Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15553
Tipo do documento: Dissertação
Título: Modelagem Matemática como Metodologia no Ensino Regular: Estratégias e Possibilidades
Título(s) alternativo(s): Mathematical Modeling used for Regular Teaching: Strategies and Possibilities.
Autor(es): Cipriano, Tatiana Soares
Orientador(a): Lambert, Wanderson José
Primeiro membro da banca: Conceição Junior, Duilio Tadeu da
Segundo membro da banca: Busse, Ronaldo da Silva
Palavras-chave: Modelagem Matemática;Cotidiano;Ensino de Matemática;Mathematical Modelling;Everyday life problems;Mathematical Modeling
Área(s) do CNPq: Matemática
Idioma: por
Data do documento: 15-Abr-2013
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citação: CIPRIANO, Tatiana Soares. Modelagem matemática como metodologia no ensino regular: estratégias e possibilidades. 2013. 47 f. Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional) - Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica.
Resumo: Este trabalho tem por finalidade apresentar a Modelagem Matemática como uma alternativa importante no resgate de uma matemática significativa para os alunos, capacitando e valorizando os mesmos a construírem seus próprios conhecimentos, relacionando os conteúdos às diversidades do cotidiano. Para tal apresentamos alguns problemas e situações que deverão servir de norteadores para professores e alunos que desconhecem a utilização dos mesmos. Neles valorizamos a criatividade e a construção do conhecimento pelo próprio discente além de desenvolvermos alguns conteúdos presentes no currículo mínimo do ensino regular. Num âmbito atual, onde tais recursos são tão pouco utilizados ainda por nós professores de matemática, estes problemas são expostos com o intuito de proporcionar diferentes possibilidades de integração de atividades de modelagem matemática em sala de aula com a expectativa de que os leitores criem perspectivas otimistas a seu uso na prática do ensino de matemática.
Abstract: This work aims at presenting the mathematical modeling as a important alternative in recovering a significant mathematics for students valuing and empowering them to construct their own knowledge, relating the content to the diversity of everyday life. In order to deal with this problem, we present some problems and situations that should serve as guides for teachers and students which unaware of the use thereof. In them, we value creativity and construction knowledge by the student as well as develop some content present in the minimum curriculum of mainstream education. In the current context, where such resources are as yet little used by us math teachers, these problems are exposed in order to provide different possibilities of integrating mathematical modeling activities in the classroom with the expectation that readers create optimistic outlook to its use in the practice of teaching mathematics.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15553
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2013 - Tatiana Soares Cipriano.pdf2013 - Tatiana Soares Cipriano1.54 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.