Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15551
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Ensino de matemática à distância: uma experiência com o ensino de probabilidade |
Other Titles: | Distance mathematics teaching: an experience with the teaching of probability |
Authors: | Baptista, Felipe Augusto de Oliveira |
Orientador(a): | Nascimento, Eulina Coutinho Silva do |
Primeiro membro da banca: | Santos, Douglas Monsores de Melo |
Segundo membro da banca: | Mattos, José Roberto Linhares de |
Keywords: | Educação a Distância;Ensino de Probabilidade;Design Instrucional e Aprendizagem em Ambientes Virtuais;Distance Learning;Teaching Probability;Instructional Design and Learning in Virtual Environments |
Área(s) do CNPq: | Matemática |
Idioma: | por |
Issue Date: | 12-Aug-2013 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Citation: | BAPTISTA, Felipe Augusto de Oliveira. Ensino de matemática à distância: uma experiência com o ensino de probabilidade. 2013. 69 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica. |
Abstract: | A Educação a Distância (EAD), apoiada por tecnologias de informação, principalmente pelo computador e ambientes virtuais de aprendizagem, permite inúmeros avanços do ponto de vista educacional. Neste contexto, esse trabalho apresenta um projeto instrucional de um curso de Probabilidades, totalmente a distância, que será utilizado como apoio às aulas presenciais de uma turma do 3º Ano do Ensino Médio. Com o intuito de verificar a qualidade e coerência das atividades propostas no curso, o mesmo foi aplicado paralelamente ao trabalho presencial do professor, tendo como característica ampliar ou recuperar estudos. Também foi feita, junto aos alunos dessa turma, pesquisa qualitativa e outra quantitativa viabilizadas através de um questionário padrão próprias do Ambiente Virtual utilizado, o Moodle. Então, através do desenvolvimento do presente estudo, foi possível observar que recursos da EAD quando utilizados no ensino presencial podem contribuir para um melhor rendimento dos alunos, haja vista que os recursos necessários as atividades desenvolvidas no referido curso e em outros da modalidade à distância, estão muito mais adequadas ao perfil dos alunos de hoje. |
Abstract: | The distance education (EAD), supported by information technologies, especially the computer and virtual learning environments, allows numerous advances in educational standpoint. In this context, this work presents an instructional design of a course in Probability, totally distance that will be used as support for the classroom of a class of 3rd year of high school. In order to verify the quality and consistency of proposed activities in the course, the course was applied parallel to the work of the classroom teacher, having a feature to extend or retrieve studies. Was this made, with the students of the course, qualitative and quantitative research, funded by a standard questionnaire used own Virtual Environment, Moodle. Then, through the development of this study, it was observed that many features of the EAD when used in classroom teaching can contribute to improved student achievement, considering that with the resources the activities in that course and other modality to distance are much more appropriate to the profile of today's students. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15551 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2013 - Felipe Augusto de Oliveira Baptista.pdf | 2013 - Felipe Augusto de Oliveira Baptista | 851.24 kB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.