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dc.contributor.authorFreire, Betania de Almeida Moreti
dc.date.accessioned2023-12-22T03:19:03Z-
dc.date.available2023-12-22T03:19:03Z-
dc.date.issued2020-07-01
dc.identifier.citationFREIRE, Betania de Almeida Moreti. A matemática e os códigos de barras: uma proposta de ensino. 2020. 169 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas,Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15528-
dc.description.abstractOs códigos de barras podem ser uma importante ferramenta para estimular a aprendizagem da Matemática, pois são extremamente utilizados no cotidiano. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo geral analisar a compreensão das principais características dos códigos de barras e a motivação dos alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Marcílio Dias, localizada na cidade de Nova Iguaçu – RJ. Inicialmente abordamos o conceito de motivação, seus diferentes tipos, estratégias motivacionais e sua importância na aprendizagem. Na sequência, definimos alguns conceitos matemáticos necessários para entender a matemática que está por trás dos códigos de barras. Em seguida, descrevemos a estrutura dos códigos de barras, em particular dos códigos de barras EAN-13. Também apresentamos de forma resumida os QR Codes. Por fim, é feita uma abordagem qualitativa a partir da avaliação de atividades diversificadas e de instrumentos de pesquisas, buscando identificar a motivação escolar e a motivação pela Matemática dos envolvidos. O presente trabalho demonstra que é possível motivar os alunos em seus processos de ensino-aprendizagem ao contextualizar a Matemática, através dos códigos de barraspor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCódigos de barraspor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.subjectEnsino de matemáticapor
dc.subjectBarcodeseng
dc.subjectMotivationeng
dc.subjectMath’s teachingeng
dc.titleA matemática e os códigos de barras: uma proposta de ensinopor
dc.title.alternativeMathematics and barcodes: a teaching proposaleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherBarcodes can be an important tool to stimulate the learning of math, because they are extremely used everyday. With that in mind, this work has as it general objective to analyze the comprehension of the main characteristics of barcodes and the motivation of 9th grade students of the elementary school of the Marcílio Dias Municipal School, in Nova Iguaçu-RJ. Initially, we approach the concept of motivation, its different types, motivational strategics and its importance in the learning process. In sequence, we define some math concepts that they need to understand the math behind the barcodes. Then, we describe the barcodes structures, specially of the EAN-13 barcodes. We also briefly present the QR Codes. Lastly, a qualitative approach is made based on the evaluation of diversified activies and of research instruments, seeking to identify the school motivation and math motivation of those involved. This work demonstrates that is possible to motivate students in their teaching-learning processes by contextualizing math, through barcodeseng
dc.contributor.advisor1Saccomori Júnior, Cláudio Cesar
dc.contributor.advisor1ID070.921.707-29por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5067-5549por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2180980997927698por
dc.contributor.referee1Saccomori Júnior, Cláudio Cesar
dc.contributor.referee1ID070.921.707-29por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0001-5067-5549por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2180980997927698por
dc.contributor.referee2Pereira, Andre Luiz Martins
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5539956300898040por
dc.contributor.referee3Santos, Andre Luiz Cordeiro dos
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/0245493145333194por
dc.creator.ID086.904.557-83por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0599558988951757por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
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dc.subject.cnpqMatemáticapor
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