Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15547
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorGomes, André Arruda
dc.date.accessioned2023-12-22T03:19:15Z-
dc.date.available2023-12-22T03:19:15Z-
dc.date.issued2013-08-20
dc.identifier.citationGOMES, André Arruda. O uso das transformações geométricas e de softwares de geometria dinâmica no ensino de Matrizes e suas operações. 2013. 49 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15547-
dc.description.abstractEste trabalho trata de uma proposta pedagógica alternativa para o ensino de matrizes e de suas operações. Tradicionalmente, os livros didáticos abordam as operações entre matrizes baseando-se apenas no ponto de vista algébrico, de uma maneira abstrata e com contextualizações artificiais. A abordagem proposta aqui é conduzida através do estudo das transformações geométricas no plano. Assim, é possível dar uma interpretação geométrica para cada matriz. Uma das vantagens dessa escolha é poder se utilizar de softwares de Geometria Dinâmica, que tornam o processo de ensino-aprendizagem mais instigante, permitindo que o aluno tenha uma posição menos passiva no decorrer desse processo. Com isso espera-se que ele deixe de ser um mero expectador de regras e conceitos e passe a ser responsável pela produção do seu conhecimento, contribuindo assim para a desmistificação da aprendizagem da Matemática.por
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, CAPES, Brasil.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectMatrizespor
dc.subjectTransformações Geométricaspor
dc.subjectGeoGebrapor
dc.subjectMatriceseng
dc.subjectGeometric Transformationseng
dc.titleO uso das transformações geométricas e de softwares de geometria dinâmica no ensino de Matrizes e suas operaçõespor
dc.title.alternativeThe use of geometric transformations and software of dynamic geometry in the teaching of Matrices and their operationseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work is a pedagogical alternative for teaching arrays and their operations. Traditionally, textbooks dealing transactions between matrices based solely on algebraic point of view, in an abstract way and contextualization artificial. The approach proposed here is conducted through the study of geometric transformations in the plane. Thus, it is possible to provide a geometric interpretation for each matrix. One advantage of this choice is to use the power of Dynamic Geometry software, that make the process of teaching and learning more exciting, allowing the student to have a less passive during this process. Thus it is expected that it ceases to be a mere spectator of rules and concepts and become responsible for its knowledge production, thereby helping to demystify the learning of mathematics.eng
dc.contributor.advisor1Santos, Douglas Monsôres de Melo
dc.contributor.advisor1ID105.347.247-10por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8339690725325820por
dc.contributor.referee1Barbosa, Aline Mauricio
dc.contributor.referee2Nobili, Edilaine Ervilha
dc.creator.ID431.880.447-04por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4685077345545889por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.relation.referencesAGUIAR, E. V. B. As novas tecnologias e o ensino de matemática. Disponível em: <http://www.essentiaeditora.iff.edu.br/index.php/vertices/article/viewFile/34/26 > Acesso em: 15/03/2013. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: 3º e 4º ciclos do Ensino Fundamental na Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1998. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF, 2000. BRASIL. Matriz de Referência para o Exame Nacional do Ensino Médio. Brasília: MEC/SEF, 2009. D’AMBRÓSIO,U. Educação matemática: da teoria á prática. 16ª Edição. Papirus: São Paulo, 2008. D'AMBRÓSIO, U. Etnomatemática: Arte ou Técnica de explicar e conhecer. 5ªEd. Ática: São Paulo, 1998. DELGADO, J; FRENSEL, K; CRISSAFF, L. Notas do Curso de Geometria Analítica. Material Didático do PROFMAT, 2012. EVES, H. 1992. Introdução à História da Matemática. Editora UNICAMP, 1992. FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. Editora Paz e Terra, 1970. MATHIAS, C.E. Novas Tecnologias no Ensino da Matemática: Repensando Práticas. CECIERJ/CAPES/UAB/MEC: Rio de Janeiro, 2008 OLIVEIRA,L.K.M.;REZENDE,W.S. Prova Brasil e Pisa: exemplos da importância da avaliação educacional em larga escala. São Paulo: Instituto Arte na Escola, 2012.Disponível em: <http://artenaescola.org.br/sala-de-leitura/artigos/artigo.php? id=69418& > Acesso em: 14/04/2013. ONUCHIC,L.R. Uma história da Resolução de Problemas no Brasil e no Mundo. UNESP: 2008. Disponível em: <http://www.rc.unesp.br/serp/trabalhos_completos/ completo3.pdf>. Acesso em: 10/01/13. PITOMBEIRA, J. B. Revisitando uma Velha Conhecida. Departamento de Matemática, PUC-Rio, p. 1-41, 2004. RIBEIRO, L. O. M. et al. Modificações em jogos digitais e seu uso potencial como tecnologia educacional para o ensino de engenharia. Revista Novas Tecnologias na Educação, v. 4, n. 1. UFRGS: Porto Alegre, 2006. STORMOWSKI, V. Estudando Matrizes a partir de transformações geométricas. UFRGS: 2008 Papirus: Campinas, 1996. VENTURI, J. J. Álgebra vetorial e geometria analítica. 9ª edição. Editora Unificado: Curitiba, 1949. 49 BIBLIOGRAFIA CONSULTADA BOYER, Carl. História da Matemática. Tradução Elza F. Gomide. Edgard Blucher/EDUSP: São Paulo, 1974. BRASIL PDE : Plano de Desenvolvimento da Educação : SAEB : ensino médio : matrizes de referência, tópicos e descritores. MEC, Disponível em <http://portal.mec.gov.br/dmdocuments/saeb_matriz2.pdf> SEB; Inep: Brasília, 2008. FAINGUELERNT, E.K.; NUNES,K. A., Matemática: Práticas Pedagógicas para o Ensino Médio. Penso: Porto Alegre, 2012. MIGUEL, A.; et al. História da Matemática em atividade didáticas. 2ª edição. EDUFRN: São Paulo, 2009. MOTTA,C.E.M. O Uso de Softwares de Geometria Dinâmica no Ensino de Números Complexos. Unidade 5. Universidade Aberta do Brasil. Curso de Especialização em Novas Tecnologias no Ensino da Matemática. MOTTA,C.E.M. Um Olhar Humanista sobre os Números Complexos. UFF POLYA, G. A arte de resolver problemas: Um novo aspecto do método matemático. Rio de Janeiro: Interciência, 1995. STEINBRUCH, Alfredo; WINTERLE, Paulo. Introdução à Álgebra Linear. 1ª edição. Makron Books :São Paulo, 1997por
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/14416/2013%20-%20Andre%20Arruda%20Gomes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/17464/2013%20-%20Andre%20Arruda%20Gomes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/23736/2013%20-%20Andre%20Arruda%20Gomes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/30202/2013%20-%20Andre%20Arruda%20Gomes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/36486/2013%20-%20Andre%20Arruda%20Gomes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/42938/2013%20-%20Andre%20Arruda%20Gomes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/49244/2013%20-%20Andre%20Arruda%20Gomes.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/55758/2013%20-%20Andre%20Arruda%20Gomes.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3466
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2020-04-28T18:10:39Z No. of bitstreams: 1 2013 - Andre Arruda Gomes.pdf: 7228950 bytes, checksum: 16d708daa5412ba8611e2c66acf81774 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-04-28T18:10:39Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013 - Andre Arruda Gomes.pdf: 7228950 bytes, checksum: 16d708daa5412ba8611e2c66acf81774 (MD5) Previous issue date: 2013-08-20eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2013 - Andre Arruda Gomes.pdf2013 - Andre Arruda Gomes7.06 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.