Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15568
Tipo do documento: Dissertação
Title: Utilização da pesquisa de opinião como ferramenta para concatenação dos conceitos estatísticos
Other Titles: Use of Opinion Research as a Tool for concatenation Of Statistical Concepts
Authors: Magalhães, José Carlos Resende
Orientador(a): Pereira, Orlando dos Santos
Primeiro membro da banca: Pereira, Orlando dos Santos
Segundo membro da banca: Cordeiro, Josiane da Silva
Terceiro membro da banca: Antunes, Gladson Octaviano
Keywords: Estatística;Pesquisa de opinião;Multidisciplinaridade;Statistics;Opinion poll;Multidisciplinary
Área(s) do CNPq: Matemática
Idioma: por
Issue Date: 30-Jul-2015
Publisher: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citation: MAGALHÃS, José Carlos Resende. Utilização da pesquisa de opinião como ferramenta para concatenação dos conceitos estatísticos. 2015. 67 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2015.
Abstract: O campo de tratamento das informações vem no decorrer dos anos aumentando sua importância no currículo do Estado do Rio de Janeiro, que já aborda conhecimentos estatísticos em todos os anos do ensino fundamental II e no terceiro ano do ensino médio. No momento do ensino médio podemos, com a pesquisa de opinião, revisar os conhecimentos estatísticos apreendidos nesses anos de estudo, e como é uma atividade multidisciplinar, pode ajudar na aprendizagem de ao menos outra área do conhecimento. Iremos abordar planejamento da pesquisa onde pode-se decidir pelo engajamento Projeto de Leitura na Escola. Este projeto é um conjunto de orientações e propostas redigido pela Secretaria de Educação do Estado do Rio de Janeiro, em que é fomentada a pesquisa e a apresentação de resultados. Abordaremos como se deve definir a população e calcular a amostra para o nível de confiança desejado e então definiremos os cuidados na elaboração do questionário para que se possa trabalhar conteúdos como média e diferentes formas de tabulação. No trabalho de campo é necessário gentileza e imparcialidade para não introduzir viés na pesquisa. Utilizaremos a planilha eletrônica Excel para as etapas de digitação, processamento e análise de dados. Em cada etapa relacionaremos as atividades desenvolvidas com as habilidades requeridas no Currículo Mínimo do Estado do Rio de Janeiro
Abstract: The field of information processing has over the years increased its importance in the state's curriculum Rio de Janeiro, which already deals with statistical knowledge in all years of elementary school and II in the third year of high school. Upon high school can, with the opinion poll, reviewing the statistical knowledge acquired in these years of study, and how a multidisciplinary activity, can help in learning at least one other area of knowledge. We will address research planning where you can decide by engaging Reading at School Project. This project is a set of guidelines and proposals drafted by the Ministry of Education of Rio de Janeiro, where it funds the research and presentation of results. We discuss how to define the population and calculate the sample to the desired level of confidence and then define care in preparing the questionnaire so that we can work content as mean and different forms tab. In the field of work is needed kindness and fairness to not bias the research. We will use the Excel spreadsheet to the steps of typing, processing and data analysis. At each stage we will relate the activities developed with the skills required in the Minimum Curriculum of the State of Rio de Janeiro.
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15568
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - José Carlos Resende Magalhães.pdfJosé Carlos Resende Magalhães1.83 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.