Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15551
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Baptista, Felipe Augusto de Oliveira | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:19:17Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:19:17Z | - |
dc.date.issued | 2013-08-12 | |
dc.identifier.citation | BAPTISTA, Felipe Augusto de Oliveira. Ensino de matemática à distância: uma experiência com o ensino de probabilidade. 2013. 69 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15551 | - |
dc.description.abstract | A Educação a Distância (EAD), apoiada por tecnologias de informação, principalmente pelo computador e ambientes virtuais de aprendizagem, permite inúmeros avanços do ponto de vista educacional. Neste contexto, esse trabalho apresenta um projeto instrucional de um curso de Probabilidades, totalmente a distância, que será utilizado como apoio às aulas presenciais de uma turma do 3º Ano do Ensino Médio. Com o intuito de verificar a qualidade e coerência das atividades propostas no curso, o mesmo foi aplicado paralelamente ao trabalho presencial do professor, tendo como característica ampliar ou recuperar estudos. Também foi feita, junto aos alunos dessa turma, pesquisa qualitativa e outra quantitativa viabilizadas através de um questionário padrão próprias do Ambiente Virtual utilizado, o Moodle. Então, através do desenvolvimento do presente estudo, foi possível observar que recursos da EAD quando utilizados no ensino presencial podem contribuir para um melhor rendimento dos alunos, haja vista que os recursos necessários as atividades desenvolvidas no referido curso e em outros da modalidade à distância, estão muito mais adequadas ao perfil dos alunos de hoje. | por |
dc.description.sponsorship | Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico, CNPq, Brasil | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Educação a Distância | por |
dc.subject | Ensino de Probabilidade | por |
dc.subject | Design Instrucional e Aprendizagem em Ambientes Virtuais | por |
dc.subject | Distance Learning | eng |
dc.subject | Teaching Probability | eng |
dc.subject | Instructional Design and Learning in Virtual Environments | eng |
dc.title | Ensino de matemática à distância: uma experiência com o ensino de probabilidade | por |
dc.title.alternative | Distance mathematics teaching: an experience with the teaching of probability | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | The distance education (EAD), supported by information technologies, especially the computer and virtual learning environments, allows numerous advances in educational standpoint. In this context, this work presents an instructional design of a course in Probability, totally distance that will be used as support for the classroom of a class of 3rd year of high school. In order to verify the quality and consistency of proposed activities in the course, the course was applied parallel to the work of the classroom teacher, having a feature to extend or retrieve studies. Was this made, with the students of the course, qualitative and quantitative research, funded by a standard questionnaire used own Virtual Environment, Moodle. Then, through the development of this study, it was observed that many features of the EAD when used in classroom teaching can contribute to improved student achievement, considering that with the resources the activities in that course and other modality to distance are much more appropriate to the profile of today's students. | eng |
dc.contributor.advisor1 | Nascimento, Eulina Coutinho Silva do | |
dc.contributor.advisor1ID | 646.919.007-30 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/4832316123512245 | por |
dc.contributor.referee1 | Santos, Douglas Monsores de Melo | |
dc.contributor.referee2 | Mattos, José Roberto Linhares de | |
dc.creator.ID | 103.363.637-10 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/6682113090175128 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | por |
dc.relation.references | ALMEIDA, M.E.B. Educação a Distância na Internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem In: Educação e Pesquisa. São Paulo: v.29, n.2, p.327- 340, 2003. ALMEIDA, L. R. G. Ensino colaborativo de eletrônica em ambiente síncrono e assíncrono usando software livre. Dissertação de Mestrado - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, Campinas, 2010. BRAGA, Marta; ULBRICHT, Vania. Acessibilidade em Ambiente Virtuais de Aprendizagem: Abordagem Teórica. Santa Catarina: UFSC, 2006. Disponível em: < http://www.infodesign.org.br/conteudo/pontoVista/3/ing/Ponto_de_vista_web.pdf >. CAMPOS, Fernanda; COSTA, Rosa Maria; SANTOS, Neide. Fundamentos da Educação a Distância, Mídias e Ambientes Virtuais. Juiz de Fora: Ed. Editar, 2007. FILATRO, Andrea. Design instrucional na prática. São Paulo: Pearson Education do Brasil, 2008. FRANCO, L. R. H. R. et al. (Org.). Capacitação em Ambientes de Aprendizagem Virtual. Itajubá: UNIFEI, 2007. Disponível em: <http://www.ead.unifei.edu.br/~novolivrodigital/geralivro.php?codlivro=16&idsess=ld28052009110750>. GONZALES, M. Fundamentos da Tutoria em Educação a Distância. São Paulo: Editora Avercamp, 2005. LOPES, Maria Sandra Souza. Avaliação da Aprendizagem em Atividades Colaborativas em EaD viabilizada por um Fórum Categorizado. Rio de Janeiro: UFRJ, 2007. 168 p. Dissertação (Mestrado em Informática) - Instituto de Matemática / Núcleo de Computação Eletrônica, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. MAIA, Carmem. ABC da EaD. 1a. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall, 2007. 48 MOORE, Michel. Educação a Distância: Uma visão Integrada. Tradução Roberto Galman. São Paulo: Thomson Learning, 2007. NASCIMENTO, L.; COSTA, G. Educação e Treinamento a Distância Mediados por Computador: em busca da Aprendizagem Significativa. In: Novas Tecnologias na Educação. Rio Grande do Sul: CINTED-UFRGS, v.2, n.1, 2004. SANTOS, Cyntia Fernanda Gomes dos. Fórum Virtual: uma nova especialidade para a sala de aula, um novo olhar para professor e uma forma de aprender interagindo. Rio de Janeiro, 2007. Dissertação (Mestrado em Informática) - Instituto de Matemática / Núcleo de Computação Eletrônica, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2007. | por |
dc.subject.cnpq | Matemática | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/62071/2013%20-%20Felipe%20Augusto%20de%20Oliveira%20Baptista.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3919 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2020-09-21T22:27:56Z No. of bitstreams: 1 2013 - Felipe Augusto de Oliveira Baptista.pdf: 871673 bytes, checksum: a2f173abf159b13156cbc3a2b25f45b5 (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2020-09-21T22:27:56Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013 - Felipe Augusto de Oliveira Baptista.pdf: 871673 bytes, checksum: a2f173abf159b13156cbc3a2b25f45b5 (MD5) Previous issue date: 2013-08-12 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2013 - Felipe Augusto de Oliveira Baptista.pdf | 2013 - Felipe Augusto de Oliveira Baptista | 851.24 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.