Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15583
Tipo do documento: Dissertação
Título: Estudo de áreas e de perímetros de polígonos, com o auxílio do geoplano e do papel quadriculado, numa turma de sétimo ano do ensino fundamental de uma escola pública
Título(s) alternativo(s): Study of areas and perimeters of polygons with the support of geoplane and checkered paper, in a seventh grade class in a public school
Autor(es): Cruz, Guilherme Nascimento da
Orientador(a): Barbosa, Aline Mauricio
Primeiro membro da banca: Barbosa, Aline Mauricio
Segundo membro da banca: Oliveira Júnior, Montauban Moreira de
Terceiro membro da banca: Oliveira Junior, Rogerio Luiz Quintino de
Palavras-chave: Áreas de polígonos;Perímetros de polígonos;Geoplano;Análise de erros;Ensino fundamental;Areas of polygons;Gerimeters of polygons;Geoplane;Error analysis;Middle school
Área(s) do CNPq: Matemática
Idioma: por
Data do documento: 10-Dez-2020
Editor: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
Sigla da instituição: UFRRJ
Departamento: Instituto de Ciências Exatas
Programa: Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional
Citação: CRUZ, Guilherme Nascimento da. Estudo de áreas e de perímetros de polígonos, com o auxílio do geoplano e do papel quadriculado, numa turma de sétimo ano do ensino fundamental de uma escola pública. 2020. 94 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional ) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, 2020.
Resumo: Esta dissertação tratou sobre dificuldades na visualização, na interpretação e no cálculo de resolução de questões envolvendo perímetros e áreas de polígonos, por alunos de uma turma de sétimo ano do Ensino Fundamental, de uma escola pública do Município de Piraí, RJ. Esta pesquisa se justifica, uma vez que a Geometria e as Grandezas e Medidas fazem parte do dia a dia das pessoas, embora existam várias dificuldades no processo ensino-aprendizagem dessas unidades temáticas. Esse fato reforça a importância de se investir em alternativas para os alunos visualizarem e compreenderem melhor objetos geométricos, por exemplo, com o auxílio de materiais concretos. Sendo assim, o objetivo deste trabalho foi analisar o desempenho de uma turma de sétimo ano do Ensino Fundamental de uma escola pública no estudo de áreas e de perímetros de polígonos, com o auxílio do geoplano e do papel quadriculado. Os principais referenciais teóricos usados nesta dissertação foram os Parâmetros Curriculares Nacionais, a Base Nacional Comum Curricular, além de alguns trabalhos que abordam o uso de materiais concretos ou manipuláveis no ensino de Geometria e de pesquisas que discutem a Metodologia de Análise de Erros no Ensino de Matemática e, consequentemente, no estudo de Geometria. Para a turma pesquisada, foi aplicado, inicialmente, um pré-teste, com questões sobre o cálculo de áreas e de perímetros de polígonos. Após essa etapa, várias atividades foram realizadas com o auxílio do geoplano e do papel quadriculado, onde foram trabalhados alguns conceitos geométricos, como por exemplo, o significado das unidades de medidas de perímetros e de áreas de figuras planas, a composição e a decomposição de polígonos. Após a aplicação dessas atividades, os alunos realizaram um pós-teste, com nível de dificuldade semelhante ao pré-teste, para que fossem feitas comparações de rendimento e uma análise reflexiva acerca dos resultados. Para auxiliar na leitura desses resultados, foi usada a Metodologia de Análise de Erros, com base em Cury, visando verificar as dificuldades dos alunos em relação às questões por eles resolvidas, tanto no pré-teste, como no pós-teste. Houve uma predominância de respostas parcialmente corretas ou incorretas. Dentre as questões parcialmente corretas, houve alguns erros aritméticos e outros de natureza interpretativa. Já nas questões incorretas, o erro conceitual foi o que mais ocorreu. Com base na análise de erros utilizada, foi possível entender a relevância de olhar para os erros cometidos pelos alunos como uma ferramenta importante e necessária para refletir sobre a prática docente e oportunizar novas experiências de aprendizagem
Abstract: This dissertation was about difficulties in visualization, in interpretation and in calculation the question resolution involving perimeters and areas of polygons, made by students in a seventh grade class in a public school in a city called Piraí. This research is justified, since Geometry and Quantities and Measures are part of people’s daily lives, although there are many difficulties in the teaching-learning process of these thematic units. This fact reinforces the importance to invest in different ways to make the students visualize and have a better comprehension about geometric objects, for example, with the support of concrete materials. Therefore, the purpose of this work was to analyze the performance of a seventh grade class in a public school about a study of areas and perimeters of polygons, with the support of geoplane and checkered paper. The main theoretical references used in this dissertation were the Parâmetros Curriculares Nacionais, the Base Nacional Comum Curricular, in addition to some works that approach the use of concrete or manipulable materials in the teaching of Geometry and research that discuss the methodology of error analysis in the teaching of Mathematics and, consequently, in the learning of Geometry. For the class researched, was applied, at first, a pre-test with question about calculation of areas and perimeters of polygons. After this stage, several activities were made with the support of geoplane and checkered paper, where some geometric concepts were worked on, such as the meaning of perimeter measurement units and flat figure areas, the composition and decomposition of polygons. After the application of these activities, the students made a post-test, with the similar level of difficult than the pre-test to realize comparisons and a reflective analysis of the results were made. To assist in analyzing these results, was used the error analysis methodology based on Cury, aiming to verify the student’s difficulties in relation to the questions developed by them as much in the pre-test, as in the post-test. There was a predominance of partially correct or incorrect answers. Among the partially correct question, there were some arithmetic errors and others of an interpretative nature. In the wrong questions, the conceptual error was the one that occurred the most. Based on error analysis used, it was possible to understand the relevance of looking at the mistakes made by the students, as an important and necessary implement, reflect on teaching practice and provide opportunities for new learning
URI: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15583
Aparece nas coleções:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
2020 - Guilherme Nascimento da Cruz.pdf2020 - Guilherme Nascimento da Cruz1.81 MBAdobe PDFThumbnail
Abrir


Os itens no repositório estão protegidos por copyright, com todos os direitos reservados, salvo quando é indicado o contrário.