Please use this identifier to cite or link to this item:
https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15593
Full metadata record
DC Field | Value | Language |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ferreira, Cassio Marins | |
dc.date.accessioned | 2023-12-22T03:19:38Z | - |
dc.date.available | 2023-12-22T03:19:38Z | - |
dc.date.issued | 2015-08-28 | |
dc.identifier.citation | FERREIRA, Cassio Marins. O uso do geoGebra como ferramenta auxiliar na compreensão de resultados de geometria pouco explorados no ensino básico. 2015. 75 f. Dissertação (Mestrado em Matemática em Rede Nacional) - Instituto de Ciências Exatas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Seropédica-RJ, 2015. | por |
dc.identifier.uri | https://rima.ufrrj.br/jspui/handle/20.500.14407/15593 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho tem a intenção de apresentar o software de Geometria Dinâmica GeoGebra ao aluno do Ensino Básico. Utiliza-se o GeoGebra como ferramenta para a construção dinâmica de um passo-a-passo para convencer os alunos da veracidade de resultados que possuem enunciados simples, mas demonstrações não triviais. Foram trabalhados os seguintes teoremas: Teorema de Morley, Teorema de Hiparco, Teorema de Stewart, Teorema de Menelau e Teorema do Círculo de 9 Pontos. As demonstrações são realizadas rigorosamente, da forma tradicional, e em paralelo é feito o uso do software GeoGebra, dando assim uma visão lúdica das demonstrações. Entende-se que esta abordagem será mais atrativa, possibilitando uma melhor compreensão dos teoremas pelos alunos. O trabalho culmina com a aplicação de um teste motivacional a uma turma do Ensino Básico após uma aula em que se trabalhou o Teorema do Círculo dos 9 Pontos utilizando-se o GeoGebra | por |
dc.description.sponsorship | Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - CAPES | por |
dc.format | application/pdf | * |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | GeoGebra | eng |
dc.subject | Teaching and Learning | eng |
dc.subject | Euclidean Geometry | eng |
dc.subject | Dynamic Geometry | eng |
dc.subject | Ensino-Aprendizagem | por |
dc.subject | GeometriaEuclidiana | por |
dc.subject | Geometria Dinâmica | por |
dc.title | O uso do geoGebra como ferramenta auxiliar na compreensão de resultados de geometria pouco explorados no ensino básico | por |
dc.title.alternative | The use of geoGebra as auxiliary tool in understanding results of geometry underexplored in basic school | eng |
dc.type | Dissertação | por |
dc.description.abstractOther | This work intends to present the Dynamic Geometry software GeoGebra to elementary school students. It uses the GeoGebra as a tool for building a step by step procedure to convince students of the veracity of results that have simple statements, but not trivial proofs. The following theorems were worked: Morley's Theorem, Hipparchus Theorem, Stewart's Theorem, Menelaus Theorem and 9-Point Circle Theorem. Demonstrations are held strictly in the traditional way, and in parallel it is used the GeoGebra software, thus giving a playful view of the statements. It is understood that this approach will be more attractive, enabling a better understanding of the theorems by students. The work culminates with the application of a motivational test to a class of basic education after a class in which they worked the 9-Point Circle using GeoGebra | eng |
dc.contributor.advisor1 | Oliveira Júnior, Montauban Moreira de | |
dc.contributor.advisor1ID | 5367076777 | por |
dc.contributor.advisor1Lattes | http://lattes.cnpq.br/8363558791271144 | por |
dc.contributor.referee1 | Barbosa, Aline Mauricio | |
dc.contributor.referee2 | Esquincalha, Agnaldo da Conceição | |
dc.creator.ID | 8084023748 | por |
dc.creator.Lattes | http://lattes.cnpq.br/0797290446175366 | por |
dc.publisher.country | Brasil | por |
dc.publisher.department | Instituto de Ciências Exatas | por |
dc.publisher.initials | UFRRJ | por |
dc.publisher.program | Programa de Pós-Graduação em Matemática em Rede Nacional | por |
dc.relation.references | ALLAN, N. D. Teoremas de Menelaus e Ceva. Unesp – São Paulo. Disponível em:<http//WWW.rc.unesp.br/igce/Matemática/nelo/newCEVMN.doc> BRASIL, PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, Matemática. MEC/SEF, 1998 BRASIL, PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL, Matemática. MEC/SEF, 1997 DANIEL, C.M.F, ARTHUR,C.C., AMAURI,S.B. Teorema de Morley: O que os Triângulos Ainda Podem nos Revelar – SBM GRAVINA, M. A. & SANTAROSA, L. M. (1998). A Aprendizagem da Matemática em Ambientes Informatizados. IV Congresso Ibero-Americano de Informática na Educação. Brasília. Disponível em<HTTP://www.edumatec.mat.ufrgs.br> LORENZATO, S. Por que não ensinar Geometria? In: Revista A Educação Matemática em Revista. São Paulo: SBEM, 1995, v.4 MORGADO, A.C., WAGNER, E., JORGE, M. Geometria II. Fortaleza, VestSeller, 2008. _____. Hiparco. Disponível em HttP//PT.wikipedia.org/wiki/Hiparco#Teorema_de_Hiparco. PAVANELLO, R. M. O abandono da Geometria: uma visão histórica. Dissertação(Mestrado) Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 1995. PINHEIRO, PLÁCIDO ROGÉRIO – O Círculo dos nove Pontos, Revista do Professor de Matemática, nº 14, São Paulo, SBM – 1989. VALENTE, J.AO computador na sociedade do conhecimento. Campinas: NIED/UNICAMP, 1999 | por |
dc.subject.cnpq | Matemática | por |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/4829/2015%20-%20Cassio%20Marins%20Ferreira.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/19416/2015%20-%20Cassio%20Marins%20Ferreira.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/25757/2015%20-%20Cassio%20Marins%20Ferreira.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/32186/2015%20-%20Cassio%20Marins%20Ferreira.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/38552/2015%20-%20Cassio%20Marins%20Ferreira.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/44950/2015%20-%20Cassio%20Marins%20Ferreira.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/51364/2015%20-%20Cassio%20Marins%20Ferreira.pdf.jpg | * |
dc.thumbnail.url | https://tede.ufrrj.br/retrieve/57830/2015%20-%20Cassio%20Marins%20Ferreira.pdf.jpg | * |
dc.originais.uri | https://tede.ufrrj.br/jspui/handle/jspui/1391 | |
dc.originais.provenance | Submitted by Sandra Pereira (srpereira@ufrrj.br) on 2017-01-25T10:55:06Z No. of bitstreams: 1 2015 - Cassio Marins Ferreira.pdf: 2336646 bytes, checksum: ec3b1734c73a206999579144e063ab1f (MD5) | eng |
dc.originais.provenance | Made available in DSpace on 2017-01-25T10:55:06Z (GMT). No. of bitstreams: 1 2015 - Cassio Marins Ferreira.pdf: 2336646 bytes, checksum: ec3b1734c73a206999579144e063ab1f (MD5) Previous issue date: 2015-08-28 | eng |
Appears in Collections: | Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional |
Se for cadastrado no RIMA, poderá receber informações por email.
Se ainda não tem uma conta, cadastre-se aqui!
Files in This Item:
File | Description | Size | Format | |
---|---|---|---|---|
2015 - Cassio Marins Ferreira.pdf | 2015 - Cassio Marins Ferreira | 2.28 MB | Adobe PDF | View/Open |
Items in DSpace are protected by copyright, with all rights reserved, unless otherwise indicated.