Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15540
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Uma proposta metodológica para estudo, modelagem e aplicações de funções afins (lineares), quadráticas e exponenciais com o uso do software GeoGebra no Ensino Médio |
Other Titles: | Uma proposta metodológica para estudo, modelagem e aplicações de funções afins (lineares), quadráticas e exponenciais com o uso do software GeoGebra no Ensino Médio |
Authors: | Nogueira, Gabriel Leite |
Orientador(a): | Lambert, Wanderson José |
Primeiro membro da banca: | Conceição Junior, Duilio Tadeu da |
Segundo membro da banca: | Esquincalha, Agnaldo da Conceição |
Keywords: | Matemática;Funções;Ensino;Tecnologia;GeoGebra;Math;Functions;Education;Technology;GeoGebra. |
Área(s) do CNPq: | Matemática |
Idioma: | por |
Issue Date: | 17-Aug-2015 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Citation: | NOGUEIRA, Gabriel Leite. Uma proposta metodológica para estudo, modelagem e aplicações de funções afins (lineares), quadráticas e exponenciais com o uso do software GeoGebra no Ensino Médio. 2015. 119 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica - RJ, 2015. |
Abstract: | Durante anos de docência no Ensino Médio, tenho compartilhado das dificuldades encontradas pelos alunos na compreensão do tema “Funções”. Tais dificuldades influenciam o entendimento de outros tópicos dentro da matemática e de alguns em disciplinas correlatas que dependem da boa construção e entendimento das funções. Nessa direção de propor mecanismos de inovação para o ensino de matemática, utilizamos um software matemático de Geometria Dinâmica, chamado GeoGebra, para ser um ferramental a auxiliar o Ensino de Funções, por meio de oficinas de construções e modelamento das mesmas. Por ser um tema recorrente e de grande aplicação nos estudos matemáticos e de áreas afins, se faz interessante o uso de mecanismos diversos para progressão do Ensino e de suas aplicações, em todos os anos do Ensino Médio. O estudo de funções pode e é melhor assimilado a medida em que a visualização de tal objeto matemático é compreendido de maneira sistemática. Além da utilização do software com um construtor de gráficos a ferramenta de animação permite aos alunos a visualização de movimento gráfico de acordo com a variação dos coeficientes. Buscar ferramentas para um melhor entendimento desse importante tópico, aliar o aspecto lúdico ao ensino, tentando cativar o aluno para que ele possa se interessar mais profundamente pelo assunto, auxiliando seu aprendizado. O GeoGebra tem a capacidade de “plotagem” (no jargão matemático: “desenhar”) de gráficos na forma (geral) literal e ainda possui uma ferramenta que possibilita animar os gráficos o que pretendemos explorar para facilitar a compreensão dos alunos ao estudo dessas funções. Através de atividades (oficinas) com o uso concomitante ensino-tecnologia permitiremos aos alunos desfrutar de um crescente conhecimento das características das funções selecionadas, a saber: afim, quadrática e exponencial, com aplicação direta em questões de concursos/símiles |
Abstract: | During years of teaching in high school, I have shared the difficulties encountered by students in understanding the topic "Functions". These difficulties affect the understanding of other topics within mathematics and in some related disciplines that depend on the good construction and understanding of functions. In this sense to propose innovative mechanisms for the teaching of mathematics, we use a mathematical software Dynamic Geometry, called GeoGebra to be a tooling to assist the functions of education through construction of workshops and modeling them. To be a recurring theme and great application in mathematical studies and related areas, it is interesting to use different mechanisms for progression of Education and its applications, in each year of high school. The study of functions is better absorbed and can measure in the display such mathematical object is realized in a systematic way. In addition to using the software with a graphical builder animation tool allows students to motion graphic display according to the variation of the coefficients. Search tools for a better understanding of this important topic , combine the playful aspect to teaching, trying to captivate the student so that it can be interested more deeply in the subject , aiding their learning. GeoGebra has the ability to "plotting" (in mathematical jargon: "draw") graphics in the form (general) literal and still has a tool that allows the graphics animate what we intend to exploit to facilitate students' understanding of the study of these functions. Through activities (workshops) using co - teaching technology allow students to enjoy a growing knowledge of the characteristics of the selected functions, namely: order, quadratic and exponential, with direct application in procurement issues / similes |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15540 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2015 - Gabriel Leite Nogueira.pdf | 8.43 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.