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dc.contributor.authorCruz, Guilherme Nascimento da
dc.date.accessioned2023-12-22T03:19:32Z-
dc.date.available2023-12-22T03:19:32Z-
dc.date.issued2020-12-10
dc.identifier.citationCRUZ, Guilherme Nascimento da. Estudo de áreas e de perímetros de polígonos, com o auxílio do geoplano e do papel quadriculado, numa turma de sétimo ano do ensino fundamental de uma escola pública. 2020. 94 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional ) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15583-
dc.description.abstractEsta dissertação tratou sobre dificuldades na visualização, na interpretação e no cálculo de resolução de questões envolvendo perímetros e áreas de polígonos, por alunos de uma turma de sétimo ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública do Município de Piraí, RJ. Esta pesquisa se justifica, uma vez que a Geometria e as Grandezas e Medidas fazem parte do dia a dia das pessoas, embora existam várias dificuldades no processo ensino-aprendizagem dessas unidades temáticas. Esse fato reforça a importância de se investir em alternativas para os alunos visualizarem e compreenderem melhor objetos geométricos, por exemplo, com o auxílio de materiais concretos. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi analisar o desempenho de uma turma de sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública no estudo de áreas e de perímetros de polígonos, com o auxílio do geoplano e do papel quadriculado. Os principais referenciais teóricos usados nesta dissertação foram os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Base Nacional Comum Curricular, além de alguns trabalhos que abordam o uso de materiais concretos ou manipuláveis no ensino de Geometria e de pesquisas que discutem a Metodologia de Análise de Erros no Ensino de Matemática e, consequentemente, no estudo de Geometria. Para a turma pesquisada, foi aplicado, inicialmente, um pré-teste, com questões sobre o cálculo de áreas e de perímetros de polígonos. Após essa etapa, várias atividades foram realizadas com o auxílio do geoplano e do papel quadriculado, onde foram trabalhados alguns conceitos geométricos, como por exemplo, o significado das unidades de medidas de perímetros e de áreas de figuras planas, a composição e a decomposição de polígonos. Após a aplicação dessas atividades, os alunos realizaram um pós-teste, com nível de dificuldade semelhante ao pré-teste, para que fossem feitas comparações de rendimento e uma análise reflexiva acerca dos resultados. Para auxiliar na leitura desses resultados, foi usada a Metodologia de Análise de Erros, com base em Cury, visando verificar as dificuldades dos alunos em relação às questões por eles resolvidas, tanto no pré-teste, como no pós-teste. Houve uma predominância de respostas parcialmente corretas ou incorretas. Dentre as questões parcialmente corretas, houve alguns erros aritméticos e outros de natureza interpretativa. Já nas questões incorretas, o erro conceitual foi o que mais ocorreu. Com base na análise de erros utilizada, foi possível entender a relevância de olhar para os erros cometidos pelos alunos como uma ferramenta importante e necessária para refletir sobre a prática docente e oportunizar novas experiências de aprendizagempor
dc.description.sponsorshipCAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superiorpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectÁreas de polígonospor
dc.subjectPerímetros de polígonospor
dc.subjectGeoplanopor
dc.subjectAnálise de errospor
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectAreas of polygonseng
dc.subjectGerimeters of polygonseng
dc.subjectGeoplaneeng
dc.subjectError analysiseng
dc.subjectMiddle schooleng
dc.titleEstudo de áreas e de perímetros de polígonos, com o auxílio do geoplano e do papel quadriculado, numa turma de sétimo ano do ensino fundamental de uma escola públicapor
dc.title.alternativeStudy of areas and perimeters of polygons with the support of geoplane and checkered paper, in a seventh grade class in a public schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis dissertation was about difficulties in visualization, in interpretation and in calculation the question resolution involving perimeters and areas of polygons, made by students in a seventh grade class in a public school in a city called Piraí. This research is justified, since Geometry and Quantities and Measures are part of people’s daily lives, although there are many difficulties in the teaching-learning process of these thematic units. This fact reinforces the importance to invest in different ways to make the students visualize and have a better comprehension about geometric objects, for example, with the support of concrete materials. Therefore, the purpose of this work was to analyze the performance of a seventh grade class in a public school about a study of areas and perimeters of polygons, with the support of geoplane and checkered paper. The main theoretical references used in this dissertation were the Parâmetros Curriculares Nacionais, the Base Nacional Comum Curricular, in addition to some works that approach the use of concrete or manipulable materials in the teaching of Geometry and research that discuss the methodology of error analysis in the teaching of Mathematics and, consequently, in the learning of Geometry. For the class researched, was applied, at first, a pre-test with question about calculation of areas and perimeters of polygons. After this stage, several activities were made with the support of geoplane and checkered paper, where some geometric concepts were worked on, such as the meaning of perimeter measurement units and flat figure areas, the composition and decomposition of polygons. After the application of these activities, the students made a post-test, with the similar level of difficult than the pre-test to realize comparisons and a reflective analysis of the results were made. To assist in analyzing these results, was used the error analysis methodology based on Cury, aiming to verify the student’s difficulties in relation to the questions developed by them as much in the pre-test, as in the post-test. There was a predominance of partially correct or incorrect answers. Among the partially correct question, there were some arithmetic errors and others of an interpretative nature. In the wrong questions, the conceptual error was the one that occurred the most. Based on error analysis used, it was possible to understand the relevance of looking at the mistakes made by the students, as an important and necessary implement, reflect on teaching practice and provide opportunities for new learningeng
dc.contributor.advisor1Barbosa, Aline Mauricio
dc.contributor.advisor1ID087.080.467-78por
dc.contributor.advisor1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3926-8648por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3478764638469476por
dc.contributor.referee1Barbosa, Aline Mauricio
dc.contributor.referee1ID087.080.467-78por
dc.contributor.referee1IDhttps://orcid.org/0000-0003-3926-8648por
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3478764638469476por
dc.contributor.referee2Oliveira Júnior, Montauban Moreira de
dc.contributor.referee2IDhttps://orcid.org/0000-0002-5171-9133por
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8363558791271144por
dc.contributor.referee3Oliveira Junior, Rogerio Luiz Quintino de
dc.contributor.referee3IDhttps://orcid.org/0000-0002-9894-9980por
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/2974982671525979por
dc.creator.ID124.044.327-70por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9582512289179220por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.relation.referencesAMARANTE, J. M. N. Análise de Erros: reflexões sobre o ensino de geometria no município de Óbidos - PA a partir de questões da OBMEP. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) – Faculdade de Matemática, Universidade Federal do Oeste do Pará, Santarém, 2019. Disponível em: https://sca.profmat-sbm.org.br/sca_v2/get_tcc3.php?id=160040374. Acesso em: 02 nov. 2020. BRAGA, P. V. S.; SILVA, W. M.; ANDRADE, A. A. Metodologias de ensino de geometria plana na educação básica utilizando materiais concretos. In: Impactos das tecnologias nas ciências exatas e da terra. Organização Atena Editora. Ponta Grossa, PR: Atena, 2018. p. 113-127. Disponível em: https://www.finersistemas.com/atenaeditora/index.php/admin/api/artigoPDF/2252. Acesso em: 06 out. 2020. BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Versão final. Brasília: MEC / SEB, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf. Acesso em: 06 out. 2020. BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental – Matemática. Brasília: MEC / SEF, 1998. Disponível em: http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/matematica.pdf. Acesso em: 06 out. 2020. CORDEIRO, C. C. Análise e classificação de erros de questões de Geometria plana da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. 2009. Dissertação (Mestrado em Ensino das Ciências na Educação Básica) – Universidade do Grande Rio, Duque de Caxias, 2009. Disponível em: http://tede.unigranrio.edu.br/handle/tede/18. Acesso em: 01 nov. 2020. COSTA, D. E.; PEREIRA, M. J.; MAFRA, J. R. S. Geoplano no Ensino de Matemática: alguns aspectos e perspectivas da sua utilização na sala de aula. Amazônia - Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, Belém, v. 7, n. 14, p. 43-52, jan./dez. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufpa.br/index.php/revistaamazonia/article/view/1695/2102. Acesso em: 18 set. 2020. COSTA, M. V. S. Análise de erros em resolução de problemas envolvendo sólidos geométricos: uma experiência em uma turma de segundo ano do Ensino Médio da rede pública. 2020. 127 p. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – PROFMAT). Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020. Disponível em: 80 https://sca.profmat-sbm.org.br/sca_v2/get_tcc3.php?id=171052486. Acesso em: 28 out. 2020. CURY, H.; BISOGNIN, E.; BISOGNIN, V. A análise de erros como metodologia de investigação. In: PROFMAT, 2009, Viana do Castelo-Portugal. Anais [...]. Lisboa: APM, 2009. p. 1-12. Disponível em: http://www.apm.pt/files/142359_CO_Cury_Bisognin_Bisognin_4a36c5d50a09a.pdf. Acesso em: 06 out. 2020. FUCK, R. Análise de Erros em Geometria: uma investigação com alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA). Revista de Ensino de Ciências e Matemática, São Paulo, v. 4, n. 2, p. 16-36, 27 dez. 2013. Disponível em: http://revistapos.cruzeirodosul.edu.br/index.php/rencima/article/view/823. Acesso em: 23 out. 2020. LUCKESI, C. C. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 17 ed. São Paulo: Cortez, 2005. MENEGHETTI, R. C. G. Uma investigação sobre o uso de materiais didáticos manipuláveis para o ensino e aprendizagem da Matemática na Educação Básica. In: CIBEM, 7., 2013, Montevideo. Actas [...]. Montevideo: CIBEM, 2013. p. 6598 - 6605. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Renata_Meneghetti/publication/336265406_Uma_Investigacao_sobre_o_uso_de_Materiais_Didaticos_Manipulaveis_para_o_Ensino_e_Aprendizagem_da_Matematica_na_Educacao_Basica/links/5d9cef4392851c2f70f71c23/Uma-Investigacao-sobre-o-uso-de-Materiais-Didaticos-Manipulaveis-para-o-Ensino-e-Aprendizagem-da-Matematica-na-Educacao-Basica.pdf. Acesso em: 06 out. 2020. PIRAÍ. Secretaria Municipal de Educação. Divisão Técnico-Pedagógica. Planejamento Curricular – Matemática – 2018. Piraí: SME, 2018. RAMOS, E. M. F.; MENDONÇA, N. D. A. Geoplano: um software no ensino da Matemática. 2000. Disponível em: http://www.inf.ufsc.br/~edla.ramos/publicacoes/Geoart.pdf. Acesso em: 18 set. 2020. RÊGO, R. G.; RÊGO, R. M.; VIEIRA, K. M. Laboratório de Ensino de Geometria. Campinas: Autores Associados, 2012. USISKIN, Z. Resolvendo os dilemas permanentes da geometria escolar. In: LINDQUIST, M. M.; SHULTE, A. P. (org.). Aprendendo e ensinando geometria. Tradução de Hygino H. Domingues. 1 ed. São Paulo: Atual, 1994. p. 21-39. 81 VALE, I.; BARBOSA, A. Materiais manipuláveis para aprender e ensinar geometria. Boletim Gepem, Seropédica, RJ, n. 65, p. 3-16, jul./dez. 2014. Disponível em: http://dx.doi.org/10.4322/gepem.2015.011. Acesso em: 06 out. 2020.por
dc.subject.cnpqMatemáticapor
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