Please use this identifier to cite or link to this item: https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15593
Full metadata record
DC FieldValueLanguage
dc.contributor.authorFerreira, Cassio Marins
dc.date.accessioned2023-12-22T03:19:38Z-
dc.date.available2023-12-22T03:19:38Z-
dc.date.issued2015-08-28
dc.identifier.citationFERREIRA, Cassio Marins. O uso do geoGebra como ferramenta auxiliar na compreensão de resultados de geometria pouco explorados no ensino básico. 2015. 75 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2015.por
dc.identifier.urihttps://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15593-
dc.description.abstractEste trabalho tem a intenção de apresentar o software de Geometria Dinâmica GeoGebra ao aluno do Ensino Básico. Utiliza-se o GeoGebra como ferramenta para a construção dinâmica de um passo-a-passo para convencer os alunos da veracidade de resultados que possuem enunciados simples, mas demonstrações não triviais. Foram trabalhados os seguintes teoremas: Teorema de Morley, Teorema de Hiparco, Teorema de Stewart, Teorema de Menelau e Teorema do Círculo de 9 Pontos. As demonstrações são realizadas rigorosamente, da forma tradicional, e em paralelo é feito o uso do software GeoGebra, dando assim uma visão lúdica das demonstrações. Entende-se que esta abordagem será mais atrativa, possibilitando uma melhor compreensão dos teoremas pelos alunos. O trabalho culmina com a aplicação de um teste motivacional a uma turma do Ensino Básico após uma aula em que se trabalhou o Teorema do Círculo dos 9 Pontos utilizando-se o GeoGebrapor
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPESpor
dc.formatapplication/pdf*
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal Rural do Rio de Janeiropor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectGeoGebraeng
dc.subjectTeaching and Learningeng
dc.subjectEuclidean Geometryeng
dc.subjectDynamic Geometryeng
dc.subjectEnsino-Aprendizagempor
dc.subjectGeometriaEuclidianapor
dc.subjectGeometria Dinâmicapor
dc.titleO uso do geoGebra como ferramenta auxiliar na compreensão de resultados de geometria pouco explorados no ensino básicopor
dc.title.alternativeThe use of geoGebra as auxiliary tool in understanding results of geometry underexplored in basic schooleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.abstractOtherThis work intends to present the Dynamic Geometry software GeoGebra to elementary school students. It uses the GeoGebra as a tool for building a step by step procedure to convince students of the veracity of results that have simple statements, but not trivial proofs. The following theorems were worked: Morley's Theorem, Hipparchus Theorem, Stewart's Theorem, Menelaus Theorem and 9-Point Circle Theorem. Demonstrations are held strictly in the traditional way, and in parallel it is used the GeoGebra software, thus giving a playful view of the statements. It is understood that this approach will be more attractive, enabling a better understanding of the theorems by students. The work culminates with the application of a motivational test to a class of basic education after a class in which they worked the 9-Point Circle using GeoGebraeng
dc.contributor.advisor1Oliveira Júnior, Montauban Moreira de
dc.contributor.advisor1ID5367076777por
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8363558791271144por
dc.contributor.referee1Barbosa, Aline Mauricio
dc.contributor.referee2Esquincalha, Agnaldo da Conceição
dc.creator.ID8084023748por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0797290446175366por
dc.publisher.countryBrasilpor
dc.publisher.departmentInstituto de Ciências Exataspor
dc.publisher.initialsUFRRJpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacionalpor
dc.relation.referencesALLAN, N. D. Teoremas de Menelaus e Ceva. Unesp – São Paulo. Disponível em:<http//WWW.rc.unesp.br/igce/Matemática/nelo/newCEVMN.doc> BRASIL, PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, Matemática. MEC/SEF, 1998 BRASIL, PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, Matemática. MEC/SEF, 1997 DANIEL, C.M.F, ARTHUR,C.C., AMAURI,S.B. Teorema de Morley: O que os Triângulos Ainda Podem nos Revelar – SBM GRAVINA, M. A. & SANTAROSA, L. M. (1998). A Aprendizagem da Matemática em Ambientes Informatizados. IV Congresso Ibero-Americano de Informática na Educação. Brasília. Disponível em<HTTP://www.edumatec.mat.ufrgs.br> LORENZATO, S. Por que não ensinar Geometria? In: Revista A Educação Matemática em Revista. São Paulo: SBEM, 1995, v.4 MORGADO, A.C., WAGNER, E., JORGE, M. Geometria II. Fortaleza, VestSeller, 2008. _____. Hiparco. Disponível em HttP//PT.wikipedia.org/wiki/Hiparco#Teorema_de_Hiparco. PAVANELLO, R. M. O abandono da Geometria: uma visão histórica. Dissertação(Mestrado) Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1995. PINHEIRO, PLÁCIDO ROGÉRIO – O Círculo dos nove Pontos, Revista do Professor de Matemática, nº 14, São Paulo, SBM – 1989. VALENTE, J.AO computador na sociedade do conhecimento. Campinas: NIED/UNICAMP, 1999por
dc.subject.cnpqMatemáticapor
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/4829/2015%20-%20Cassio%20Marins%20Ferreira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/19416/2015%20-%20Cassio%20Marins%20Ferreira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/25757/2015%20-%20Cassio%20Marins%20Ferreira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/32186/2015%20-%20Cassio%20Marins%20Ferreira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/38552/2015%20-%20Cassio%20Marins%20Ferreira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/44950/2015%20-%20Cassio%20Marins%20Ferreira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/51364/2015%20-%20Cassio%20Marins%20Ferreira.pdf.jpg*
dc.thumbnail.urlhttps://tede.ufrrj.br/retrieve/57830/2015%20-%20Cassio%20Marins%20Ferreira.pdf.jpg*
dc.originais.urihttps://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1391
dc.originais.provenanceSubmitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2017-01-25T10:55:06Z No. of bitstreams: 1 2015 - Cassio Marins Ferreira.pdf: 2336646 bytes, checksum: ec3b1734c73a206999579144e063ab1f (MD5)eng
dc.originais.provenanceMade available in DSpace on 2017-01-25T10:55:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015 - Cassio Marins Ferreira.pdf: 2336646 bytes, checksum: ec3b1734c73a206999579144e063ab1f (MD5) Previous issue date: 2015-08-28eng
Appears in Collections:Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional

Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!

Files in This Item:
File Description SizeFormat 
2015 - Cassio Marins Ferreira.pdf2015 - Cassio Marins Ferreira2.28 MBAdobe PDFThumbnail
View/Open


Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.