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https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15589
Tipo do documento: | Dissertação |
Title: | Contribuições do PROFMAT para o ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos: uma análise das dissertações produzidas na década de 2010 |
Other Titles: | Contributions of the PROFMAT to teaching of Mathematics in Youth and Adult Education: an analysis of the dissertations produced in the decade of 2010 |
Authors: | Gomes, Leonardo Bueno |
Orientador(a): | Santos, Douglas Monsores de Melo |
Primeiro membro da banca: | Santos, Douglas Monsores de Melo |
Segundo membro da banca: | Félix, Luciano Vianna |
Terceiro membro da banca: | Nobili, Edilaine Ervilha |
Keywords: | Educação Matemática;EJA;PROFMAT;Mathematics Education;Youth and Adult Teaching |
Área(s) do CNPq: | Matemática |
Idioma: | por |
Issue Date: | 30-Nov-2020 |
Publisher: | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro |
Sigla da instituição: | UFRRJ |
Departamento: | Instituto de Ciências Exatas |
Programa: | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional |
Citation: | GOMES, Leonardo Bueno. Contribuições do PROFMAT para o ensino de Matemática na Educação de Jovens e Adultos: uma análise das dissertações produzidas na década de 2010. 2020. 77 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica, RJ, 2020. |
Abstract: | Esta dissertação apresenta o Estado da Arte das dissertações do Programa de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (PROFMAT) relacionadas à Educação Matemática na modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA). O PROFMAT visa atender principalmente professores da Educação Básica com o intuito de oferecer formação profissional complementar em matemática com ênfase no domínio aprofundado do conteúdo relacionado à matemática escolar. A pesquisa tem por objetivo examinar as práticas pedagógicas utilizadas nos trabalhos, os conteúdos curriculares desenvolvidos, os níveis de ensino, além de quantificar a distribuição nacional da produção de dissertações do programa relacionadas à EJA. Utiliza-se como fundamentação teórica alguns tópicos notáveis da EJA no Brasil, como o seu histórico de implementação, a legislação que regulamenta a EJA, os conteúdos e especifidades curriculares de matemática desta modalidade. Buscou-se também elencar alguns modelos de materiais didáticos e metodologias de ensino utilizados nas aulas de matemática, assim como descrever o formato e a concepção do PROFMAT. As informações investigadas foram apresentadas de maneira quantitativa por meio de tabelas e de forma qualitativa através do fichamento de algumas dissertações. Dentre os dados verificados nas dissertações, destacaram-se o quantitativo baixo de trabalhos relacionados à EJA quando comparados à totalidade de dissertações produzidas, assim como a preponderância de práticas pedagógicas baseadas no uso de materiais lúdicos e tecnologias digitais. Espera-se que esse trabalho desperte nos leitores a importância de uma metodologia diferenciada para o ensino da matemática na EJA, como também conscientizar os pesquisadores da área da Educação Matemática sobre a necessidade de se desenvolver mais pesquisas direcionadas aos estudantes dessa modalidade, que tem um papel fundamental para oferecer aos alunos, que tenham enfrentado dificuldades socioeconômicas que os impossibilitaram de estudar ao longo de sua infância ou adolescência, condições de obter com qualidade o nível de escolaridade básico previsto nas políticas públicas de educação nacional a todo indivíduo adulto. |
Abstract: | This dissertation presents the State of Art of the dissertations from the Professional Mas- ter’s Program in Mathematics in the National Network (PROFMAT) related to Mathematics Education in the Youth and Adult Education (EJA) modality. PROFMAT aims to serve mainly Basic Education teachers in order to offer complementary professional training in mathematics with an emphasis on the in-depth mastery of school mathematics related content. The research aims to examine the pedagogical practices used in the works, the curricular contents developed, the levels of education and quantify the national distribution of the production of EJA related dissertations in the program. Some notable topics of EJA in Brazil are used as a theoretical foundation, such as its history of implementation, the legislation that regulates EJA, the curri- cular contents and specificities of mathematics of this modality. We also sought to list some models of teaching materials and teaching methodologies used in mathematics classes, as well as describe the format and design of PROFMAT. The investigated information was presented in a quantitative way through tables and in a qualitative way by filing some dissertations. Among the data verified in the dissertations, the low amount of works related to EJA stood out when compared to the totality of dissertations produced, as well as the preponderance of pedagogi- cal practices based on the use of playful materials and digital technologies. It is hoped that this work will awaken in readers the importance of a differentiated methodology for teaching mathe- matics at EJA, as well as making researchers in the area of Mathematics Education aware of the need to develop more research directed at students of this modality, which has a fundamental role to offer students, who have faced socio-economic difficulties that made it impossible for them to study throughout their childhood or adolescence, conditions to obtain with quality the basic level of education foreseen in public education policies for all adult individuals. |
URI: | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15589 |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
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