Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15551
Tipo do documento: Dissertação
Título: Ensino de matemática à distância: uma experiência com o ensino de probabilidade
Otros títulos: Distance mathematics teaching: an experience with the teaching of probability
Autor: Baptista, Felipe Augusto de Oliveira
Orientador(a): Nascimento, Eulina Coutinho Silva do
Primeiro membro da banca: Santos, Douglas Monsores de Melo
Segundo membro da banca: Mattos, José Roberto Linhares de
Palabras clave: Educação a Distância;Ensino de Probabilidade;Design Instrucional e Aprendizagem em Ambientes Virtuais;Distance Learning;Teaching Probability;Instructional Design and Learning in Virtual Environments
Área(s) do CNPq: Matemática
Idioma: por
Fecha de publicación: 12-ago-2013
Editorial: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citación: BAPTISTA, Felipe Augusto de Oliveira. Ensino de matemática à distância: uma experiência com o ensino de probabilidade. 2013. 69 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
Resumen: A Educação a Distância (EAD), apoiada por tecnologias de informação, principalmente pelo computador e ambientes virtuais de aprendizagem, permite inúmeros avanços do ponto de vista educacional. Neste contexto, esse trabalho apresenta um projeto instrucional de um curso de Probabilidades, totalmente a distância, que será utilizado como apoio às aulas presenciais de uma turma do 3º Ano do Ensino Médio. Com o intuito de verificar a qualidade e coerência das atividades propostas no curso, o mesmo foi aplicado paralelamente ao trabalho presencial do professor, tendo como característica ampliar ou recuperar estudos. Também foi feita, junto aos alunos dessa turma, pesquisa qualitativa e outra quantitativa viabilizadas através de um questionário padrão próprias do Ambiente Virtual utilizado, o Moodle. Então, através do desenvolvimento do presente estudo, foi possível observar que recursos da EAD quando utilizados no ensino presencial podem contribuir para um melhor rendimento dos alunos, haja vista que os recursos necessários as atividades desenvolvidas no referido curso e em outros da modalidade à distância, estão muito mais adequadas ao perfil dos alunos de hoje.
Abstract: The distance education (EAD), supported by information technologies, especially the computer and virtual learning environments, allows numerous advances in educational standpoint. In this context, this work presents an instructional design of a course in Probability, totally distance that will be used as support for the classroom of a class of 3rd year of high school. In order to verify the quality and consistency of proposed activities in the course, the course was applied parallel to the work of the classroom teacher, having a feature to extend or retrieve studies. Was this made, with the students of the course, qualitative and quantitative research, funded by a standard questionnaire used own Virtual Environment, Moodle. Then, through the development of this study, it was observed that many features of the EAD when used in classroom teaching can contribute to improved student achievement, considering that with the resources the activities in that course and other modality to distance are much more appropriate to the profile of today's students.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15551
Aparece en las colecciones:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción TamañoFormato 
2013 - Felipe Augusto de Oliveira Baptista.pdf2013 - Felipe Augusto de Oliveira Baptista851.24 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Los ítems de DSpace están protegidos por copyright, con todos los derechos reservados, a menos que se indique lo contrario.