Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15528
Tipo do documento: Dissertação
Título: A matemática e os códigos de barras: uma proposta de ensino
Otros títulos: Mathematics and barcodes: a teaching proposal
Autor: Freire, Betania de Almeida Moreti
Orientador(a): Saccomori Júnior, Cláudio Cesar
Primeiro membro da banca: Saccomori Júnior, Cláudio Cesar
Segundo membro da banca: Pereira, Andre Luiz Martins
Terceiro membro da banca: Santos, Andre Luiz Cordeiro dos
Palabras clave: Códigos de barras;Motivação;Ensino de matemática;Barcodes;Motivation;Math’s teaching
Área(s) do CNPq: Matemática
Idioma: por
Fecha de publicación: 1-jul-2020
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citación: FREIRE, Betania de Almeida Moreti. A matemática e os códigos de barras: uma proposta de ensino. 2020. 169 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas,Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.
Resumen: Os códigos de barras podem ser uma importante ferramenta para estimular a aprendizagem da Matemática, pois são extremamente utilizados no cotidiano. Nesse sentido, este trabalho tem como objetivo geral analisar a compreensão das principais características dos códigos de barras e a motivação dos alunos do 9º ano do ensino fundamental da Escola Municipal Marcílio Dias, localizada na cidade de Nova Iguaçu – RJ. Inicialmente abordamos o conceito de motivação, seus diferentes tipos, estratégias motivacionais e sua importância na aprendizagem. Na sequência, definimos alguns conceitos matemáticos necessários para entender a matemática que está por trás dos códigos de barras. Em seguida, descrevemos a estrutura dos códigos de barras, em particular dos códigos de barras EAN-13. Também apresentamos de forma resumida os QR Codes. Por fim, é feita uma abordagem qualitativa a partir da avaliação de atividades diversificadas e de instrumentos de pesquisas, buscando identificar a motivação escolar e a motivação pela Matemática dos envolvidos. O presente trabalho demonstra que é possível motivar os alunos em seus processos de ensino-aprendizagem ao contextualizar a Matemática, através dos códigos de barras
Abstract: Barcodes can be an important tool to stimulate the learning of math, because they are extremely used everyday. With that in mind, this work has as it general objective to analyze the comprehension of the main characteristics of barcodes and the motivation of 9th grade students of the elementary school of the Marcílio Dias Municipal School, in Nova Iguaçu-RJ. Initially, we approach the concept of motivation, its different types, motivational strategics and its importance in the learning process. In sequence, we define some math concepts that they need to understand the math behind the barcodes. Then, we describe the barcodes structures, specially of the EAN-13 barcodes. We also briefly present the QR Codes. Lastly, a qualitative approach is made based on the evaluation of diversified activies and of research instruments, seeking to identify the school motivation and math motivation of those involved. This work demonstrates that is possible to motivate students in their teaching-learning processes by contextualizing math, through barcodes
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15528
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2020 - Betania de Almeida Moreti Freire.pdf2020 - Betania de Almeida Moreti Freire9.7 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.