Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15525
Tipo do documento: | Dissertação |
Título: | Motivando para aprender matemática : uma experiência com o ensino da probabilidade |
Título(s) alternativo(s): | Motivating to learn math: an experience with teaching probability |
Autor(es): | Guimarães, Marcelo Guedes |
Orientador(a): | Nascimento, Eulina Coutinho Silva do |
Primeiro membro da banca: | Santos, Douglas Monsôres de Melo |
Segundo membro da banca: | Mattos, José Roberto Linhares de |
Palavras-chave: | Concepções educacionais;Significação do aprendizado matemático;Motivação;Construção do saber matemático;Educational Concepts;Meaning of mathematical learning;Motivation;Construction of mathematical knowledge |
Área(s) do CNPq: | Matemática |
Idioma: | por |
Data do documento: | 30-Ago-2004 |
Editor: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Citação: | Guimarães, Marcelo Guedes. Motivando para aprender matemática : uma experiência com o ensino da probabilidade. 2004. 63 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. |
Resumo: | Tendo-se em vista a discussão sobre as concepções educacionais, a fim de chegar a um consenso sobre a melhor forma de aprendizagem da Matemática para o corpo discente, realizamos um trabalho de pesquisa com alunos do Ensino Médio de uma escola particular de Nova Iguaçu – RJ, objetivando um aprendizado mais significativo e prático, no qual os próprios discentes pudessem construir seu saber, motivados pela utilidade da Matemática no cotidiano. O foco do trabalho foram as aulas sobre probabilidade, ministradas em um primeiro momento de forma tradicional e depois de forma contextualizada, com o intuito de registrar o comportamento dos alunos diante da apresentação dos conteúdos em ambas as aulas, diferenciando-os, a fim de observar em qual deles os alunos estavam mais motivados, mais participativos. Além disso, anotamos e comparamos os dados de dois questionários que foram aplicados aos alunos, abordando seus interesses em relação à aprendizagem matemática e à conexão feita entre o que aprendem na sala de aula e o que utilizam em seu cotidiano, além do progresso alcançado por eles após as aulas ministradas de forma mais dinâmica e contextualizada |
Abstract: | Bearing in mind the discussion on educational concepts in order to reach a consensus on the best way of learning mathematics for the student body, I performed a research with high school students from a private school in Nova Iguaçu - RJ, aiming at the more meaningful and practical learning, in which students could build their own knowledge, motivated by the usefulness of mathematics in everyday life. The focus of the work were the lessons on probability, given at first moment in a Traditional way and after more playful way, in order to record the behavior of students before the presentation of content in both classes, differentiating them in order to observe where the students were more motivated, more involved. Also, I wrote and I compared data from two questionnaires that were applied for students, addressing their interests learning in the mathematics and connection made between what they learn in the classroom and what they use in their daily lives. The lessons were taught more dynamically so the students achieved progression after them |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15525 |
Aparece nas coleções: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
2014 - Marcelo Guedes Guimarães.pdf | Marcelo Guedes Guimarães. | 2.17 MB | Adobe PDF | Abrir |
Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.