicados aos alunos, abordando seus interesses em relação à aprendizagem matemática e à conexão feita entre o que aprendem na sala de aula e o que utilizam em seu cotidiano, além do progresso alcançado por eles após as aulas ministradas de forma mais dinâmica e contextualizadapor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectConcepções educacionaispor
dc.subjectSignificação do aprendizado matemáticopor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectConstrução do saber matemáticopor
dc.subjectEducational Conceptseng
dc.subjectMeaning of mathematical learningeng
dc.subjectMotivationeng
dc.subjectConstruction of mathematical knowledgeeng
dc.titleMotivando para aprender matemática : uma experiência com o ensino da probabilidadepor
dc.title.alternativeMotivating to learn math: an experience with teaching probabilitypor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherBearing in mind the discussion on educational concepts in order to reach a consensus on the best way of learning mathematics for the student body, I performed a research with high school students from a private school in Nova Iguaçu - RJ, aiming at the more meaningful and practical learning, in which students could build their own knowledge, motivated by the usefulness of mathematics in everyday life. The focus of the work were the lessons on probability, given at first moment in a Traditional way and after more playful way, in order to record the behavior of students before the presentation of content in both classes, differentiating them in order to observe where the students were more motivated, more involved. Also, I wrote and I compared data from two questionnaires that were applied for students, addressing their interests learning in the mathematics and connection made between what they learn in the classroom and what they use in their daily lives. The lessons were taught more dynamically so the students achieved progression after themeng
dc.contributor.advisor1Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
dc.contributor.advisor1ID646.919.007-30por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4832316123512245por
dc.contributor.referee1Santos, Douglas Monsôres de Melo
dc.contributor.referee2Mattos, José Roberto Linhares de
dc.creator.ID012.549.897-73por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9293438072396690por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.relation.referencesBALANCHO, M. J., & COELHO, F. M. Motivar os alunos: criatividade na relação pedagógica: conceitos e práticas. Lisboa: Texto Editora, 1996. BORUCHOVITCH, Evely & BZUNECK, José Aloyseo. A motivação do aluno: contribuições da psicologia contemporânea. 4ª ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2009. BRASIL. Parâmetros Curriculares Nacionais: Parte III – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Fundamental. – 3ª Ed. Brasília: MEC/SEF, 2001. ________. Parâmetros Curriculares Nacionais: Volume 3 - Matemática / Secretaria de Educação Fundamental – Brasília : MEC/SEF 1997. CARRAHER, Terezinha Nunes & CARRAHER,David Willian & SCHLIEMANN, Ana Lùcia Dias. Na vida dez, na escola zero. 10ª ed. São Paulo: Cortez, 1995. CECCON, Claudius & OLIVEIRA, Miguel Darcy de & OLIVEIRA, Rosiska Darcy de. A vida na escola e a escola da vida. 24ª ed. Petrópolis: Vozes/IDAC, 1982. 59 D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Etnomatemática- Elo entre as tradições e a modernidade. 2ª.ed. 3ªreimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2007. ENGELMANN, Erico. A motivação de alunos dos cursos de Artes de uma universidade pública do norte do Paraná. 124 f. : il. Londrina, 2010. FREIRE,Paulo. Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Saraiva, 2012. ____________. Pedagogia da Esperança: Um reencontro com a Pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2006. GIANCATERINO, Roberto. A Matemática sem rituais. Rio de Janeiro: Wak Ed.,2009. GUIMARÃES, Sueli Édi Rufini. Motivação intrínseca, extrínseca e o uso de recompensas em sala de aula. Em E. Boruchovitch & J. A. Bzuneck (Orgs.), A motivação do aluno: contribuições da Psicologia contemporânea (pp. 37-57). Petrópolis, RJ: Vozes. 2009. MACHADO JÚNIOR, Arthur Gonçalves .Modelagem matemática no ensino-aprendizagem: ação e resultados.2005. 142 p. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal do Pará,Núcleo de Apoio ao Desenvolvimento Científico, Belém, 2005. 60 PONTE, João Pedro da & BROCARDO, Joana & OLIVEIRA, Hélia. Investigações Matemáticas na Sala de Aula. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2013. ROSA NETO, Ernesto. Didática da Matemática. 12ªed. São Paulo: Ática, 2011por
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/11339/2014%20-%20Marcelo%20Guedes%20Guimar%c3%a3es.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/16494/2014%20-%20Marcelo%20Guedes%20Guimar%c3%a3es.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/22774/2014%20-%20Marcelo%20Guedes%20Guimar%c3%a3es.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/29130/2014%20-%20Marcelo%20Guedes%20Guimar%c3%a3es.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/35582/2014%20-%20Marcelo%20Guedes%20Guimar%c3%a3es.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/41948/2014%20-%20Marcelo%20Guedes%20Guimar%c3%a3es.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/48372/2014%20-%20Marcelo%20Guedes%20Guimar%c3%a3es.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/54830/2014%20-%20Marcelo%20Guedes%20Guimar%c3%a3es.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3070
dc.originais.provenanceSubmitted by Celso Magalhaes (celsomagalhaes@ufrrj.br) on 2019-11-08T12:36:48Z No. of bitstreams: 1 2014 - Marcelo Guedes Guimarães.pdf: 2220014 bytes, checksum: 7e4e3e6ad9d07b1be02ef8c8f1b620c6 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2019-11-08T12:36:48Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2014 - Marcelo Guedes Guimarães.pdf: 2220014 bytes, checksum: 7e4e3e6ad9d07b1be02ef8c8f1b620c6 (MD5) Previous issue date: 2004-08-30eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2014 - Marcelo Guedes Guimarães.pdfMarcelo Guedes Guimarães.2.17 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.