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dc.contributor.authorCipriano, Tatiana Soares
dc.date.accessioned2023-12-22T03:19:18Z-
dc.date.available2023-12-22T03:19:18Z-
dc.date.issued2013-04-15
dc.identifier.citationCIPRIANO, Tatiana Soares. Modelagem matemática como metodologia no ensino regular: estratégias e possibilidades. 2013. 47 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15553-
dc.description.abstractEste trabalho tem por finalidade apresentar a Modelagem Matemática como uma alternativa importante no resgate de uma matemática significativa para os alunos, capacitando e valorizando os mesmos a construírem seus próprios conhecimentos, relacionando os conteúdos às diversidades do cotidiano. Para tal apresentamos alguns problemas e situações que deverão servir de norteadores para professores e alunos que desconhecem a utilização dos mesmos. Neles valorizamos a criatividade e a construção do conhecimento pelo próprio discente além de desenvolvermos alguns conteúdos presentes no currículo mínimo do ensino regular. Num âmbito atual, onde tais recursos são tão pouco utilizados ainda por nós professores de matemática, estes problemas são expostos com o intuito de proporcionar diferentes possibilidades de integração de atividades de modelagem matemática em sala de aula com a expectativa de que os leitores criem perspectivas otimistas a seu uso na prática do ensino de matemática.por
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectModelagem Matemáticapor
dc.subjectCotidianopor
dc.subjectEnsino de Matemáticapor
dc.subjectMathematical Modellingeng
dc.subjectEveryday life problemseng
dc.subjectMathematical Modelingeng
dc.titleModelagem Matemática como Metodologia no Ensino Regular: Estratégias e Possibilidadespor
dc.title.alternativeMathematical Modeling used for Regular Teaching: Strategies and Possibilities.eng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work aims at presenting the mathematical modeling as a important alternative in recovering a significant mathematics for students valuing and empowering them to construct their own knowledge, relating the content to the diversity of everyday life. In order to deal with this problem, we present some problems and situations that should serve as guides for teachers and students which unaware of the use thereof. In them, we value creativity and construction knowledge by the student as well as develop some content present in the minimum curriculum of mainstream education. In the current context, where such resources are as yet little used by us math teachers, these problems are exposed in order to provide different possibilities of integrating mathematical modeling activities in the classroom with the expectation that readers create optimistic outlook to its use in the practice of teaching mathematics.eng
dc.contributor.advisor1Lambert, Wanderson José
dc.contributor.advisor1ID034.343.586-17por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3091684617912159por
dc.contributor.referee1Conceição Junior, Duilio Tadeu da
dc.contributor.referee2Busse, Ronaldo da Silva
dc.creator.ID092.055.887-92por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.relation.referencesALMEIDA, L. W.; SILVA, K. P.; VERTUAN, R. E.; Modelagem Matemática na Educação Básica. São Paulo: Contexto, 2012. 157 p.; ARAÚJO, J. L.; Cálculo, Tecnologias e Modelagem Matemática: as discussões dos alunos. (Tese de Doutorado em Educação Matemática) – Universidade Estadual Paulista, Rio Claro, 2002; BARBOSA, J. C.; O que pensam os professores sobre a modelagem matemática? Zetetiké, Campinas, v. 7, n. 11, p. 67-85, 1999. Disponível em http://www.inf.unioeste.br/~rogerio/Professores-sobre-Mod-Mat.pdf. Acesso em 03/01/2013. BARBOSA, J. C.; Modelagem Matemática e os professores: a questão da formação. Bolema - Boletim de Educação Matemática, Rio Claro, n. 15, p. 5-23, 2001; BARBOSA, J. C.; Modelagem Matemática: O que é? Por quê? Como? Veritati, n. 4, p. 73- 80, 2004; BASSANEZI, R. C.; Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. 3. ed. São Paulo: Contexto, 2011. 389 p.; BEAN, D. W.; O que é modelagem matemática? In: Educação matemática em Revista. São Paulo, ano 8, n. 9/10, p. 49-57, abr, 2001. BIEMBENGUT, M. S.; Mapeamento da Modelagem Matemática no Ensino Brasileiro. Projeto de Iniciação Científica – Conselho Nacional de Desenvolvimento Tecnológico Científico – CNPq, 2007; BIEMBENGUT, M. S.; 30 Anos de Modelagem Matemática na Educação Brasileira: das propostas primeiras às propostas atuais. Alexandria - Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v.2, n.2, p.7-32, jul. 2009. Disponível em: http://alexandria.ppgect.ufsc.br/files/2012/03/mariasalett.pdf. Acesso em: 20/11/2012; BIEMBENGUT, M. S. ; HEIN, N.; Modelagem matemática no ensino. 5. ed. São Paulo: Contexto, 2009. 127 p.; BRASIL; Parâmetros Curriculares Nacionais - Matemática. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/livro03.pdf. Acesso em 10/03/2013; BURAK, D.; Modelagem Matemática: ações e interações no processo de ensinoaprendizagem. Campinas-SP, 1992. Tese (Doutorado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas – UNICAMP. BURAK, D.; Modelagem Matemática e a sala de aula. In: Encontro Paranaense de Modelagem Matemática. Londrina: UEL, 2004. Disponível em: http://dionisioburak.com.br/documents/IEPMEM.pdf. Acesso em 03/01/2013; 47 CHAVES, M. I. A. Modelando matematicamente questões ambientais relacionadas com a água a propósito do ensino – aprendizagem de funções na 1ª série do ensino médio. Tese de mestrado – Universidade Federal do Pará, Belém, 2005; D’AMBROSIO, U.; Da realidade à ação: reflexões sobre educação e matemática. São Paulo: SUMMUS/UNICAMP, 1986. Disponível em http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/673/600. Acesso em 03/01/2013; DOTTO A. E. M.; O uso da modelagem Matemática em sala de aula. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1661-8.pdf. Acesso em 03/01/2013. JACOBINI, O. R.; WODEWOTZKI, M. L. L. Uma Reflexão sobre a Modelagem Matemática no Contexto da Educação Matemática Crítica. In: Bolema. Boletim de Educação Matemática, Vol. 199, n 25 (2006). Disponível em: http://www.periodicos.rc.biblioteca.unesp.br/index.php/bolema/article/view/1876/1653.Acess o em 20/12/2012; MACHADO JÚNIOR, A. G.; Modelagem Matemática no Ensino-Aprendizagem: Ação e Resultados. Belém, 2005. Disponível em: http://www.ufpa.br/npadc/gemm/ documentos/docs/Doc_12.pdf. Acesso em 03/12/2012; OLIVEIRA, L. C; BARBOSA, J. C.; Modelagem Matemática: O Processo de Construção dos Modelos pelos alunos. Disponível em: http://www.fae.ufmg.br/ebrapem/resumos/09- 04res.pdf. Acesso em 15/12/2012; RESENDE, O.; CORRÊA, P. C.; GONELI, A. L. D.; CECON, P. R.; Forma, tamanho e contração volumétrica do feijão (Phaseolus vulgaris L.) durante a secagem. Revista Brasileira de Produtos Agroindustriais, Campina Grande, v.7, n.1, p.15-24, 2005; SUKOW, J. A.; Relato de uma experiência: Resolução de problemas e modelagem matemática no ensino médio. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao. pr.gov.br/portals/pde/arquivos/1662-8.pdf?PHPSESSID= 2 010010708155290. Acesso em 04/12/2012; Links utilizados: http: // noticias.r7.com / educacao / noticias / mais-de-85-dos-estudantes – brasileiros – são - reprovados - em-matematica-diz-pesquisa-20111130.html. Acesso em 04/01/2013. http: // www 1.folha.uol.com.br / educacao / 1255223 - rendimento – dos – alunos – de - matematica-piora-entre-o-5-e-o-9-ano.shtml. Acesso em 12/02/2013.por
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/62073/2013%20-%20Tatiana%20Soares%20Cipriano.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/3918
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2020-09-21T22:13:28Z No. of bitstreams: 1 2013 - Tatiana Soares Cipriano.pdf: 1577879 bytes, checksum: 78a3e7b1d2a53920bc1741869437d422 (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2020-09-21T22:13:28Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2013 - Tatiana Soares Cipriano.pdf: 1577879 bytes, checksum: 78a3e7b1d2a53920bc1741869437d422 (MD5) Previous issue date: 2013-04-15eng
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