Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15547
Tipo do documento: Dissertação
Título: O uso das transformações geométricas e de softwares de geometria dinâmica no ensino de Matrizes e suas operações
Otros títulos: The use of geometric transformations and software of dynamic geometry in the teaching of Matrices and their operations
Autor: Gomes, André Arruda
Orientador(a): Santos, Douglas Monsôres de Melo
Primeiro membro da banca: Barbosa, Aline Mauricio
Segundo membro da banca: Nobili, Edilaine Ervilha
Palabras clave: Matrizes;Transformações Geométricas;GeoGebra;Matrices;Geometric Transformations
Área(s) do CNPq: Matemática
Idioma: por
Fecha de publicación: 20-ago-2013
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citación: GOMES, André Arruda. O uso das transformações geométricas e de softwares de geometria dinâmica no ensino de Matrizes e suas operações. 2013. 49 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2013.
Resumen: Este trabalho trata de uma proposta pedagógica alternativa para o ensino de matrizes e de suas operações. Tradicionalmente, os livros didáticos abordam as operações entre matrizes baseando-se apenas no ponto de vista algébrico, de uma maneira abstrata e com contextualizações artificiais. A abordagem proposta aqui é conduzida através do estudo das transformações geométricas no plano. Assim, é possível dar uma interpretação geométrica para cada matriz. Uma das vantagens dessa escolha é poder se utilizar de softwares de Geometria Dinâmica, que tornam o processo de ensino-aprendizagem mais instigante, permitindo que o aluno tenha uma posição menos passiva no decorrer desse processo. Com isso espera-se que ele deixe de ser um mero expectador de regras e conceitos e passe a ser responsável pela produção do seu conhecimento, contribuindo assim para a desmistificação da aprendizagem da Matemática.
Abstract: This work is a pedagogical alternative for teaching arrays and their operations. Traditionally, textbooks dealing transactions between matrices based solely on algebraic point of view, in an abstract way and contextualization artificial. The approach proposed here is conducted through the study of geometric transformations in the plane. Thus, it is possible to provide a geometric interpretation for each matrix. One advantage of this choice is to use the power of Dynamic Geometry software, that make the process of teaching and learning more exciting, allowing the student to have a less passive during this process. Thus it is expected that it ceases to be a mere spectator of rules and concepts and become responsible for its knowledge production, thereby helping to demystify the learning of mathematics.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15547
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2013 - Andre Arruda Gomes.pdf2013 - Andre Arruda Gomes7.06 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.